Impressão Matérias Principal

O cartucho está cheio mas a impressora diz que não

Falamos sobre a “impressora mentirosa” que emite o alerta de que acabou a tinta quando na verdade não acabou. Agora vamos falar do que você pode fazer para tentar acabar com o problema e porque isso acontece.

A impressoras jato de tinta possuem um chip que serve para regular o nível de tinta ou são reguladas pelo próprio software da fabricante. O chip tem função de armazenar um contador que indica a quantidade estimada, restante no cartucho.

Conforme as impressões vão sendo realizadas, a impressora conta a quantidade de gotas jogadas pela cabeça de impressão. Esta contagem é armazenada no chip e quando ela atinge um determinado valor a impressora apresenta o aviso de “cartucho vazio”, mesmo que ainda possua tinta dentro do cartucho. Alguns modelos de impressora bloqueiam a impressão e você é obrigado a colocar um novo cartucho ou resetar (zerar) este chip.

O chip, portanto, não é capaz de medir o nível de tinta dentro do cartucho. Ele apenas faz uma contagem “mais ou menos” e apresenta a estimativa para o usuário. As impressoras Officejet da HP, por exemplo, permitem ignorar o falso alerta de nível de tinta, mas se você não possui ou não pretende comprar uma, você pode evitar o problema da seguinte forma:

Resetar os seus cartuchos usando um aparelho de reset específico.

Comprar um conjunto de cartuchos recarregáveis equipados com chip auto-resetável, desta forma, basta apertar um botão no chip para que ele volte a ficar cheio.

Abraços!

 
Posts relacionados
O que é Sangria, Marcas de Corte e Margem de Segurança na Impressão?
HP: Conheça a História, Origem e Como Surgiu a Hewlett-Packard
Toner manchando a folha?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website