Como usar Dicas Sublimação

Os 5 maiores problemas na Sublimação: Causas e Soluções

problemas-na-sublimacao

Com um mercado em crise abrir seu próprio negócio tem se tornado a solução para milhões de brasileiros. E o mercado da Sublimação tem atraído muitas pessoas que desejam sair da mesmice; porém se você é leigo no ramo Sublimático, mas ainda assim quer investir nesse meio, há alguns problemas na sublimação que aparecem comumente aos que usam esse processo. Cada um deles pode ser evitado com um conhecimento adequado. Mas lembre-se: mesmo que você coloque em prática as dicas e procedimentos para diminuí-los, os problemas surgirão. E a recomendação é que você aprenda com eles, e obtenha mais conhecimento e sucesso nas produções seguintes. Abaixo listamos os 5 maiores problemas na Sublimação, suas causas, soluções e dicas. Acompanhe!

Problema 1 – Ressublimação ou Efeito Fantasma

maquina-de-estampar-camisetas-prensa-termica-de-sublimacao-e-transfer-plana-40x60
Um dos principais Problemas na Sublimação é o famoso Efeito Fantasma, ao colocar o Papel para Sublimação na Prensa Térmica deve haver uma sintonia perfeita entre os dois; já que devido o ambiente estar todo quente é criado este efeito fantasma na sublimação, isto é, a sublimação vai ficar desfocada, com uma sombra ao longo (ou além) das bordas das imagens.
Como evitá-lo?
Este efeito é reduzido ao se utilizar papéis para tecidos, popularmente conhecidos como “papel de fundo azul”, um Papel Tratado para Sublimação. A utilização do Papel Sublimático correto fará toda a diferença nos seus trabalhos.
Além disso é essencial fazer o ajuste correto entre o papel transfer e o substrato. Recomenda-se o uso de fita térmica para sublimação, para assegurar a transferência do produto.

Dica importante: Tenha cuidado para não aplicar a fita em toda a área da imagem, pois isso pode prejudicar a qualidade da imagem. Use apenas uma quantidade mínima de fita, já que você vai precisar remover rapidamente os substratos após a prensagem.

Problema 2 – Impressora para Sublimação
impressora-para-sublimacao-epson-bulk-ink

É fato que não são todas as impressoras ideais para trabalhar na Sublimação e não adianta você querer fazer isso com uma Impressora Jato de Tinta comum, será apenas mais um problema para você.

Então aí vai a dica: Impressora para Sublimação são as Impressoras jato de tinta da Epson – dê preferência para as impressoras com Bulk Ink. O que possibilita o bom entendimento entre esse modelo de Impressora e a Tinta Sublimatica é pelo tipo de cabeça de impressão diferenciado que a Epson insere em seus equipamentos. Lembrando que as Impressoras Epson Bulk Ink não são para Sublimação de fábrica, é necessário adaptação, para isso, é importante conhecimento técnico e auxilio de um profissional, desde o manuseio no Bulk Ink com Tintas Sublimaticas, que requerem mais cuidado devido à sua densidade que pode causar entupimentos.

Problema 3 – Estampa Apagada

estampa-apagada-na-sublimacao
Esse é um erro bastante comum, e ele ocorre devido a falta de regulagem na prensa térmica; isso acontece seja por falta de experiência do usuário ou até mesmo por defeito do equipamento.
Se notar que após a impressão a imagem saiu meio apagada, sem cores, pode ser falta de pressão na Prensa Térmica.
Como resolver?
Regule a Prensa Térmica e deixe-a cada vez mais forte – faça testes de prensagem – caso identifique que o problema ainda persiste, verifique a temperatura do equipamento; lembre-se que a Tinta Sublimática só tem ação quando sua temperatura está em 200º graus ou mais e que seu tempo médio de ação gira em torna de 15 segundos, podendo variar de material para material.

Detalhe Importante: Se depois de todos esses ajustes você percebeu que a impressão no Papel Sublimático está com qualidade, mas essa qualidade não é a mesma ao ser transferida para a prensa. O problema pode estar no controlador de temperatura de sua Máquina de Estampar, que não marca de maneira correta, ou a Resistência de sua prensa pode estar queimada. Nesse caso sugerimos que você procure um técnico especializado para fazer o reparo.

