Sublimação

O que é Sublimação em tecido?

papel para sublimação

A técnica de sublimação, que revolucionou o mundo da estamparia, tem atraído muitos novos artistas e empreendedores, já que possibilita uma imensa variedade de personalização de foto produtos. Se você ainda não conhece a técnica de sublimação, acompanhe-nos neste artigo: possivelmente você será o próximo empreendedor a trabalhar com esse negócio lucrativo. Saiba mais sobre o processo de personalização com a Sublimação em tecido, um dos meios mais acessíveis e práticos de se iniciar no ramo sublimático. Clique em leia mais e e acompanhe!

o-que-e-sublimacao-em-tecido-2

O que é Sublimação em tecido?

Em química, a sublimação é a passagem do estado sólido para o estado gasoso, sem que a substância passe pelo estado líquido. Como a água, por exemplo, que pode ser gelo, pode ser líquido ou pode ser vapor. Na sublimação, a tinta sublimática vai passar do seu estado sólido para o gasoso diretamente, marcando indelevelmente o objeto ou o tecido.
A técnica de sublimação pode ser aplicada em diversos tipos de tecido ou em objetos dos mais diversos. No mundo da moda, os tecidos estampados com tinta sublimática criaram uma nova revolução para a estamparia. Antes do surgimento dessa novidade, a estamparia era limitada a simplesmente usar silk screen e estampar camisetas e, com a nova técnica, muitas novidades chegaram ao mercado, inclusive fazendo ressurgir o mercado de brindes.

O que você precisa para trabalhar com sublimação?

Se você imagina que se trata de algo complicado para trabalhar com sublimação, está totalmente enganado. Para entrar no mercado de sublimação e criar suas próprias peças, você só vai precisar do material que descrevemos a seguir:

o-que-e-sublimacao-em-tecido-impressora-sublimatica

Impressora Sublimática

A impressora sublimática é basicamente uma impressora comum, modelo jato de tinta, adaptada com um bulk ink que utiliza tinta sublimática em vez de cartuchos de tinta para impressão em papel. Você pode usar diversas impressoras para a sublimação, mas a mais utilizada é a Epson.

o-que-e-sublimacao-em-tecido-4
Papel Sublimático

O Papel Sublimático é um papel próprio para ser utilizado na sublimação, trabalhando em conjunto com a impressora. Trata-se de um papel especial, que possui uma fina camada de resina de poliéster na superfície, permitindo a gravação da imagem que você quer estampar e, posteriormente, da passagem dessa imagem para a roupa ou o objeto.

o-que-e-sublimacao-em-tecido-tinta-sublimatica
Tinta Sublimática

A tinta sublimática é diferente da tinta normal usada para impressão. Trata-se de um corante que, quando aquecido, projeta as partículas de tinta no poliéster do papel, de forma que, quanto melhor a qualidade do papel que você usar, mais corante ele irá receber e melhor será o seu resultado na sublimação.

o-que-e-sublimacao-em-tecido-em-quais-produtos-pode-realizar-a-sublimacao
Quais os produtos em que você pode aplicar a sublimação?

O poliéster é um tecido sintético que aceita a estampa sublimática. Mas não é apenas em tecidos que você pode aplicar a sublimação. Muitos objetos, como canecas, plásticos, vidro e metal podem também ser estampados. Basta, para isso, que esses materiais sejam específicos para sublimação, recebendo uma resina à base de poliéster.
O poliéster em tecido é a superfície perfeita para aplicar a sublimação. No entanto, tecidos em poliéster nem sempre são tão agradáveis para nosso uso diário. Para isso, podemos usar o algodão, que também deve receber uma camada de resina.
Outros tecidos também podem ser utilizados para a técnica de sublimação, como cetim, crepe, helanca, microfibra, musseline e organza, por exemplo. O único cuidado necessário é que qualquer tecido usado na sublimação precisa ter pelo menos 60% de fibra sintética em sua composição.

o-que-e-sublimacao-em-tecido-comprar-produtos-sublimação
E você, vai trabalhar com sublimação em tecido?

