Casa e decoração Como usar Especial Matérias

O que são Placas de Sinalização e para que servem?

Placas de sinalização são equipamentos e elementos utilizados para facilitar a comunicação visual, indicando setores, salas, cuidados com segurança, entradas e saídas de emergência, etc., contribuindo para direcionar as pessoas e orienta-las em situações de emergência.
Um dos bons exemplos de placas de sinalização são as indicativas de salas comerciais, informando nomes de empresas, setores dentro de uma organização ou de profissionais que prestam serviço, embora as placas mais comuns possam ser encontradas em qualquer ambiente por onde circula um maior número de pessoas.
Com maior movimento de pessoas houve também a necessidade de implantar essas placas de sinalização, antes comuns apenas no trânsito, padronizando-as de tal forma que possam ser facilmente identificadas através de figuras e de letreiros informativos.
Hoje, as placas de sinalização podem ser vistas em todos os estabelecimentos comerciais, como escritórios, lojas, hospitais, bares e restaurantes, entre outros, sendo indicativos de saídas de emergência no caso de necessidade, de localização de extintores de incêndio, de escadas e elevadores, sendo, algumas delas obrigatórias em edifícios e espaços comerciais por onde haja maior circulação de pessoas. Saiba mais sobre as Placas de Sinalização e para que servem em nossa matéria especial.

o-que-sao-placas-de-sinalizacao-e-para-que-servem-2
Usos comuns de placas de sinalização

Um dos exemplos mais práticos de utilização das placas de sinalização estão nos shoppings e supermercados. Numa primeira visita a qualquer estabelecimento desse tipo, o cliente pode ficar um tanto perdido, não sabendo onde ficam escadas rolantes, elevadores ou sanitários. Com as placas de sinalização, basta seguir a indicação e encontrar qualquer local.
Os estabelecimentos que oferecem Wi-Fi se utilizam hoje das placas de sinalização para oferecer um serviço a mais aos seus clientes e, conforme o tipo de necessidade, sempre novas placas vão sendo criadas e padronizadas. Dessa forma, as pessoas se acostumam com uma imagem, sabendo exatamente o que ela está indicando.
Até mesmo em nossa residência podemos usar placas de sinalização, como no caso de uma garagem, informando que ali em frente não se pode estacionar. Além disso, em muitas cidades é obrigação dos moradores informar a presença de cães, alertando as pessoas sobre os riscos que corre.
Outra necessidade de placas de sinalização em residências e condomínios são aquelas informando sobre a existência de uma cerca elétrica ou de um sistema de monitoramento por CFTV. Além de alertar as pessoas, essas placas evitam acidentes que, em alguns casos, podem ser fatais.

o-que-sao-placas-de-sinalizacao-e-para-que-servem-3
Usando corretamente as placas de sinalização

A padronização das placas de sinalização é feita pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que é o órgão responsável por padronização de sinais e de regras específicas para cada tipo de produto ou serviço oferecido em massa. Com essa padronização, todos podem entender o significado de uma placa assim que a vê.
Para usar corretamente as placas de sinalização também é preciso seguir a orientação da ABNT, colocando-as em locais mais movimentados e à vista das pessoas, devendo ficar na altura dos olhos para ajudar na visualização. Além disso, em determinados casos, as placas precisam ter uma dimensão também padronizada.
Nas empresas, por exemplo, as placas de sinalização de segurança são obrigatórias para manter os empregados informados sobre qualquer tipo de risco, e não importa o tamanho da empresa ou quantidade de empregados: desde que haja pelo menos uma pessoa trabalhando, as placas de sinalização são exigidas por lei.
Usadas como sinalização de segurança, na maior parte das vezes, as placas de sinalização servem para orientar e informar as pessoas sobre a melhor forma de agir diante de uma situação inesperada e desconhecida, para informar setores ou rotas de fuga ou para onde ir em caso de princípio de incêndio ou de qualquer acontecimento fora dos padrões.
Numa empresa comercial, dessa forma, as placas de sinalização servem não apenas para orientar os empregados, mas também os clientes sobre informações importantes acerca do local, do setor ou do ambiente.
Vamos imaginar, como exemplo, que uma pessoa está entrando numa empresa desconhecida pela primeira vez, sendo informado na portaria ou na recepção de que deve ir até um determinado setor. Havendo necessidade, você poderá ser encaminhado para outros setores, resolvendo sua situação ou suas necessidades.
Quando se trata de uma empresa, é necessário saber, entre outras coisas, que tipos de equipamentos de proteção individual são obrigatórios num determinado local e isso é informado pelas placas de sinalização instaladas na entrada de qualquer setor ou departamento.

o-que-sao-placas-de-sinalizacao-e-para-que-servem-4
Placas de sinalização no caso de acidentes

Dentro ainda dessa situação, a pessoa na empresa pode estar andando no almoxarifado ou próximo dele e ouvir um apito, percebendo que no local existe o trânsito de empilhadeiras. Aí, as placas de sinalização são feitas de forma diferente: além das placas informando o movimento desse tipo de equipamento, é preciso verificar nas linhas traçadas no chão para saber por onde andam as empilhadeiras, evitando acidentes.
Como rota de fuga, as placas de sinalização atendem diferentes situações, podendo informar o melhor caminho e o mais rápido para escapar no caso de um incêndio ou de qualquer tipo de risco.
Outra forma de placas de sinalização que evitam acidentes são aquelas colocadas sobre piso molhado em estabelecimentos comerciais, shoppings e hospitais. Nesses locais, a higiene é fundamental, para evitar riscos de infecções e a melhor forma é fazendo a higienização periodicamente em cada espaço do piso. As placas de identificação, nesse caso, servem para indicar que, naquele espaço é preciso ter cuidado para não escorregar.
Como é possível perceber, estamos rodeados permanentemente pelas placas de sinalização. Elas evitam riscos, informam direções, nos fornecem indicações e ajudam em nossa segurança, desde uma empresa com suas placas de alerta até lojas comerciais, com sinalização de rotas de saída e de fuga, sem esquecer as placas de trânsito, que nos asseguram melhor movimentação, ou de avisos em caminhões que transportam cargas perigosas.

onde-comprar-placas-de-sinalizaçãoo-que-sao-placas-de-sinalizacao-e-para-que-servem-2

Onde comprar placas de sinalização

Na Valejet.com você pode encontrar inúmeros modelos de placas de sinalização, tanto para sua residência quanto para seu estabelecimento comercial ou industrial. Nossas placas seguem os padrões determinados pela ABNT, atendendo a legislação de segurança e podem ser adquiridas com preços bastante competitivos, em material durável e resistente. A Sinalize é a marca referência no segmento e está no mercado desde 1997, sendo pioneira e líder em “Placas Encarteladas”. Acesse nosso site e, se você não encontrar as placas de sinalização que procura, entre em contato conosco: nossa equipe está sempre pronta para atender suas necessidades.

 
Posts relacionados
gramatura do papel
Como Identificar a Gramatura do Papel
estampas de camisetas
Estampas de camisetas: Onde baixar grátis?
Água limpa para seu animal de estimação.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website