Problema 4 – Imagem Espelhada

imagem-espelhada-sublimacao

Para trabalhar na sublimação você deverá espelhar a imagem; não sabe do que se trata? Acompanhe!
Imagine que você está dentro de um carro com o vidro embaçado e quer passar uma informação para quem está do lado de fora, imaginou? Então, o que você deve fazer é escrever de trás para frente.
E isso deve ocorrer na hora de imprimir para sublimação; fazendo isso você evita problemas posteriores com imagens “ao contrário”

Dica: Vá até o painel de controle do seu computador e acesse as configurações de impressão e já deixe como padrão “espelhar imagem” ou se preferir realize essa mudança a cada impressão; e não se esqueça de imprimir em qualidade foto ou foto de alta qualidade.

Problema 5 – Tecido errado

alogdao-poliester-o-melhor-para-sublimacao

Se você regulou bem a sua Prensa, escolheu corretamente a impressora e seus respectivos insumos (Papel Sublimático, Tinta Sublimática, Fita Térmica para Sublimação) mas na hora de estampar sua imagem saiu fraca na camiseta, o problema pode estar no material da peça. Como assim?
A Sublimação somente deve ocorrer em materiais acima de 90% poliéster, caso você perceba que está estampando em tecidos de algodão sua imagem não sairá perfeita nunca.

Dica: Quer qualidade de impressão? Utilize tecidos 100% poliéster ou materiais resinados.
Por fim saiba que trabalhar com sublimação exige treinamento, foco, tempo e paciência para que você atinja a excelência nos resultados de reprodução das imagens.

 
Posts relacionados
como-desentupir-cartucho-de-tinta
Como desentupir Cartucho de Tinta em casa
dicas para economizar
Dicas para Economizar no Escritório
11 anos de ValeJet
52 Comentários
  • jofer
    04/04/2018 at 21:37
    Repetir

    boa noite.
    estou com um serio problema.
    vendo fotos para túmulos , porcelanas oval em sublimação. porem estão desbotando com o sol em questão de menos de um ano. qual a solução pra este problema. aguardo ajuda ansiosamente. grato

     
    • Bianca Robert
      05/04/2018 at 18:07
      Repetir

      Jofer, nestas condições é praticamente impossível impedir que a estampa não tenha contato com a luz solar, o que fará que ela vá desbotando naturalmente com o tempo.
      Talvez seja interessante ver a possibilidade de acrescentar alguma película após a porcelana ser estampada afim de inibir a exposição ao sol.

       
  • Sergio Ricardo
    28/03/2018 at 17:03
    Repetir

    Boa tarde amigo , minha sublimação ta saindo em volta da arte um amarelado, antes não saia , Tipo que ta queimado , troquei de tinta a pouco tempo , , mais ja usei ela um tempo atraz e saia normal fiz um teste aki so com o papel sem nada e coloquei no pano e estampai sem arte pra ver se queimava , e não queimou , depois fiz com um quadrado estampado colorido e em volta dele sai um amarelado, não sei pq

     
    • Bianca Robert
      03/04/2018 at 16:54
      Repetir

      Boa tarde Sergio, tudo bem com você?
      Um dos problemas que causam este efeito “queimado” que você descreve como amarelado é referente a sujeiras na área da prensagem, experimente limpar com um pano seco a área de prensagem ou utilizar algum teflon para proteger o contato da estampa com a máquina, isto ocorre geralmente por que fica resíduos de tinta na prensa e isso quando aquece volta ao papel ou ao substrato (camisa, canecas…), manchando a superfície.
      Experimente usar nossas tintas sublimáticas que são homologadas.

       
  • fabio
    24/03/2018 at 18:02
    Repetir

    boa tarde.. estou com um problema. comprei minha maquina a pouco tempo.. ela e 8×1 e iniciei com as canecas.. mais elas saem todas listradas tipo falhadas e muito fraca.. poderiam me ajudar

     
  • Simar
    19/03/2018 at 19:59
    Repetir

    Ola td bem? Trablho c9m chinelos e estou com um problema. Na hora de prensar em alguns pares da diferença de um pe para outro. Um sai com as cores mais vivas e o outros com as cores mais apagadas, sempre uso a prensa a 150g e 22 segundos. O que devo fazer p corrigir isso?

