Impressão

O que é DPI e a Resolução ideal para cada tipo de Impressão

o-que-e-dpi-e-a-resolucao-ideal-para-cada-tipo-de-impressao

Para imprimir qualquer tipo de documento feito no computador, vamos precisar de uma impressora. E, nesse caso, as impressoras se utilizam de diversos processos que possibilitam passar o documento para o papel. Nesses processos temos uma medida chamada DPI, ou seja, Pontos por Polegada.
Já sabemos que na informática é muito comum o uso de termos técnicos. Aliás, isso acontece também em outras áreas. No caso de impressoras e copiadoras, não é diferente. O termo DPI é originário do idioma inglês, como a maior parte dos termos e siglas usados na informática, vindo de “Dots per Inch”. Exatamente por isso usamos DPI e não PPP, que seria o lógico na língua portuguesa (Pontos por Polegada).

o-que-e-dpi-e-a-resolucao-ideal-para-cada-tipo-de-impressao-1
O conceito de DPI

O conceito de DPI é proveniente do número de pontos existentes em uma polegada, ou seja, no espaço de 2,54 cm, em imagens que estão sendo reproduzidas em papel através da impressora.
Os pontos de uma imagem que vemos no monitor do nosso computador ou do dispositivo que estamos usando, consistem em PPI, ou Pixels per Inch (em português, Pixel por Polegada). Para as impressoras é usado o mesmo sistema, utilizando a mesma designação.
Para fornecer um exemplo prático, o preenchimento de pontos (ou pixels) impressos de um documento ou imagem são determinantes para a qualidade da impressão. O preenchimento é que vai determinar a cobertura da impressão com relação a detalhes menores, reproduzidos do original.

impressora-nao-imprime-saiba-o-que-fazer-com-dicas-simples-impressora-piscando-luzes
Por que é importante saber a definição da impressão?

Para termos uma impressão de qualidade, devemos conhecer a definição em que será impressa a imagem. Se precisamos imprimir uma imagem de tamanho maior, precisamos de uma imagem com qualidade superior, ou seja, com maior número de DPIs.
Hoje, a medida mais aceita para qualquer impressão em tamanho normal, é de 300 DPI. Isso porque já é sabido que, quando imprimimos com essa definição, temos na imagem todos os detalhes que vemos no monitor, ou seja, é uma impressão fiel à imagem do arquivo.
No caso de tamanhos maiores de impressão, como, por exemplo, em banners, faixas ou outdoors, são necessários muitos pontos por polegadas para que a qualidade não seja prejudicada por falta de detalhes na impressão. Com menor quantidade de DPI, a impressão pode dificultar o entendimento da mensagem que está sendo transmitida.
Assim, por exemplo, quando não temos a quantidade de DPI suficientes, podemos ter uma impressão que pode ficar esfumaçada, dificultando seu entendimento e isso, no caso de um outdoor, não vai chamar a atenção de qualquer pessoa.
Quando precisamos de uma impressão de alta qualidade, ela deve ter, no mínimo, 300 DPI porém isto não é uma regra. Com isso sabemos que o conteúdo vai passar a mensagem correta. Assim, a importância do DPI em qualquer tipo de impressão é essencial.
Quando falamos de impressão de textos, a quantidade de DPI não é tão necessária, uma vez que se trata de traços e pontos retos e, na maior parte das vezes, na cor preta. No entanto, quando os textos e imagens se misturam numa mesma área, a situação muda de figura. O contexto pode atrapalhar a visualização e prejudicar a legibilidade.

o-que-e-dpi-e-a-resolucao-ideal-para-cada-tipo-de-impressao-2

O DPI na impressora

Quando vamos imprimir qualquer coisa, precisamos saber a resolução de impressão e, ao falarmos sobre resolução, estamos falando em Pontos por Polegada. Normalmente, nas medições de DPI usadas pelas impressoras, a quantidade deve ser maior do que no monitor, para que possa haver uma boa qualidade de impressão.
A gama de cores para cada ponto na impressão é mais limitada, quando comparada com a variedade de cores usadas no monitor. Uma impressora jato de tinta pode oferecer uma gama de 300 a 600 DPI, enquanto que uma impressora laser, que usa sistema diferente, baseado na carga eletrostática, pode alcançar entre 600 a 1.800 DPI.
Um detalhe interessante é que o DPI também é um padrão para medir a sensibilidade dos mouses óticos. Quando usamos um mouse normalmente, não temos necessidade de um número elevado de DPI, mas, para pessoas que usam programas gráficos, por exemplo, ou mesmo para jogos, é necessário um número maior de DPI também no mouse, para conseguir maior precisão.

Um mouse com 1.600 DPI, dessa maneira, divide uma polegada em 1.600 partes, o que vai aumentar a sensibilidade e a precisão, podendo detectar até movimentos muito menores e mais sutis. Alguns mouses óticos, inclusive, trazem botões que servem para fazer o ajuste de DPI de forma instantânea.
Para manter a sintonia da impressora com o computador, portanto, o DPI é a medida aplicada pelos fabricantes de impressora, determinando a resolução da imagem que vai ser impressa.
De uma forma geral, as impressoras de uso doméstico possuem menor resolução de impressão, enquanto que impressoras fotográficas oferecem maior número de DPI.

Hoje já temos impressoras com resolução bastante alta, chegando a 6.000 Pontos por Polegada. No entanto, essas resoluções não são necessárias para impressões comuns.

As resoluções que mais atendem às nossas necessidades de impressão são as seguintes:

150 DPI: resolução usada em jornais e em textos, que permitem completa visualização, mas deve ser usada preferencialmente em documentos não oficiais. Não serve para imagens;

300 DPI: resolução que oferece maior qualidade para documentos de textos. As imagens ficam com qualidade melhor, mas não atende a material de publicidade, como, entre outros, folders, cartões e banners;

600 DPI: esta é uma resolução para fornecer melhor qualidade de imagem, imprimindo com boa nitidez e com cores mais fortes;

1.200 DPI: resolução fotográfica, que oferece maior realismo nas cores. É a resolução básica para profissionais que trabalham com arte gráfica;

Acima de 1.200 DPI: melhor realismo de cor, definição e nitidez. É a resolução indicada para fotógrafos profissionais.

qual-impressora-e-melhor-epson-ou-hp
Comprar Impressoras Online de acordo com DPI

Conhecendo melhor o que é DPI você pode escolher com mais facilidade a impressora que atende suas necessidades. Na hora de comprar impressora, visite antes nosso site. Temos as mais diversas marcas, com as mais variadas resoluções de impressão e nossos preços são bastante competitivos com as melhores condições de pagamento, parcelamento sem juros e ainda descontos para pagamentos à vista.
Além disso, temos uma equipe especialmente capacitada para passar todas as informações que você precisa na hora de escolher sua impressora, te oferecendo a possibilidade comprar como pessoa física ou jurídica com ofertas incríveis. Comprar online com segurança e rapidez é na Valejet!

 
Posts relacionados
impressora-nao-imprime-saiba-o-que-fazer-com-dicas-simples
Impressora não Imprime? Saiba o que fazer com dicas simples!
Kit-6-Tintas-L800
O que fazer quando a tinta do cartucho seca?
top-5-as-melhores-impressoras-custo-beneficio-do-ano-2017-2
Top 5: As Melhores Impressoras Custo Benefício de 2017

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website