Dicas Impressão Principal Produtos

Impressora: Manutenção preventiva. Por que fazer?

Sua impressora jato de tinta tem apresentado problemas? Entenda os motivos:

Com o tempo o desgaste natural de peças é inevitável, podendo quebrar, trincar, arranhar, entre outras coisas, e aí começam os barulhos e as falhas na impressão. Os motivos podem ir além da falta de qualidade da fabricante, até porque, sua impressora pode ser de uma marca top e mesmo assim apresentar problemas.

Isso acontece por mau uso e/ou falta de manutenção – calibragem, limpeza, lubrificação, alinhamento e o que mais for necessário -. Impressoras jato de tinta da Epson, por exemplo, possuem um contador interno que acusa quando é necessária a manutenção preventiva para retirada de resíduos acumulados, mas se você não possui um eletrônico que te avise, fique de olho no calendário. De acordo com um artigo da revista Recicla Mais (Out, 2010), recomenda-se a manutenção preventiva a cada 8/12 meses para impressoras de uso doméstico e 6 meses para uso em empresas. Dentro desse período existe um grande acúmulo de resíduos, também responsáveis por causar erros.

A manutenção preventiva é mais econômica e permite prolongar a vida útil da sua impressora. Melhor do que descobrir que precisa trocar quase todas as peças, não é mesmo?

Por outro lado, se você possui uma impressora de baixa qualidade e baixo custo, que nunca passou por uma checagem e que já apresente alguns defeitos, provavelmente o intervalo de manutenção daqui para frente vai necessitar ser menor porque ela já está “cansada”, portanto, mais dinheiro gasto. Neste caso, a troca do eletrônico é mais recomendável, pois o custo benefício de obter uma impressora nova compensa mais do que uma frequente manutenção.

Prevenção é a melhor maneira de evitar problemas. Boas impressões! :D

 
Posts relacionados
Aplicativo que te ajuda a economizar na impressão
Reciclagem de cartucho Toner
Manual Recarga dos Cartuchos de Tinta HP 60 Preto e HP 60 Colorido

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website