Dicas Informática Tecnologia

O que fazer quando o carregador do notebook não funciona?

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona

Qualquer equipamento eletrônico pode apresentar falha e, como não podia deixar de ser, o Carregador, que também pode ser chamado de fonte do notebook pode queimar e precisar ser substituída.
São diversos os problemas que podem deixar o seu notebook sem carregar quando ligado na fonte. Os problemas geralmente estão na bateria, em algum mau contato ou mesmo no próprio carregador de notebook.
Se o seu notebook deixar de ser carregado ou não funciona, é preciso verificar se a fonte queimou ou se existe qualquer outro tipo de problema. Em nossa matéria especial, você vai aprender sobre como verificar se a fonte do notebook queimou ou se existe qualquer outro tipo de avaria que não permite o carregamento do seu equipamento e o que fazer quando o carregador de notebook não funciona. Acompanhe!

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona-2

Motivos porque o carregador de notebook pode queimar

Uma das principais causas para a fonte do notebook queimar é o superaquecimento. É o que mais acontece, embora muitas pessoas se esqueçam desse detalhe. Mas também existem algumas outras causas para esse defeito. Veja, a seguir, os principais motivos, analisando se isso pode ou não ter ocorrido com o seu equipamento:

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona-3

1. Fonte do notebook sobre a cama ou embaixo de algum cobertor

Um dos principais motivos é usar o notebook na cama e deixar sobre as cobertas ou mesmo por baixo delas. O superaquecimento, como já dissemos, é o principal motivo para queimar a fonte do notebook e, portanto, evite deixa-lo nessa condição.

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona-4

2. DC Jack provocando curto ou avariado

Você pode pensar que a fonte está com problema e ficar mexendo no pino, tentando fazê-lo funcionar. Esse é um grande erro. Se você desconfia que o DC Jack está estragado, procure uma assistência técnica para consertar o problema. Senão, é bem possível que você acabe tendo mais prejuízo.
Algumas marcas de notebook apresentam esse defeito: o DC Jack tem algum problema e começa a aquecer a fonte do notebook até queima-la. O usuário compra outra fonte, que acaba também queimando. Aí, entra no esquema de voltar na loja, solicitar a garantia e continuar queimando fontes.
Se o defeito está no DC Jack, é melhor procurar um técnico, pedir para abrir o notebook e verificar se existe algum defeito nessa pecinha. Aliás, é uma peça que custa baratinho, entre 10 e 30 reais dependendo da região, sem contar a mão de obra. Se o defeito estiver ali, você não vai mais queimar o carregador do notebook.

3. Queda do aparelho

Evite deixar cair o seu notebook. A queda está entre os motivos mais frequentes para a queima do carregador do notebook. Mesmo que o equipamento não apresente qualquer problema depois da queda, pode ocorrer de algumas peças se soltarem e, com o tempo, começarem a se aquecer em virtude de danos nos componentes eletrônicos.
A fonte do notebook (carregador), de preferência, deve ficar no chão, tomando o cuidado para não deixar o fio esticado, evitando que alguém possa tropeçar e estragar algum componente, como o cabo de força, o plug ou o DC Jack plugado no notebook.
Além disso, tome também cuidado para não deixar o cabo de força muito torcido, evitando que ele se quebre.

4. Fonte diferente da especificada pelo fabricante

Um dos problemas que também pode ocorrer é você não comprar uma fonte específica para a marca do seu notebook. Mesmo sendo uma fonte genérica, é necessário que ela tenha as especificações do fabricante.
Assim, por exemplo, se a marca do seu notebook pede uma fonte de 19v e 3,42a, e você compra uma fonte de 19v e 2,1a, a fonte vai se aquecer mais rapidamente e, fatalmente, vai acabar queimando.
A queima do carregador de notebook não especificada pode até demorar um pouco mais, mas vai acontecer, principalmente dependendo das condições externas. Além desse fato, pode acontecer de não carregar a bateria devidamente, prejudicando sua atividade pessoal ou profissional.
Antes de comprar o carregador de notebook, verifique as especificações de fábrica e, mesmo que você pague um pouco mais, procure aquela que atenda às necessidades do seu aparelho.

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona-5

Como saber se o carregador do notebook queimou

Para fazer a verificação se o carregador do notebook realmente queimou, você pode fazer alguns testes, como esses que vamos apresentar a seguir:
Verifique visualmente se o carregador do notebook apresenta qualquer defeito físico, tanto na caixa quanto nos conectores ou nos cabos;
Verifique se a temperatura do carregador do notebook está aquecendo mais do que o normal, como, entre outros, o fato de você estar exigindo demais do sistema, falta de pasta térmica, especificações diferentes daquelas exigidas pelo fabricante;
• Verifique se o carregador do notebook apresenta as mesmas características exigidas pelo fabricante;
• Faça um teste da fonte do notebook com outro cabo de força para ver se o defeito não está no cabo;
Verifique o pino interno para ver se a agulha não está quebrada.

Se você conseguir identificar através desses testes, constatando que a fonte do notebook está realmente queimada, não há outra solução: está na hora de comprar outra.

o-que-fazer-quando-o-carregador-do-notebook-nao-funciona-6

Onde comprar carregador de notebook?

Se o carregador do notebook está queimado, não perca seu tempo. Na Valejet.com você vai encontrar a fonte para notebook dentro das especificações do fabricante, com as melhores condições de pagamento.
Tanto originais quanto genéricas, nós oferecemos os carregadores com a maior qualidade do mercado, preços competitivos e a melhor qualidade do mercado. Comprar na Valejet é confiável e você recebe seu produto no seu endereço indicado.

 
Posts relacionados
HP lança atualização para falha que podia danificar impressoras.
impressora-plotter
Qual é a melhor impressora para um designer gráfico?
impressora HP Wireless
Como instalar uma impressora HP Wireless?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website