Casa e decoração Como usar Dicas

Extintor de Incêndio o que é e quais são os Tipos e Classes

extintor-de-incendio-o-que-e-e-quais-sao-os-tipos-e-classes

Faz parte da segurança de qualquer empresa, por determinação legal, a manutenção de extintor de incêndio em suas instalações, havendo normas regulamentadoras para cada tipo de empresa, indústria, comércio ou prestação de serviços.
Os incêndios estão entre os desastres mais devastadores na história da humanidade, tendo um poder de destruição dos mais graves. Não apenas pelo calor da chama, mas também pela toxicidade de sua fumaça, que é a maior causa de mortes em eventos desastrosos.
O fogo é resultado de uma reação química em cadeia, precisando, para sua propagação, de material oxidável, o combustível, e de material oxidante, o comburente. Havendo uma fonte de ignição, acontece a reação em cadeia.

Para cada empresa é importante conhecer e identificar as possibilidades de ocorrência de incêndio e manter à mão o extintor de incêndio que eventualmente possa ser necessário combater. Qualquer erro na escolha do extintor pode piorar a situação, espalhando ainda mais as chamas ou provocando novas causas, como um curto-circuito, por exemplo.

Assim, é necessário haver o treinamento específico para a equipe de brigada de incêndio, conhecendo bem os extintores e sabendo como usa-los em cada situação.

Extintor de Incêndio, Tipos, Classes e Utilizações

  • Extintor de espuma e extintor de água, que servem para materiais sólidos fibrosos, como madeira, papel, tecido e outros, que deixam resíduos como carvão e cinza;
  • Extintor PGS (extintor de pó químico seco, extintor CO2 e extintor pó químico), que servem para incêndio de líquidos e gases inflamáveis, ou para sólidos que se liquefazem para entrar em combustão, como gasolina, GLP e parafina, entre outros, que não permitem o uso de extintor à base de água;
  • Extintor pó químico e extintor CO2, para equipamentos elétricos energizados, como motores, geradores e cabos.
  • Extintor classe K, utilizados para combater incêndios em cozinhas, eliminando o fogo causado por óleos e gorduras.
  • Extintor classe AB, para combater incêndios de papel, tecidos, madeira e fibra.
  • Extintor água pressurizada, para combater incêndios por resfriamento, eliminando o fogo pela base, não podendo ser utilizado em eletricidade e líquidos inflamáveis.

extintor-de-incendio-o-que-e-e-quais-sao-os-tipos-e-classes-fercam

Além dos extintores que devem ser instalados nas empresas, é preciso também manter os extintores automotivos, usados em veículos, para atender eventuais acidentes que possam provocar incêndio, como determina a legislação.
Qualquer tipo de extintor de incêndio exige uma manutenção periódica, que deve ser seguida segundo a lei, devendo ser feita em três etapas:

  1. Manutenção de primeiro nível, com inspeção no seu local de instalação, sem a desmontagem do equipamento, verificando se o extintor está em condições normais de operação;
  2. Manutenção de segundo nível, com recarga, reposição ou substituição da carga nominal do agente do extintor de incêndio ou expelente, tendo sido o extintor utilizado ou não. A recarga deve ser feita a cada 12 meses;
  3. Manutenção de terceiro nível, com execução de ensaio hidrostático no cilindro do extintor, juntamente com a substituição de sua carga nominal, realizada a cada 5 anos.

A Valejet disponibiliza todos os tipos de extintores, oferecendo o extintor de incêndio Fercam, uma das marcas mais conhecidas e respeitadas do mercado, atendendo às disposições legais e garantindo às empresas produtos que atendam suas necessidades.
A Valejet ainda oferece todo o serviço de informação para o extintor de incêndio instalado em sua empresa, em sua casa ou em seu veículo, mantendo sua propriedade em total segurança.

 
Posts relacionados
toner samsung
Vídeo Recarga do Toner Samsung ML1910 | SCX 4600 | SCX 4623fn – Treinamento ValeJet Shop
impressora de cracha
Dica de negócio: Impressão de cartões e crachás
Vídeo Recarga do Toner Okidata B4100 | B4300 | B4350 – Treinamento ValeJet Shop
3 Comentários
  • 19/07/2018 at 15:07
    Repetir

    Parabéns, dicas valiosas. Artigo de grande importância.

     
    • 25/08/2018 at 09:01
      Repetir

      Bom dia Marcelo, tudo bem?

      Que bom que gostou, você é sempre bem-vindo aqui no blog! Qualquer dúvida estamos a disposição :)

       
  • marcosjhonny
    02/04/2018 at 11:44
    Repetir

    boa materia

     

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website