Empreendedorismo Impressão Recarga de cartucho Recarga de toner

O pré-conceito com a profissão Reciclador de Cartucho

cartuchos remanufaturados

De volta ao “velho assunto atual”, propomos a você uma reflexão sobre o consumo de cartuchos remanufaturados e originais. A intenção não é fazer você deixar de consumir cartuchos originais para consumir remanufaturado ou vice e versa, mas apenas para que deixemos os pré-conceitos de lado para entender que nem sempre o que parece ou o que falam, é. Entenda o Pré-Conceito que existe com a profissão Reciclador de Cartucho e o trabalho efetuado por  estes profissionais.

Grandes fabricantes como a HP, por exemplo, irão sempre defender seu produto como sendo o de melhor qualidade, o mais eficiente e mais seguro, e empresas que trabalham com remanufatura também vão fazer suas defesas alegando qualidade compatível, baixo custo, maior rendimento e preservação do meio ambiente. A grande questão que leva esses dois lados a divergirem é que fabricantes de originais afirmam que os remanufaturados danificam as impressoras enquanto empresas de remanufatura afirmam que isso é mito.

Sinceridade? O mau uso/manuseio pode gerar problemas na impressora seja com cartucho original ou reciclado. Se você não cometer atrocidades – gambiarras – com seu cartucho remanufaturado, ele vai funcionar perfeitamente, como um original, desde que você obtenha o produto por intermédio de uma empresa séria, registrada, com profissionais qualificados para realizar o processo de remanufatura. A manutenção preventiva da sua impressora (limpeza) é um fator que depende de você. Se ela estiver suja, não vai funcionar direito, vai causar impressões manchadas, com riscos e falhas, ou seja, mais uma vez, nem tudo gira em torno do cartucho.

reciclagem de cartucho
Remanufatura, aliás, é uma profissão regulamentada. O SEBRAE, por exemplo, oferece uma cartilha completa para quem deseja abrir uma empresa deste segmento, além disso, temos a ABRECI (Associação Brasileira de Recondicionadores de Cartuchos para Impressoras).  Existem revistas renomadas há mais de 1 década circulando no mercado, como a Recicla Mais, por exemplo. E daqui, poderíamos citar outros e outros exemplos de trabalhos sérios realizados dentro deste segmento.

Se fosse tão nocivo assim, teria mesmo grandes empresas envolvidas nisso? Pense. Não existe mais esse negócio de enganar o consumidor contando história, porque ao usar o produto ele vai descobrir a verdade e se não for bom, ele não volta mais.

O uso de um cartucho, seja original ou não, não depende só de quem o fabrica/recondiciona, mas também de quem o consome. Muitas vezes o fato de um cartucho explodir dentro da impressora é por uso incorreto.

Infelizmente existem os falsificadores e pessoas que não levam a categoria a sério e de fato realizam a remanufatura a grosso modo, mas sabendo identificar o verdadeiro profissional de remanufatura, saiba que, independente do tipo de cartucho que você optou usar, acredite que a remanufatura merece seus méritos, não só por proporcionar economia financeira a muitas pessoas, mas por gerar centenas de milhares de empregos diretos e indiretos no Brasil e no mundo, além de diminuir a extração e consumo de matéria prima para a fabricação de novos cartuchos.

Pra quem é da área ou Reciclador de Cartucho, é fato que essa discussão não terá fim, uma vez que as fabricantes de originais se sentem ameaçadas com o crescimento do mercado de remanufatura, mas independente dos lados, no final, quem escolhe é você, cliente/consumidor.

 
Posts relacionados
ecotank l375 e l575
Epson: Lançamento das Ecotank L375 e L575
impressora-nao-puxa-papel
Impressora não puxa papel? Solução Passo a Passo
salas-coworking
Como montar Coworking – O Guia Absolutamente Completo
2 Comentários
  • ANDRE
    16/05/2018 at 16:01
    Repetir

    Qual é a função e o CBO de uma pessoa que trabalha na recarga de cartucho e toner?

     
    • Bianca Robert
      17/05/2018 at 11:18
      Repetir

      Bom dia Andre, tudo bem com você?
      No momento, o que mais se enquadra é CBO 3132-20, com a função de Técnico em manutenção de equipamentos de informática.
      Abraços.

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website