Impressão

O que é Sangria, Marcas de Corte e Margem de Segurança na Impressão?

o-que-e-sangria-marcas-de-corte-e-margem-de-seguranca-na-impressao

Sempre que trabalhamos com impressão precisamos ter cuidado com os elementos que fazem contato com os limites da página. Quando existem esses elementos, usamos uma técnica denominada sangria, fazendo com que os elementos de arte do arquivo de imagem não ultrapassem os limites da página para que o resultado final não seja prejudicado. Se você é um profissional de artes gráficas, já deve conhecer esse tipo de técnica. Trata-se de um método que faz toda a diferença no resultado, oferecendo o máximo de qualidade e, ao mesmo tempo, minimizando as possibilidades de erro da impressão. A sangria, certamente, é um dos segredos mais importantes para que o material impresso tenha maior qualidade e também para que o profissional gráfico consiga ter mais credibilidade em sua área de prestação de serviços. Confira nossa matéria especial sobre Impressão e descubra O que é Sangria, Marcas de Corte e Margem de Segurança na Impressão!

O-que-é-Sangria-e-Como-fazer
O que é Sangria e Como fazer

A sangria é básica para refilar corretamente o material gráfico que vamos imprimir. Quando nos referimos a sangria, estamos falando também em cortar, ou refilar o material impresso. Pode ser um cartaz, um catálogo, um cartão de visitas ou mesmo qualquer tipo de arquivo produzido nos softwares de impressão, como CorelDraw, Photoshop ou Illustrator. O refilamento irá fazer com que a imagem fique no tamanho ideal.
Para chegar à sangria perfeita, é necessário que, no momento da elaboração do arquivo, seja respeitada a marca de corte. Quando cortamos o material impresso, pode haver uma variação de 1 a 3 mm e, por isso, o produtor gráfico, ou designer gráfico, deve usar a técnica de sangria do arquivo.
A sangria, portanto, é apenas o que consideramos como sobra da imagem depois da marca de corte. Pode parecer algo um tanto fútil, mas a sangria é de grande importância para a qualidade do material impresso.
O principal objetivo de aplicar a sangria em um arquivo de imagens é evitar que o material impresso tenha alguma imperfeição, como, por exemplo, áreas em branco. Qualquer tipo de erro pode tirar a harmonia estética visual da imagem.
Assim, por exemplo, quando algum elemento é cortado de maneira inadequada, o material impresso terá uma aparência amadora, desqualificando o produto e, claro, também desqualificando o profissional. Dessa forma, a sangria deve ser vista como uma peça-chave para conseguir o melhor acabamento do material gráfico impresso.

A-Sangria-é-diferente-da-Margem-de-Segurança
A Sangria é diferente da Margem de Segurança

Contudo, é importante entender que a sangria é diferente das margens do documento. A margem é uma medida que precisa ser considerada dentro dos limites de corte. A sangria, por seu lado, refere-se à extrapolação da área impressa, ou seja, ela deve ser a continuação exata da arte, com o prolongamento de fotos ou o fundo, entre outros detalhes.
Essa área extra deve ser retirada depois, somente no processo de corte. Depois do processo de impressão, o material deve ser cortado, ou refilado, no tamanho solicitado pelo cliente e esse corte pode sofrer uma variação máxima de 3 mm.
Todo e qualquer elemento que faça contato com as bordas, nos limites do material, deve ser sangrado, ultrapassando nesses 3 mm a borda da página. Da mesma forma, é preciso adicionar uma margem de segurança interna com a mesma medida, impedindo que qualquer informação importante, como um texto ou uma imagem, seja também cortada.
A imagem deve estar perfeita, ou seja, nada deve ultrapassar as marcas de corte do material. O texto deve respeitar a margem de segurança para que, mesmo que haja qualquer variação no corte, não haja qualquer prejuízo para a arte.
Sem fazer a sangria, toda a arte pode ficar comprometida, como, por exemplo, cortando informações importantes, a exemplo do logotipo de um cartão.

Como-cuidar-da-imagem-durante-a-produção
Como cuidar da imagem durante a produção

Uma dica importante para qualquer produtor gráfico é não rasterizar a imagem. Ou seja, a imagem feita no Photoshop ou no Illustrator, não deve ser transformada em bitmap, como as fontes, imagens e vetores.
Quando rasterizamos a imagem, não conseguimos mais fazer qualquer tipo de correção durante a produção do material, além de prejudicar sua resolução. A imagem só pode e deve ser rasterizada quando a colocamos na internet, para que fique mais leve e mais rápida de ser montada. Para trabalhar com a finalização de arquivos para impressão é recomendado a utilização do Illustrator ou outro software que permita trabalhar com a margem e com a sangria.
O Photoshop, para ser usado na sangria, deve ter o tamanho do documento alterado, uma vez que não é possível estender a arte além dos limites do canvas. O canvas é que determina a área visível da arte produzida e, portanto, para aplicar uma sangria no documento dentro do Photoshop, é preciso adicionar a medida das sangrias ao tamanho final do canvas.
Antes de aplicar a sangria, é necessário colocar linhas guia nas extremidades do arquivo, para que se conheça os limites do papel e para marcar o limite das sangrias.
Trabalhar com sangrias e com margens é uma atividade bastante frequente para qualquer designer gráfico ou consumidor que realiza impressões com finalidade comercial ou para uso profissional, por isso, você pode pré-definir a sangria no próprio programa que utiliza para a criação de suas artes gráficas.
Para fazer isso, é só salvar os dados inseridos na configuração do programa e dar um nome a eles. Assim, toda vez que for necessário acessar o dispositivo, haverá o padrão usado anteriormente, oferecendo mais agilidade e otimização do processo de sangria.

Conte-com-a-Valejet-para-sua-produção-gráfica
Conte com a Valejet para sua produção gráfica

Você pode contar com a Valejet.com para sua produção gráfica. Reunimos todos os materiais necessários para impressão, desde Impressoras a tintas especiais e suprimentos para recarga de cartucho e toner, oferecendo produtos de primeira qualidade, com rápida entrega e garantia de qualidade.
Sempre que precisar de materiais para produção gráfica e impressão, visite nosso site. Temos uma equipe especializada que irá atendê-lo conforme suas necessidades. Aproveite nossas condições de pagamento para comprar produtos para impressão com parcelamento facilitado sem juros, descontos para pagamento à visto e entrega para todo Brasil.

 
Posts relacionados
o-que-e-cartucho-de-toner-1
O que é Cartucho de Toner?
como aproveitar o cartucho
Dicas para Aproveitar Melhor o Cartucho da Impressora
impressora lenta
Impressora com lentidão? Saiba os motivos
1 Comentário
  • Cialis
    03/04/2018 at 23:08
    Repetir

    Obrigado pela explicação

     

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website