Informática Tecnologia

O que é Pilha? Saiba quem descobriu e os tipos de Pilhas

As pilhas são um tipo de dispositivo em que ocorre a produção de corrente elétrica a partir de energia química proveniente da reação de oxirredução, uma espécie de reagente que perde elétrons através da oxidação, enquanto o outro recebe elétrons através da redução.
As pilhas são usadas na maior parte dos aparelhos elétricos e eletrônicos, mas devem ser escolhidas com cuidado, observando as características das pilhas e as necessidades dos equipamentos. Uma pilha ou bateria mal escolhida irá durar menos e poderá prejudicar o aparelho. Para escolher a pilha mais adequada para seu equipamento, você pode contar com as dicas e produtos da Valejet.com.

Componentes básicos de uma pilha

o-que-e-pilha-saiba-quem-descobriu-e-os-tipos-de-pilhas-atuais-2
De forma geral, as pilhas possuem os seguintes componentes:

Ânodo, um eletrodo negativo onde ocorre a reação de oxidação, perdendo seus elétrons;
Cátodo, o eletrodo positivo, em que ocorre a reação de oxidação, com a perda de elétrons;
• A solução eletrolítica ou o material condutor, como uma barra de grafita, por exemplo, que é o meio por onde os elétrons cedidos pelo ânodo chegam até o cátodo.

Quem descobriu a pilha?

quem-descobriu-a-pilha-o-que-e-pilha-saiba-quem-descobriu-e-os-tipos-de-pilhas-atuais-1

Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta, inventor da denominada Pilha Voltaica, antecessora da bateria eléctrica.

O nome conhecido como “pilha” vem do próprio dispositivo, o primeiro desse tipo, que foi desenvolvido por Alessandro Volta, no ano de 1800. O pesquisador italiano empilhou discos de cobre e de zinco, colocando entre eles discos de tecido embebidos numa solução de ácido sulfúrico.
Os discos foram intercalados por terem composição diferente, fazendo com que os elétrons passassem pela solução de ácido sulfúrico e, dessa forma, gerando energia.
Em 1836, outro pesquisador, Daniell, desenvolveu um novo tipo de pilha, composta por duas semicelas ligadas por um fio condutor e uma ponte salina. Uma semicela agia como ânodo, sendo o polo negativo da pilha, composta por uma placa de zinco, com uma parte submersa em uma solução de água e sulfato de zinco.
A outra semicela era o cátodo, sendo o polo positivo da pilha, composta por uma placa de cobre, com uma parte submersa em solução de água e sulfato de cobre.
Além dessas semicelas havia a ponte salina,um tubo em forma de U, contendo uma solução de água e cloreto de potássio, que se conectava com as duas semicelas, apresentando uma lã de vidro em ambas as extremidades.

Quantos tipos de pilha existem?

tipos-de-pilhas-o-que-e-pilha-saiba-quem-descobriu-e-os-tipos-de-pilhas-atuais
Desde sua invenção, as pilhas e baterias foram se desenvolvendo, embora o princípio básico ainda seja o mesmo. Hoje, os modelos mais utilizados são a pilha de Leclanché e a pilha alcalina, que apresentam algumas diferenças:

Pilha de Leclanché

pilha-comum-o-que-e-pilha-saiba-quem-descobriu-e-os-tipos-de-pilhas-atuais
A pilha de Leclanché (pilha seca ou pilha comum) apresenta um ânodo formado por zinco metálico e um cátodo formado por uma pasta com cloreto de amônio, água, amido e dióxido de manganês, além de uma barra de grafita, que serve como condutora para os elétricos que saem do cátodo em direção ao ânodo.

Pilha alcalina

pilha-alcalina-o-que-e-pilha-saiba-quem-descobriu-e-os-tipos-de-pilhas-atuais
Na pilha alcalina temos um ânodo formado por zinco metálico ou cádmio e um cátodo formado por óxido de mercúrio, óxido de níquel e iodo, apresentando no material que compõe o cátodo uma base misturada.

