Principal Produtos

Importância dos Insumos para Impressora

Novas tec­no­lo­gias de insumos podem con­tri­buir fortemente para a competitividade das empresas. A seleção dos insumos mais adequados depende de diversos fatores. Nem sempre o insumo mais caro é a solução para melhorar a produtividade e a qualidade. Nem sempre o mais barato é o que vai levar a menores custos de produção. A decisão deve considerar indicadores como velocidade média de impressão, horas paradas não programadas, consumo de matérias-​­primas, energia e quantidade de resíduos. Dos principais insumos, praticamente todos tiveram avanços tecnológicos interessantes. Aqui abordaremos as principais características, funcionamento e a devida importância da Lâmina de Limpeza, Lâmina Dosadora, Rolo de Carga, Rolo Magnético e Cilindro.

Principais Características e Funcionamento: Lâmina de Limpeza, Lâmina Dosadora, Rolo de Carga, Rolo Magnético e Cilindro.

duvidas sobre insumos

Os fabricantes desses insumos têm investido bastante em pesquisa, resultando em grandes avanços, tanto em tecnologia que aumente a durabilidade desses produtos como eleve a qualidade das impressões. Sendo assim, destacamos a principal característica da Lâmina de Limpeza (Wiper Blade) manter limpo a superfície do toner. Desenvolvida sob metal, com acabamento em borracha, a lâmina de limpeza também possui prazo de validade, sofrendo desgaste através do uso. Por isso é interessante salientar a importância de adquirir produtos de qualidade e que mantenha um padrão, incluindo limpeza das peças. A limpeza do toner, realizada pela lâmina de limpeza está diretamente ligada à outra lâmina, sendo a dosadora.

Uma lâmina dosadora (Doctor) bem regulada e de qualidade garantirá a quantidade ideal de pó para cada impressão. Equipado com uma boa lâmina dosadora que trabalhará para indicar a correta dosagem do pó que percorrerá o cilindro, o processo de limpeza de fuligem, fragmentos de toner que a lâmina de limpeza fará será muito mais eficiente e prático. Ambas as peças são primordiais para o bom funcionamento de sua impressora, por isso ao sinal de manchas, impressões falhadas verifique se suas lâminas estão em bom estado e caso não estejam procure a Valejet e garanta impressões perfeitas com produtos de qualidade.

Agora que você já entendeu as principais características das lâminas, saiba mais sobre os insumos: Rolo de Carga (PCR) e o Rolo Magnético.

rolo magnéticorolo de carga pcr

O Rolo de Carga é responsável pela circulação de energia que passa pelo cilindro. Este carrega a superfície do cilindro OPC com uma carga constantemente inversa a ele, sendo negativa. Essas cargas que são feitas em movimentos contínuos, descarrega a arte que será impressa no papel. Nota-se que a qualidade do rolo PCR é equivalente à qualidade da impressão a ser feita, resumindo, os rolos PCR trabalham com magnetismo e princípios da física para reproduzirem uma impressão, ou seja, um bom rolo PCR é ideal para a reprodução correta de uma arte a ser impressa.

Já os Rolos Magnéticos controlam o fluxo de pó, carregando-os negativamente, para que assim seja feita a sua transferência dos reservatórios para o cilindro. Estes recebem a quantidade de pó de toner já na quantidade certa realizada pela lâmina dosadora, e dá andamento no processo de impressão a laser para produzir a imagem latente. Por ser um produto perecível, o rolo magnético requer uma atenção especial, pois é considerada a peça central no momento da impressão laser.

Foi possível notar como o Cilindro é fundamental para o processo de impressão. Mas você sabe como ele funciona? E quais são as suas principais características? Explicamos.

cilindro

O Cilindro de Toner é um componente do sistema de impressão a laser. Em algumas impressoras ele encontra-se incorporado no cartucho de toner. Já na maioria das impressoras este se encontra separado do cartucho de toner, compondo o chamado cartucho do cilindro. A sua grande vantagem é que ele se torna uma solução muito mais econômica, especialmente quando o usuário imprime documentos com maior cobertura da área impressa como fotos, gráficos e apresentações. Além disso a concepção das imagens se dá quando ele – cilindro, entra em contato com a luz, nesse momento a camada foto condutora em contato com corrente de energia capta a imagem ou texto e a imprime no papel.

A qualidade do processo de impressão depende de um conjunto de fatores que determinam o funcionamento da máquina. Logo é percebido como tudo está ligado, dessa maneira é de suma importância conhecer bem cada produto para que assim seja feita a escolha certa.

 
Posts relacionados
Qual é a melhor impressora para um designer gráfico?
Como escolher o cartucho certo para a minha impressora?
Iniciando seu próprio negócio – Recarga de cartuchos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website