Dicas Impressão Principal Produtos

Papel também pode ser vilão na impressão

Olá leitores! Pegando o gancho do assunto passado sobre papel e como evitar que eles travem na impressora, continuaremos a falar sobre esse item tão importante no processo de impressão.

Quando algo sai errado o mais comum é culpar a impressora/fabricante, o cartucho, a tinta de má qualidade ou o técnico que realizou a recarga. Mas e o papel? O papel é tão importante quanto a tinta. Se você tem tinta mas não tem papel (e vice verso), nada será impresso. E é justamente por causa dessa importância do papel que ele acaba sendo também o culpado pelas falhas na impressão.

Possível culpado nº 1: Umidade do papel. Ao retirar o papel da embalagem é como se ele virasse uma esponja, pronta para absorver toda a umidade do ambiente. Por este motivo o recomendável é não deixar o papel na bandeja. Deixe somente a quantidade que será usada no dia e guarde o restante para impedir o contato com a umidade. A umidade gruda uma folha na outra, a impressora puxa 2 ou 3 folhas e acaba travando.

Possível culpado nº2: O tipo de papel. Sabemos que existem variações de qualidade de papel no mercado e isso também influencia na hora de imprimir. Além disso, existe também grande variedade de tamanhos,gramaturas, brilhantes, porosos, reciclado, colorido, etc. Procure investigar se sua impressora aceita tipos variados de papel e configure a impressora para o tipo de papel desejado. Conforme a configuração, a impressora vai se adaptar ao processo de impressão. Lembre-se que dependendo do papel a tinta não irá se fixar.

Possível culpado nº3: Além dos cuidados com a quantidade de papel, é importante seguir as indicações da impressora quanto ao ajuste das réguas da bandeja à largura e comprimento do papel para que ele não seja puxado de maneira torta e emperre e se emperrar, puxe cuidadosamente para não rasgá-lo fazendo que pedaços pequenos piquem presos no interior da impressora dificultando a retirada.

Se mesmo tomando todos os cuidados o papel insistir em emperrar procure a assistência técnica.

Atenção: Jamais abra sua impressora se ela estiver na garantia. ;)

Abraços!

 
Posts relacionados
recarga de cartuchos
Saiba a importância de utilizar acessórios específicos na recarga de cartuchos
Perdi o CD de instalação da minha impressora. E agora?
O que é Energy Star?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website