     
  • léo otto
    15/03/2018 at 18:14
    Repetir

    qual a melhor tinta para sublimar, estou tendo problemas com as cores, elas estão saindo sem vida, meio desbotadas, gostaria de uma indicação de uma tinta top. obg

     
    • Bianca Robert
      21/03/2018 at 19:22
      Repetir

      Boa tarde Léo, tudo bem com você?
      Nos recomendamos nossas Tintas para Sublimação, as mesmas são homologadas e com qualidade comprovada por nossos consumidores.
      Segue link para que você possa escolher a Tinta de acordo com o modelo da sua Impressora: https://www.valejet.com/tintas/sublima?PS=16
      Com as nossas tintas você irá obter os resultados que espera com cores ainda mais vivas e ainda fornecemos o perfil de cores de todas nossas Tintas para Sublimação.
      Abraços!

       
  • Fabiana
    14/03/2018 at 13:06
    Repetir

    Ola, recentemente comprei uma epson WF-7110 serie porem nao estou satisfeita com a qualidade da impresao, toda vez que faco uma impresao fica muita clara, fosca talvez mais nao fica uma imagem com a cor viva msmo que o tecido que comprei tenha sido 100% poliester os resultado nao foram bons… fiz uma lavagem para certificar que nao ia desbotar e fiquei decpcionada porque percebir que desbotou um pouco. Fiz a estampa com ferro de passar pq ainda estou esperando minha maquina chegar… nao sei se a qualidade da impresao da estampa com ferro de passar possa ter influenciado neste pequeno desbotamento. Mas em fim o que quero resolver e o problema na qualida que sai no papel . Quero saber se essa impresora pode ser substituida pela tinta Pigmentada ou se ela so e compativel com a tinta sublimatica?

     
    • Bianca Robert
      14/03/2018 at 20:08
      Repetir

      Boa tarde Fabiana, tudo bem com você?
      Neste caso, só poderemos te passar uma resposta efetiva quando o processo de estamparia feito por você ser o correto, utilizando os equipamentos correspondentes para a Sublimação, no caso a Máquina de Estampar.
      O resultado da estampa feito no ferro de passar não é bom justamente por o mesmo não possuir uma área de aquecimento uniforme igual ao da Máquinas de Estampar, desta forma, ele não aquece igualmente, além de não oferecer o tempo, pressão e temperatura específicos para cada tipo de substrato.
      Acreditamos que você também só possa ter uma resposta após corrigir este ponto.
      Agradecemos seu contato,
      Atenciosamente,
      Blog Valejet.

       
  • dirci
    08/03/2018 at 22:09
    Repetir

    Quero estampar camiseta em algodão preta, usei o transfer para tecido escuro com a tinta sublimática, mas depois da 2 ª lavagem a camiseta desbotou. A tinta sublimática não se aplica ao transfer? Obrigada!

     
    • Bianca Robert
      12/03/2018 at 17:32
      Repetir

      Boa tarde Dirci, tudo bem com você?
      Para realizar o processo de Transfer em Tecido de algodão é necessário a utilização da TINTA PIGMENTADA e o Papel Transfer jato de Tinta.
      Qual o modelo da sua Impressora? Podemos enviar o link para você comprar a Tinta correspondente da sua Impressora.
      Este é o papel que você deverá utilizar: https://www.valejet.com/sublimacao/papel-para-sublimacao-e-transfer/papel-transfer-jato-de-tinta/

      Respondendo a sua pergunta, a Tinta Sublimática não se aplica ao Transfer devido o tipo de papel utilizado neste processo.
      Atenciosamente,
      Blog Valejet.

       
  • maria t tozoni
    08/02/2018 at 19:47
    Repetir

    camiseta preta fica com a marca da prença que devo fazer tecido poliester

     
    • Bianca Robert
      19/02/2018 at 18:17
      Repetir

      Boa tarde Maria, tudo bem?
      Camisetas de cores pretas ou escuras não são destinadas à Sublimação.