Como escolher a pilha ideal

como-escolher-a-pilha-ideal-o-que-e-pilha-saiba-quem-descobriu-e-os-tipos-de-pilhas-atuais
Existem inúmeros tipos de pilhas no mercado e, dependendo da aplicação, podemos encontrar aquela que apresenta o melhor rendimento. Para as pilhas comuns (pilha de Leclanché), temos unidades que levam em conta o funcionamento do aparelho, proporcionando o melhor rendimento.
Ao alimentar um aparelho com maior consumo de energia, como aqueles com motores ou lâmpadas, as pilhas apresentam um ciclo de descarga mais rápido, exigindo maior ação do despolarizante. Por sua vez, uma pilha alimentando um equipamento de menor consumo, como um relógio, apresenta um ciclo de descarga mais lento.
Ao escolher a pilha mais adequada, é necessário verificar as aplicações possíveis para um determinado tipo, como, por exemplo, na escolha de pilhas alcalinas, que atendem melhor aparelhos de alto consumo, fornecendo uma duração até três vezes maior. Mesmo com custo mais alto, elas compensam pela durabilidade.

Veja, a seguir, os tipos de pilhas recomendadas para cada tipo de aparelho:

Pilhas alcalinas e nicad: para rádios de pequena potência, walkmans e CD players portáteis, lanternas, instrumentos de medida, controles remotos e flashes eletrônicos;
Pilhas comuns: para relógios e calculadoras de cristal líquido.

Ainda está na dúvida de qual pilha escolher? Então, confira nossa matéria sobre Diferença entre Pilhas Comuns e Alcalinas.

O que são as pilhas carregáveis?

pilha-eneloop-o-que-e-pilha-saiba-quem-descobriu-e-os-tipos-de-pilhas-atuais
As pilhas convencionais são descartadas quando acaba sua carga ou apresentam energia insuficiente. Com as pilhas recarregáveis, basta utilizar um aparelho de carregamento para que a energia seja restabelecida, podendo usar a pilha novamente.
As pilhas recarregáveis permitem receber a recarga, embora não infinitamente. Sua validade padrão vai depender do seu tipo e do bom uso feito delas. O carregamento é feito transferindo-se a energia da rede elétrica para a pilha, passando a corrente elétrica de forma que seja capturada e armazenada.
Quanto maior a corrente, através dos carregadores, menor será o tempo de recarga. Contudo, a maior velocidade no recarregamento pode gerar maior calor, um dos motivos por que é necessário identificar quando a pilha está totalmente carregada, já que o superaquecimento pode fazer a pilha vazar ou, ainda pior, explodir.

Saiba mais sobre Pilha Recarregável em nossa matéria exclusiva sobre Pilhas recarregáveis, uma nova alternativa para seu dia a dia.

Por que algumas pilhas são recarregáveis e outras não?

Uma pilha comum ou convencional não pode ser recarregada em razão de sua composição química. As pilhas comuns não são preparadas para recarga e, se você fizer uma tentativa, ela poderá vazar, gerar mau funcionamento no equipamento ou até mesmo explodir.

Onde descartar as pilhas?

onde-descartar-pilhas-o-que-e-pilha-saiba-quem-descobriu-e-os-tipos-de-pilhas-atuais
Atualmente existe maior preocupação com o descarte de pilhas, já que elas possuem elementos bastante agressivos para o meio ambiente.
Assim, as baterias e pilhas de hidreto metálico, óxido de níquel e íons de lítio oferecem menor risco ambiente do que as pilhas de níquel e cádmio. Mesmo assim, das mais de 5 milhões de baterias de celulares existentes no Brasil, mais de 80% eram de níquel e cádmio há alguns anos. Atualmente, as pilhas e baterias de íons de lítio dominam o mercado. Para fazer o descarte de pilhas e baterias de forma correta e responsável, basta pesquisar os coletores existentes em postos de vendas, fábricas, universidades, bancos e empresas. Sua cidade, certamente, possui alguns pontos de coleta.

Não se esqueça: ao precisar de pilhas e baterias para seu equipamento, procure a Valejet.com. Você irá encontrar os mais diversos tipos de pilhas a preços bastante competitivos, com entrega rápida e segura.

 
Posts relacionados
Impressora mais rápida do mundo
Epson Lança Campanha “Impressora Dourada” Celebração e Educação
Graxa condutiva e Pó lubrificante são importantes para o Toner?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website