Especial Principal

Os Melhores Papéis para cada tipo de Impressão

O papel é uma matéria prima que faz parte do nosso cotidiano há muito tempo. Sua importância é incontestável, seja pra quem é do ramo gráfico ou não. Mas, quando se conhece suas características a escolha de papéis adequados torna-se mais fácil.

Ficou interessado no assunto, têm dúvidas? Continue lendo o artigo.papeis para impressão

O papel é o principal componente no sistema de impressão. A qualidade do impresso está diretamente relacionada ao material utilizado em sua produção. Além disso, os papéis são classificados de acordo com o peso, a textura e a cor.

Existem inúmeros tipos de papéis no mercado, por isso, listamos abaixo alguns mais comuns para impressões do dia-a-dia:

Papel Couchê: vem do francês e significa camada. É um tipo de papel resistente, graças a sua textura lisa, não é poroso, pois leva uma camada vedante em ambas as faces que o deixa impermeável e aparentemente mais fino. Possui uma ótima qualidade de impressão. Sua gramatura é bastante abrangente, mas trabalha basicamente entre 63 gr a 350 gr.

Aplicações: Cartão de Visita; Folders; Flyers; Panfletos em geral; Cartazes e outros.

Papel Offset: é utilizado para a impressão offset. Sua principal vantagem é que este talvez seja o melhor para escrita, por ser bem poroso absorve melhor a tinta. É também um dos mais baratos. Sua gramatura varia entre 50 gr a cerca de 300 gr.

Aplicações: Receituário; Papel Timbrado; Miolo de Livros; Miolos de Revistas em geral;

Papel Fotográfico: esse papel é especifico para impressão de fotografias. É uma espécie de papel couchê com revestimento de polietileno. Além disso esse tipo de papel é bastante resistente, podendo ser encontrado na forma brilhante ou fosca.

Papel Adesivo: o papel adesivo conta com um lado próprio para impressão e o outro com uma cola especial, sendo este, protegido com um papel fino e descartável. Esse tipo de papel pode ser usado em etiquetas e fechamento de envelopes.

Papel Transfer e Sublimático: esse tipo de papel destina-se há aplicações especificas. O papel transfer posiciona a imagem superficialmente na peça, logo o sublimático faz com que a tinta evapore e grude dentro dos poros da superfície. Essa transferência é feita por calor em equipamentos especialmente desenvolvidos para essa finalidade.

Aplicações: canecas, squeezes, azulejos, tecidos 100% sintéticos, entre outros.

Papel Reciclado: vivemos em um mundo onde a consciência ambiental está em grande evidência, pensando nisso, grandes empresas desenvolveram um tipo de papel que utiliza tanto aparas de papel pós consumo ou pré consumo, ou seja, faz-se uma mistura de papel novo com papel usado – este é o papel reciclado. Sendo um papel poroso como o papel offset, o papel reciclado apresenta uma coloração amarelada típica. Basicamente existe em 3 gramaturas: 90 gr, 120 gr e 250 gr, variando um pouco de acordo com o fabricante. É muito utilizado em substituição do papel comum, prospectos e cartões de visita.

Aproveite e conheça a nossa categoria especial de Papéis Greenbelt. Valejet revendedora oficial da marca no Brasil. Confira e surpreenda-se!

 
Posts relacionados
Diferença entre recarga e remanufatura de toner
Como cancelar documentos na fila de impressão
Chip queimado? Todo cuidado é pouco
1 Comentário
  • Marcelo Pates
    07/12/2018 at 17:14
    Repetir

    Gostei do blog,explica de forma simples e agradável,as duvidas há qual eu tive,quero receber mais informações,para que eu posso me atualizar n mundo gráfico!Obrigado!!!

     

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website