       
  • Beatriz Gama
    05/02/2018 at 15:03
    Repetir

    Boa tarde! Fiz duas sublimações em canecas de porcelana e estão saindo escuras. Se puder me ajudar, agradeço!

     
  • joao ferreira junior
    30/01/2018 at 20:05
    Repetir

    BOA TARDE, quero trabalhar com malha fria, minhas estampas são de rock preciso que o tecido seja escuro, qual a melhor forma de estampar esta malha?

     
    • Bianca Robert
      01/02/2018 at 19:26
      Repetir

      Olá João tudo bem?
      Pode utilizar o papel OBM, ou terá que optar pelo processo de transfer, já que a Sublimação só é aplicado em tecidos claros e sintéticos.

       
  • joao ferreira junior
    30/01/2018 at 20:03
    Repetir

    BOA TARDE, quero trabalhar com malha fria, minhas estampas são de rock preciso que o texcido seja escuro, qual a melhor forma de estampar esta malha?

     
  • Jane
    29/01/2018 at 21:46
    Repetir

    Boa noite
    Estou com problemas na sublimação em canecas. Já tentei de tudo mais fica fosca a parte de baixo da arte. Estou já achando q o problema é a prensa. O que vc acha poderia me dar alguma fica???

     
    • Bianca Robert
      01/02/2018 at 19:27
      Repetir

      Boa tarde Jane,
      Recomendo verificar a qualidade da resistência da sua Prensa de Caneca, que provavelmente pode estar desregulada não oferecendo o aquecimento uniforme por toda a caneca.

       
  • Vanessa Sottili
    21/01/2018 at 16:17
    Repetir

    Boa tarde.quando vou estampar alguma coisa,principalmente textos, na cor preta, percebobque descem umas linhas pretas das letras,como se a tinta tivesse escorrido no final das letras.como posso resolver isso? Obrigada

     
  • EDuardo
    18/01/2018 at 21:35
    Repetir

    Boa noite… a minha sublimação quase ficou boa… a imagem não borrou nem nada, porém a camiseta ficou “marcada” no tamanho do papel sublimático que coloquei… mesmo que não tivesse nada impresso nesse papel, aparecia essa borda na camiseta! O que devo fazer, por favor?

     
    • Bianca Robert
      19/01/2018 at 18:49
      Repetir

      Boa tarde Eduardo,
      provavelmente a área de prensagem da sua prensa está com “restos” de outras estampas, recomendo a limpeza, ou utilizar uma manta protetora para evitar a passagem destas marcas.

      Abraços!

       
  • Adriana brito
    07/01/2018 at 01:33
    Repetir

    Eu,comecei agora pouco e estou com dificuldades em impressão em camisas escuras e nas infantis algumas estão saindo com fundo verde ,as vezes ate as brancas grandes ficam com as fotos como se tivessem queimadas.você pode me ajudar

     
    • Bianca Robert
      08/01/2018 at 15:06
      Repetir

      Bom dia Adriana, tudo bem?
      A Sublimação é uma técnica de estamparia que se restringe à tecidos brancos ou alguns tons mais claros e poliéster. Em camisas escuras você não conseguir o resultado desejado, neste caso, necessitando de OBM ou realizando outra técnica.
      Abraços.

       
  • Keila
    18/12/2017 at 02:30
    Repetir

    Olá estou começando agora no ramo de sublimação gostaria de saber o porquê q a minha estampa aparece umas manchinhas brancas uso tecido 100% poliéster e teflon na parte de cima e na parte de baixo tbm
    Keila

     
  • Bruno Bandeira
    16/12/2017 at 22:46
    Repetir

    Boa noite! Fiz alguns transfer em helanca colegial, tinta inktec e papel da Bright, na hora o transfer ficou bom, mas no outro dia eles ficaram foscos e opacos, o que aconteceu ?

     
  • Jessica Crocco
    14/12/2017 at 12:50
    Repetir

    Minha maquina quebrou uma peça, troquei e quando fui sublimar pela primeira vez a camiseta derreteu. Onde a prensa pegou, abriram dois buracos no tecido, a imagem queimou, o papel queimou… Especificações: 100% poliester, 30 segundos e 200 graus.
    Existe a possibilidade da troca da peça danificada ter desregulado o senso de calor?

