Dicas Empreendedorismo Sem categoria Sublimação

Papel para Sublimação: Qual o melhor?

papel para sublimação

Utilizar o papel para sublimação mais adequado para esse processo é um fator determinante para se conseguir um produto com maior qualidade. Em razão disso, o profissional que trabalha com sublimação deve buscar todas as informações possíveis sobre o processo de sublimação e sobre o papel que deve ser utilizado.

Um dos fatos mais comuns é confundir o papel para sublimação com o papel transfer, ou ainda encontrar pessoas que dizem conseguir resultados tão bons quanto qualquer outro utilizando o papel sulfite comum.

Para quem trabalha com sublimação ou ainda para quem está procurando entrar nesse ramo de atividades, é essencial sempre buscar o aperfeiçoamento nos resultados de seu trabalho, utilizando os materiais corretos, principalmente escolhendo o papel para sublimação mais adequado para sua atividade, já que o mercado em disponíveis uma grande variedade de papéis, cada um com determinada qualidade, formato e gramatura.

Especificamente para trabalhos de sublimação, o mercado oferece dois tipos de papéis, que oferecem resultados bastante satisfatórios, desde que o profissional leve em conta o tipo de produto que vai personalizar.

É preciso ressaltar que o processo de sublimação não oferece uma receita pronta, como na culinária, mas sim um direcionamento, com um método que deve ser sempre aperfeiçoado pelo profissional.

Vamos ainda lembrar que a sublimação não depende apenas do papel, mas também da impressora, da tinta sublimática utilizada, do papel, da prensa termina (plana ou cilíndrica), da temperatura e do tempo de prensagem.

Papel para sublimação: tipos existentes

Entre os tipos de papéis disponíveis para sublimação, vamos destacar os dois principais:

1.      Papel Sublimático

O papel sublimático, em grande parte dos casos, é evitado pelos profissionais pelo fato de acumular tinta em sua superfície resinada, dependendo do modo de impressão plicado e da imagem impressa.

O melhor papel sublimático é aquele com o verso em cor azul, um produto nacional que oferece excelente qualidade na impressão, não deixando acúmulos de tinta e oferecendo impressão com maior qualidade.

O papel sublimático com verso azul oferece melhores resultados uma vez que o seu lado branco é totalmente resinado, fabricando especificamente para os trabalhos de sublimação. Assim, oferece melhor resistência à absorção da tinta, fazendo com que a transferência do papel para o produto que está sendo trabalhado seja mais rápida e com maior qualidade.

O profissional, no entanto, deve dar especial atenção à forma de armazenamento desse tipo de papel, uma vez que, quando o tempo está mais úmido, principalmente em dias de chuva ou nublado, esse tipo de papel pode dobrar, provocando alguns transtornos na hora de imprimir.

A orientação para o armazenamento correto é a utilização de uma câmara de luz para guardar não apenas o papel para sublimação, mas também qualquer outro tipo de papel utilizado nos trabalhos.

Aplicando a lâmpada acesa dentro de uma câmara fechada, o profissional terá o papel sempre seco o suficiente para seus trabalhos, mantendo a umidade original do papel.

Ainda é preciso destacar que o papel para sublimação apresenta baixa porosidade e, em razão disco também é preciso muito cuidado durante o seu manuseio, não sobrepondo a tinta com algum objeto ou mesmo com as mãos, evitando qualquer borrão na impressão.

Quando o papel for retirado da impressora é preciso, portanto, evitar encostar a mão na parte impressa, deixando-o descansar por alguns minutos antes de continuar o trabalho.

O papel sublimático é o melhor tipo de papel para trabalhos de sublimação, permitindo ao profissional conseguir maior qualidade na maior parte de seus produtos, inclusive cerâmica, tecidos sintéticos, acrílico, alumínio e vidro, entre outros.

2.    Papel Matte Fosco

O papel matte fosco é um tipo de papel bastante utilizado em impressoras jato de tinta, oferecendo, inclusive, melhores resultados nas impressões em preto. O papel para sublimação matte fosco tem um de seus lados resinados, mantendo a tinta na superfície do mesmo e oferecendo maior vivacidade, também em impressão colorida.

Vale lembrar, no entanto, que a resina do papel matte fosco não é específica para trabalhos de sublimação. Embora ele possa manter a tinta na superfície do papel, mesmo assim absorve uma certa quantidade, oferecendo como resultado menor poder de transferência da tinta para o produto que está sendo trabalho.

Claro que o profissional pode conseguir excelentes resultados com o papel matte fosco, principalmente quando trabalha com sublimação em cerâmica, obtendo produtos semelhantes àqueles feitos com papel sublimático.

No entanto, a qualidade da sublimação quando aplicada em materiais como tecidos sintéticos é bastante primária, podendo, inclusive, causar manchas brancas no produto em decorrência de falhas na transferência da tinta do papel para o tecido.

O papel matte fosco pode ser uma alternativa somente quando o profissional estiver trabalhando com canecas, azulejos, pratos e produtos cerâmicos.

Escolhendo papel para sublimação com qualidade

sublimação

Se você trabalha com sublimação, portanto, escolha corretamente o tipo de papel para sublimação que vai usar em cada trabalho, dando especial atenção ao produto final, ou seja, se vai trabalhar com cerâmica, utilize o papel matte fosco e, se vai trabalhar com outros tipos de materiais, utilize o papel sublimático.

O profissional pode trabalhar também com outros tipos de papéis que não os mencionados anteriormente, porém a qualidade final estará comprometida, principalmente com relação à vivacidade das cores.

Papel para sublimação na Valejet.com

impressão na valejet

Recomendamos que você invista em produtos de qualidade quando estiver trabalhando com sublimação. Nós, da Valejet.com, disponibilizamos papel para sublimação da melhor qualidade, oferecendo os melhores resultados para seu trabalho.

Além disso, você vai contar com a garantia Valejet.com, já bastante reconhecida pelos nossos clientes, o que nos torna um dos principais fornecedores de materiais para sublimação no mercado.

 
Posts relacionados
impressoras
Melhores Impressoras A3
segurança em compras online
Dicas para comprar pela internet com segurança
a-importancia-de-carimbos-em-uma-empresa
A Importância de Carimbos em uma Empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website