Como você percebeu, a sublimação é uma técnica bastante simples, que oferece uma imensa variedade de produtos e traz novas possibilidades para quem quer encontrar um negócio lucrativo.
Você pode trabalhar com o mercado de roupas em geral, de uniformes, de brindes ou de qualquer negócio que exige personalização. Como você pode trabalhar com diversos tipos de objetos além de tecidos, basta usar a criatividade, principalmente porque a sublimação oferece excelente qualidade de imagem e cores ideal para personalização de tecidos com estampas exclusivos, desenhos autorais, imagens, frases e até mesmo entrar na moda dos “memes” ou estampas divertidas, além de ser bastante durável para utilização diária já que não desbota com as lavagens. Na Valejet.com você vai encontrar uma enorme variedade de produtos para a sublimação, com a qualidade que você já conhece e com o atendimento nota dez oferecido aos nossos clientes.

Agora que você já sabe o que é Sublimação em tecido, escolha a Valejet.com que é a loja virtual ideal para você encontrar os melhores produtos para trabalhar com sublimação, desde suprimentos, como foto produtos, tintas para sublimação, papel fundo azul e todos os insumos necessários para iniciar no negócio.

 
Posts relacionados
Novos produtos para sublimação
estampas de camisetas
Estampas de camisetas: Onde baixar grátis?
usar-rgb-ou-cmyk-na-sublimacao
Usar RGB ou CMYK na Sublimação? Como saber o correto?
15 Comentários
  • Jeaniny
    08/03/2019 at 07:36
    Repetir

    muito bon a explicação, bem clara e objetiva, obrigado
    Tinha dúvida sobre sublimação e personalizar e estampar, se eu emendi direitinho, se eu tiver essa me corrija, todos esses nomes denomina a uma única coisa que é personalizar qq tipo de coisa??? To errada?

     
    • 12/03/2019 at 09:34
      Repetir

      Olá Jeaniny.

      Não entendi muito bem sua questão, me desculpe!

      Mas se for o que acredito que seja, a sublimação pode ser feita em diversos materiais sim, cada um usando de maneira adequada os perfis de cores e temperaturas ideias pra cada material.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Equipe|Valejet.com

       
  • Daniel Sabino
    02/03/2019 at 19:42
    Repetir

    Gostaria de saber aqui no rio onde eu acho um curso de sublimação

     
    • 04/03/2019 at 16:48
      Repetir

      Olá Daniel.

      Infelizmente ficamos em São José dos Campos, não saberia lhe indicar um local que eu conheça.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Equipe|Valejet.com

       
  • Glaucia
    19/11/2018 at 12:52
    Repetir

    Boa tarde, tenho uma epson, posso apenas trocar os tanques de tinta e usar a tinta sublimática?

     
    • 06/02/2019 at 10:15
      Repetir

      Olá, Glaucia.

      É necessário configurar a impressora para sublimação também.

      Att. Equipe Valejet

       
  • Renato
    22/10/2018 at 08:36
    Repetir

    Gostei da explicação, foi muito esclarecedora mas preciso mesmo é fazer um curso presencial antes de entrar nesse negócio.

     
  • Aliny
    10/10/2018 at 20:49
    Repetir

    Estou iniciando no ramo, li a explicação, que por sinal foi mto boa, e me surgiu uma dúvida…Quando se fala em sublimar tecido, sei q o poliéster é o mais indicado…porém no que diz respeito aos outros, além dos 60% de fibra sintética, precisa de algum outro preparo?

     
    • 06/02/2019 at 13:09
      Repetir

      Olá, Aliny.

      Não recomendamos em outros tecidos pois o resultado pode não ser satisfatório.

       
  • Adna
    18/09/2018 at 08:07
    Repetir

    Olá bom dia. Já trabalho com artesanato. E quero investir em lembranças personalizadas, tipo bolsas, porta – moedas, etc. Que máquinas me indicas?

     
  • Jefferson Fernandes
    26/08/2018 at 07:19
    Repetir

    Bom dia, é possivel estampa sublimação com excelente qualidade em tecido 95% viscose e 5% elastano??

     
    • 06/02/2019 at 10:56
      Repetir

      Olá, bom dia!

      Essa composição de tecido não é indicada pois a Viscose não pode ser sublimada e como ela é a maior parte na composição do tecido você não terá nenhum transferência.

      Ficamos à disposição.
      Att.

       
  • Jovani
    25/07/2018 at 12:38
    Repetir

    Muito Boa ás explicações sobre sublimação.

     
    • 25/08/2018 at 08:57
      Repetir

      Bom dia Jovani, tudo bem?

      Que bom que você gostou, você é sempre bem-vindo aqui no blog! Qualquer dúvida estamos a disposição :)

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website