Impressão Recarga de cartucho

Porque a impressora acusa falta de tinta mesmo abastecida?

Um problema recorrente na vida das pessoas que possuem uma impressora em casa ou no escritório é o aviso que surge de “falta de tinta” mesmo com o cartucho cheio. Mas, Porque a impressora acusa falta de tinta mesmo abastecida? sendo que você acabou de recarregar seu cartucho de tinta? Continue lendo que explicaremos.

porque-a-impressora-acusa-falta-de-tinta-mesmo-abastecida

A maioria dos cartuchos para impressoras jato de tinta possuem um chip que estima a quantidade de tinta que há dentro do cartucho. À proporção que você imprime, a impressora contabiliza a quantidade de gotas despejadas pela cabeça de impressão; então o chip armazena essa contagem e, assim que certo valor é atingido, a impressora emite o aviso de “cartucho vazio” mesmo havendo tinta no cartucho.

Quando isso acontece você é obrigado a resetar (zerar) o chip ou a realizar a troca por um novo cartucho. Esse é o grande problema: o chip não é programado para saber se ainda há ou não tinta dentro do cartucho, mas sim para avisar a quantidade de tinta já utilizada de acordo com uma contagem.

Existem algumas dicas que você pode seguir para evitar esse pequeno estresse, veja:
1. Utilizar uma impressora que permita ignorar o nível de tinta (como é o caso das impressoras Officejet da HP);
2. Realizar o reset dos seus cartuchos com um aparelho de reset especifico;
3. Investir em uma impressora que faça uso de cartuchos recarregáveis ou um kit bulk ink; equipados com chip auto-resetável (assim, logo que a impressora acusar falta de tinta basta apertar um botão no chip e o mesmo volta a ficar cheio);
4. E o mais difícil, realize você mesmo a contagem – mesmo que imprecisa – assim você saberá em média quanto tempo dura o cartucho, conforme a quantidade de impressões que você faz durante o dia, semana ou mês.

E um fato não muda, isso vai acontecer independente da marca do seu cartucho, sejam eles: Cartuchos de tinta Kodak, Cartuchos de tinta HP, Cartuchos de tinta Epson, entre outros. Por isso para facilitar a sua rotina diária de impressões identifique dentro das dicas citadas qual melhor se adapta ao seu cotidiano e em caso de dúvidas entre em contato conosco!

 
Posts relacionados
Para sobreviver, Kodak abandona a produção de impressoras
Conheça a nova Impressora Epson L6171 Lançamento 2018
Diferença entre impressão off-set e gráfica rápida
2 Comentários
  • 06/10/2016 at 17:50
    Repetir

    Já sei recarregar os cartuchos, mas a Multifuncional HP 3636(modelo novo), não reconhece após o cartucho recarregado, tem outra forma de resetar o cartucho ou só com um aparelho de reset especifico?

     
    • Redação
      07/10/2016 at 13:32
      Repetir

      Bom dia Anderson,
      Infelizmente não é possível realizar o reset neste modelo de Cartucho. Uma alternativa para você, será desinstalar a impressora, e quando fosse instalar novamente, tirar o “bloquear cartucho”. Caso seja cartucho de cliente só vai funcionar na própria impressora.
      Esperamos ter ajudado.
      Equipe Blog Valejet.

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website