     
  • Alessandra
    28/11/2017 at 15:06
    Repetir

    Eu estampo camisetas ,uso 100%poliester ,so q reparei em uma coisa q estaacontecendo ,depois de umas 5 lavadas em volta da estampa ,na laterAL DA CAMISETA ESTAO FICANDO AMARELADAS ,NAO É NAO ESTAMPA ,POIS A ESTAMPA CONTINUA PERFEITA É SOMENTE NAS LATERIAIS E EM BAIXO O Q SERA Q ESTA ACONTECENDO ,USOO A MINHA PRENSA 200 GRAUS E 30 SEG..PODERIA ME AJUDAR?

     
    • Bianca Robert
      29/11/2017 at 13:37
      Repetir

      Olá Alessandra, tudo bem?
      Se o problema não é na estampa, verifique a qualidade do tecido que está utilizando e a qualidade dos demais insumos. Se a estampa não está desbotando junto com as manchas, o problema pode estar na lavagem ou algum fator externo.

      Abraços!

       
  • Natanael
    23/11/2017 at 19:14
    Repetir

    Estou com uma impressora nova e as impressões saem muito clara. Já instalei perfil e não consigo ter qualidade na impressão. Já fiz a despressurização, acredito que seja alguma configuração.

     
    • Bianca Robert
      27/11/2017 at 11:46
      Repetir

      Bom dia Natanael, tudo bem?
      No momento de imprimir, tente configurar para imprimir em alta qualidade, talvez possa estar imprimindo em modo rascunho, desta forma há economia na tonalidade das cores.

       
  • Evandro
    23/11/2017 at 14:01
    Repetir

    Olá, gostaria de saber porque quando faço sublimação em chinelos, com um determinado tempo ela começa a apagar e ficar borrado a imagem. ??

     
    • Bianca Robert
      27/11/2017 at 11:48
      Repetir

      Evandro, bom dia, tudo bem?
      O que você se refere que começa a apagar? A estampa no chinelo?
      Caso seja, isso é comum, pois se trata de um foto produto que terá uso constante pelo consumidor.
      Agora, se as cores começam a apagar sem estar sendo utilizado, nota-se que o substrato do chinelo tem menos absorção da tinta. Ou ainda pode ser pela qualidade da Resina aplicada sobre o chinelo. Verifique estes pontos.

       
  • Petersom
    18/11/2017 at 18:45
    Repetir

    Minhas fotos no azulejo ficao amarelada e fica maioria da tinta no papel do que no azulejo o que seria

     
    • Bianca Robert
      20/11/2017 at 19:42
      Repetir

      Olá Peterson,
      em situações assim, é necessário alterar o tempo de pressão ou a temperatura. Faça testes até encontrar um tempo e temperatura ideal para este tipo de transferência. Isto é comum acontecer por conta do material do azulejo que costuma ser mais grosso do que substratos normais como o poliéster.

       
  • Alan
    09/11/2017 at 15:13
    Repetir

    Boa tarde..em camiseta viscose fica sempre a marca da prensa..tem alguma técnica ou produto.e que na verdade eu aplico strass..e toda peça em viscose fica essa marca..

     
  • Rose
    23/10/2017 at 14:46
    Repetir

    Bom dia! Estou estampando camisas infantis e algumas delas ficam com uma marca amarela na parte da costura. Gostaria de saber se sabe o que é e como resolvo isso. Desde já obrigada

     
  • Marilia
    19/09/2017 at 20:41
    Repetir

    Boa tarde.quando vou estampar alguma coisa,principalmente textos, na cor preta, percebobque descem umas linhas pretas das letras,como se a tinta tivesse escorrido no final das letras.como posso resolver isso? Obrigado.

     
  • Israel Santos Correa
    07/09/2017 at 22:24
    Repetir

    Eu estou iniciando êsse tipo de serviço.Eu fui sublimar hoje minha primeira camiseta ; e coloquei em 200 graus e 30 segundos . Eu sublimei 2 camisetas que até que ficou quase boa ; se não fosse alguns pontos com as cores bem mais claras.Não seria manchas ; mais alguns pontos a cor está mais claras ; tipo meio apagado. Será que é p colocar mais um pouco de pressão ; como vc disse acima ? Eu agradeço o seu breve retorno. Eu ja estraguei 02 caisetas Raglan.Abs .

