Notícias Principal

O que é fotolito?

Você sabe o que é fotolito? Para que ele serve? Vem que a gente te explica:

Fotolito é um filme transparente que serve como matriz para impressão de qualquer material gráfico (uma espécie de meio plástico), sendo que este deve ser confeccionado sempre em cor escura (preto), podendo ser feito à base de acetato, papel vegetal ou laser filme, dependendo da tecnologia da impressora laser utilizada.

O fotolito, aderido a chapa por vácuo, é exposto a luz por algum tempo. A luz possibilita que as imagens do fotolito sejam impressas na chapa – essa etapa chama-se gravação ou sensibilização. Nesta etapa, a luz “amolece” a emulsão na chapa. Tudo que foi exposto a luz, irá passar a atrair a umidade, enquanto a área que não foi exposta “endurece” e passa a atrair gordura (neste caso, a tinta). Em seguida, a chapa é lavada com químicos específicos que irão reagir com as áreas expostas à luz tanto quanto com as áreas não expostas, etapa que leva o nome de revelação.

Pra que serve?

Serve para fazer “telas” para silk-screen e também podem ser usadas na gravação de outros brindes como calendários ou um detalhe dourado em uma agenda de couro, por exemplo. Para tanto, é preciso que o desenho/ilustração/imagem tenha uma transparência, ou seja, que suas cores sejam separadas. Assim:

Esse processo de separação das cores (CMYK) é chamado de POLICROMIA. Cada cor mostrada na imagem possui uma porcentagem, que se misturadas, geram outras cores de diferentes tons.

Atualmente os processos mais modernos de impressão offset substituem o fotolito pelo processo de CTP (Computer To Plate) eliminando a criação do fotolito, permitindo a separação de cores diretamente do siftware de imagem para a gravação na chapa de impressão. De qualquer forma, o fotolito ainda é bastante utilizado em trabalhos que não necessitam de muito custo.

 

 
Posts relacionados
Manual Recarga dos Cartuchos de Tinta HP 02 | 16 | 23 | 82 | 50 | BC02 | BC20 Preto
Bom humor, a alma do negócio
outsourcing de impressão
O que é Outsourcing de Impressão?
4 Comentários
  • 23/04/2019 at 13:20
    Repetir

    Very soon this web site will be famous among all blog visitors,
    due to it’s nice posts

     
    • 26/04/2019 at 15:33
      Repetir

      Olá, agradecemos pelo comentário. Ficamos felizes com sua opinião.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Atenciosamente, equipe Valejet.

       
  • Rafael Roan
    21/02/2018 at 16:47
    Repetir

    Muito bom o artigo, bem esclarecedor. Minha gráfica sempre falava no tal do Fotolito e nunca sabia direito o que era. Agora vou poder desenvolver trabalhos com mais qualidade. Obrigado

     
    • Bianca Robert
      22/02/2018 at 13:34
      Repetir

      Olá Rafael, agradecemos seu comentário.
      Continue acompanhando nosso Blog para mais informações.
      Abraços!

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website