Brother Canon Dicas Epson HP Impressão Informática Okidata Samsung

Impressora com lentidão? Saiba os motivos

impressora lenta

Impressora com lentidão? É preciso entender que esse é um processo natural, mesmo porque o próprio desgaste das peças vai acontecendo com o tempo, o que torna o processo de impressão mais demorado.

Contudo, alguns truques e dicas podem ajudar a otimizar a velocidade da impressora, embora ela não chegue a funcionar novamente como no dia em que foi comprada.

De uma forma geral, as impressoras a laser são mais rápidas que as impressoras jato de tinta, ao mesmo tempo em que, quando o usuário trabalha no modo rascunho, consegue maior velocidade do que no modo de alta qualidade.

É evidente que a impressão no modo rascunho apresenta menor qualidade do que no modo normal ou em qualquer outro, mas documentos rotineiros podem ser impressos dessa forma, economizando também no consumo de tinta.

Causas para uma impressora ficar mais lenta

Existem diversas causas, além do desgaste das peças, que tornam a impressão mais lenta. A seguir, apresentamos as principais, que poderão ser analisadas de acordo com cada modelo de impressora e com seu tempo de uso:

1.    Fila de impressão pode causar lentidão

impressora-epson-l395-impressora-laser-x-impressora-jato-de-tinta-qual-escolher

Uma das mais frequentes causas para a impressora com lentidão é a fila de impressão. A fila de impressão nada mais é do que uma determinada quantidade de arquivos enviados para a impressora através de um computador ou de uma rede compartilhada.

A lentidão na impressão, quando motivada pela fila pode ser facilmente resolvida, já que ocorre quando existem muitos arquivos ou um arquivo maior do que o normal. Além disso, pode ainda ocorrer uma remessa para impressão com um papel específico e a configuração está em formato diferente de papel.

Para solucionar esse problema, basta utilizar o modo Executar no Windows, utilizando as teclas Windows + R e digitando “msc”, seguido de Enter. Na lista apresentada, basta procurar o Spooler de Impressão, clicar com o botão direito e selecionar “Parar”.

A fila de impressão pode ser apagada acessando a pasta C:WindowsSystem32Spool|Printers e, em seguida, retornando à tela de serviços e clicando novamente no Spooler de Impressão com o botão direito e selecionando Iniciar.

2.    Impressora com lentidão causada pelo cabo USB

impressora epson l6161 escritorio

Normalmente a comunicação do computador com a impressora é feita com a utilização de um cabo USB e a impressão pode se tornar mais lenta ou mesmo ser impedida pelo simples fato de o cabo apresentar problemas ou não estar devidamente conectado.

Um cabo USB é feito com 4 fios, dois deles para utilização de energia e os outros dois para transmissão de dados. Caso um dos fios não estiver fazendo o contato adequado, a comunicação poderá ser interrompida ou se tornar mais lenta. Nesse caso, basta trocar o cabo USB para verificar se está apresentando qualquer tipo de problema. Você pode encontrar cabos USB substitutos na Valejet.com.

3.    Impressora com lentidão na conexão Wireless

A-almofada-de-tinta-apenas-impede-o-funcionamento-da-impressora-2

Nas impressoras mais modernas, a conexão pode ser feita tanto com a utilização de cabo USB como através da rede Wireless.

Nesse caso, podem ocorrer alguns problemas, como, por exemplo, haver diversos equipamentos conectados à rede, fazendo com que se torne congestionada, o que vai provocar lentidão também no processo de impressão.

Se houver impressão mais lenta em razão de muitos equipamentos, basta desconectar alguns deles quando for necessário imprimir para que o usuário tenha a velocidade normalmente apresentada pela impressora.

4.    Impressora com lentidão em impressão de alta resolução

impressora com lentidão

De uma forma geral, quando o usuário faz uma impressão em alta resolução, a própria forma de impressão faz com que a impressora se torne mais lenta em razão de maior qualidade e maior número de pixels que são impressos. É perfeitamente normal que o cartucho da impressora passe algumas vezes pela imagem, o que vai causar lentidão na hora de imprimir.

O usuário pode imaginar que a impressora está mais lenta, quando, na verdade, a velocidade é reduzida em razão da qualidade exigida para o documento impresso.

Outra causa que pode se apresentar nessa situação é que os editores de texto, quando mandam um documento em alta resolução, mudam automaticamente a configuração para esse modo, levando outros arquivos a serem impressos no mesmo formato. Para resolver, basta revisar a configuração e programar a impressora para o modo normal.

5.    Impressora com lentidão em razão de problemas com o driver de impressão

impressora

Qualquer impressora exige um driver de impressão, ou seja, um software para comunicação entre ela e o computador. Se o driver de impressão não estiver corretamente instalado ou mesmo quando não estiver atualizado, a comunicação entre o computador e a impressora poderá se tornar mais lenta.

Nesse caso, basta atualizar o driver da impressora e fazer um teste.

 

 

 

6.    Impressoras mais antigas com lentidão

como-escolher-qual-impressora-comprar

Se a impressora for mais antiga, poderá se tornar mais lenta em razão do desgaste de peças ou da própria configuração da impressora. Uma impressora mais antiga normalmente oferece menor capacidade de impressão de páginas por minuto.

Não podemos deixar de lado o fato de que as peças de qualquer impressora possuem um prazo de vida útil e, portanto, é preciso analisar a duração de suas peças. Se não houver possibilidade de troca dessas peças, a melhor opção é investir em uma impressora mais recente.

Tudo, porém, vai depender da demanda de impressão. Ao comprar uma nova impressora, é preciso analisar a capacidade de páginas que ela pode imprimir por minuto, nos diversos modos de impressão, ou seja, rascunho, normal e alta resolução.

Verifique sua impressora

Outras-funcionalidades-das-impressoras-Wi-Fi

As principais causas de lentidão na impressão são as que apresentamos anteriormente. No caso de apresentar qualquer problema, é importante que você faça uma análise das possíveis causas e, se não puder resolver, procurar uma assistência técnica autorizada.

No entanto, se você considerar que precisa de uma nova impressora, já que, afinal, a sua já deu o que tinha a oferecer, procure na Valejet.com uma nova impressora. Trabalhamos com todas as marcas e oferecemos as melhores condições de pagamento, com um sistema logístico que entrega o equipamento no endereço que você indicar.

 
Posts relacionados
Como colocar senha no arquivo PDF
Vídeo Recarga do Toner HP CE250A | CE251A | CE252A | CE253A Treinamento ValeJet Shop
Escolhendo a gramatura do meu Refil de Toner ou Tinta

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website