     
    • Bianca Robert
      11/09/2017 at 12:20
      Repetir

      Olá Israel,
      neste caso sugerimos que faça o teste aumentando a regulagem da prensa, como também a temperatura do equipamento.
      É fundamental para iniciantes, mesmo tendo temperaturas padrões para determinados tipos de trabalhos, realizar o teste em cada equipamento, assim encontrando as configurações ideais para o seu trabalho.
      Abraços.

       
  • Gabriella Zancan
    28/08/2017 at 13:26
    Repetir

    Bom dia,fizemos estampas em 5 camisetas, com mesma temperatura,tempo e regulagem,algumas sairam fortes e outras fracas ,oq pode ser?

     
    • Bianca Robert
      11/09/2017 at 12:16
      Repetir

      Olá Gabriella,
      Verifique a qualidade da tinta e o modo de impressão, lembrando que para sublimação é importante imprimir em alta qualidade, isto é feito nos ajustes de impressões.

       
  • Rildo
    02/06/2017 at 12:48
    Repetir

    Bom dia! Quando faço estampa na camiseta preta fica a marca da prensa (não é tinta). É a marca da prensa mesmo. Como faço para resolver isso?????

     
  • Natsuel
    25/05/2017 at 20:51
    Repetir

    Amigo estou prensando em 200 graus uns 20 segundos em tecido 100% poliéster, mas o tecido esta encolhendo muito, o pode ser? sera que é o tecido que e ruim ou e outro problema, esta acontecendo mesmo colocando teflon por cima da camiseta para prensar

     
    • Redação Blog Valejet
      26/05/2017 at 19:29
      Repetir

      Boa tarde!

      Neste caso, realmente terá que fazer testes;
      Experimente:
      Temperatura para sublimar: 210ºC
      Pressão: 100 libras
      Tempo: 20 à 22 segundos.

      porém verifique sempre a qualidade dos insumos utilizados, a tinta, o papel, o tecido…

      Abraços!!

       
  • Natsuel
    18/05/2017 at 16:37
    Repetir

    Ola amigo, estou tendo um problema e não consigo arrumar, esta fica muito a marca co papal na camiseta, fica a marca do papel como uma quina quadrada, ja tentei da uma passada mais ainda fica, o que devo fazer para diminuir essa marca?

     
    • Redação Blog Valejet
      18/05/2017 at 21:03
      Repetir

      Boa tarde Natsuel,
      o que pode estar causando a mancha, pode ser que a superfície da Prensa esteja suja, e isto pode sujar o papel e consequentemente o tecido. Lembre-se de ter cuidado ao manusear o papel, pois é sensível e pode manchar facilmente.
      Agradecemos o contato.

       
  • Mirian
    25/04/2017 at 19:30
    Repetir

    Prezados, A qualidade da tinta de sublimação pode ser responsavél por não realizar a transferencia da imagem para o tecido? Pois estou utilizando papel sublimatico com a tinta sublimatica e mesmo assim nao consigo realizar a transferencia.
    Ja cheguei a pensar que pode ser a qualidade da tinta ou da folha.

     
    • Redação Blog Valejet
      25/04/2017 at 20:53
      Repetir

      Olá Mirian, tudo bem?
      A qualidade da tinta pode interferir, assim como também o tempo que você está utilizando que pode não ser suficiente, ou a pressão da prensa. Tente regular estes dois pontos, pode funcionar!

       
  • Cleidiana Brito
    12/03/2017 at 19:53
    Repetir

    Olá, eu estou fazendo tudo isso que você falou acima, mas a imagem não passa de jeito nenhum para a camisa, estou usando 100% poliester. Já tentei várias vezes, mas até agora não deu certo. Se puder me ajudar, agradeço!

     
    • admin
      14/03/2017 at 20:14
      Repetir

      Olá Cleidiana,
      Já se certificou que realmente está utilizando a Tinta Sublimática para a impressão da sua estampa? Pode ser também alguma falta de ajuste na pressão ou tempo da sua prensa, verifique estas alternativas.
      Agradecemos o contato!

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website