Impressão Lançamentos

Existe impressora 4D? Saiba mais sobre essa novidade

impressora-4d

Depois da impressão em 3 dimensões, utilizando uma tecnologia que permite a criação de objetos que podem ser tocados e manipulados, o MIT – Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos, está desenvolvendo uma nova tecnologia de impressão: a impressora 4D.

A partir da tecnologia aplicada na impressora 3D, os cientistas do instituto estão desenvolvendo uma técnica que é capaz de gerar objetos em três dimensões, que podem mudar de forma com o tempo. O detalhe do efeito do tempo sobre o que é impresso pelo equipamento é o que define a quarta dimensão de qualquer objeto.

Os materiais impressos com esse novo tipo de tecnologia utilizam uma tinta especial que reage na presença de água, sofrendo transformações físicas que alteram suas dimensões e suas formas. Contudo, para que tudo possa funcionar, o material que será impresso deve ser cuidadosamente calculado e formatado para que sofram as transformações desejadas pelo seu articulador.

A partir de uma programação prévia, a impressora imprime um objeto tridimensional, aplicando uma substância especial em alguns pontos chave de sua estrutura. Esse material, com o tempo, vai absorvendo água ou umidade, fazendo com que apresente as alterações que foram calculadas previamente pelo seu desenvolvedor. Assim, as alterações mudam o aspecto do que tinha sido impresso em 3D.

Vale dizer que, atualmente, a nova tecnologia não oferecer muitas aplicações e o maior problema é que o que for impresso em 4D não vai sofrer mutações por conta própria, sendo necessário aplicar água para que o processo de transformação tenha início.

Contudo, para os cientistas, trata-se de uma tecnologia que poderá ter excelentes aplicações no futuro, já que poderá ser aplicada para a confecção de produtos que se montam por conta própria. Além dessa praticidade, de um objeto que faça o seu próprio ajuste, a tecnologia poderia permitir que os produtos fossem impressos em formatos reduzidos, que são mais fáceis de serem armazenados.

O funcionamento do processo, em princípio, exige uma impressora 3D muito mais complexa do que as existentes atualmente no mercado, que tenha condições de aplicar circuitos e microchips nos objetos impressos. Através desses circuitos, o objeto poderia interagir com a programação para se organizar e se montar da forma apropriada, ou seja, como foi anteriormente programado.

Impressora 4D: uma evolução no processo de impressão 3D

impressão 4dA impressão 3D, que ainda não é totalmente conhecida pelo grande público, é um processo de fabricação conhecido como aditivo, ou seja, as camadas de material, e não de tinta, são sobrepostas horizontalmente para se conseguir um produto totalmente acabado.

O objetivo deve ser previamente projetado no computador através de um software especial, utilizando um arquivo 3D como molde.

O mercado oferece atualmente diversos tipos de impressoras 3D, que podem ser de uso doméstico, profissional ou industrial.

Uma impressora 3D doméstica pode ser usada por usuários para criar pequenos objetos, enquanto que as profissionais, que possibilitam confeccionar produtos de melhor qualidade, utilizam software especializado, sendo destinadas à produção principalmente para a criação de maquetes.

As impressoras 3D industriais, por sua vez, oferecem melhor definição para produção em série, sendo reservadas às grandes empresas e grandes grupos industriais, como, por exemplo, os segmentos aeroespacial ou automotivo.

O preço dessas impressoras, contudo, ainda é bastante alto. Basta saber que uma impressora intermediária não pode ser comprada por menos de 5 mil reais, enquanto que uma impressora industrial pode passar de 450 mil reais.

A tecnologia das impressoras 4D para impressão ainda faz parte do futuro. Enquanto isso, a impressão 3D já possui diversas áreas de aplicação, como, por exemplo:

  • Arte e design, na moda, decoração e em lojas, sendo interessantes para a fabricação de pequenos objetos ou roupas, já estando em uso por muitos criadores desses segmentos;
  • Arquitetura, onde as impressoras 3D são usadas para criar modelos detalhados e de qualidade, mais rapidamente do que com processos convencionais, oferecendo a possibilidade de visualizar um projeto de forma mais rápida, permitindo as alterações necessárias;
  • No setor automotivo, a impressão 3D pode ser aplicada para criação de protótipos, para a produção de peças plásticas e de ferramentas, servindo para agilizar a produção, permitindo identificar falhas no design;
  • Na saúde, as principais aplicações da impressão 3D estão no campo médico, servindo principalmente para aparelhos auditivos e ortopédicos, por exemplo, além de permitir a produção de ferramentas e protótipos para tratamentos ortodônticos e próteses dentárias. Além disso, os pesquisadores estão considerando também a possibilidade de uso da impressão 3D para a reprodução de tecidos e órgãos humanos e a impressora 4D seria de extrema utilidade nessa área;
  • Na alimentação a impressão 3D ainda é pouco utilizada, com tentativas que já fazem uso de chocolate e de açúcar, embora existam questões pendentes em se tratado de higiene.

Impressora 4D: utilizando o tempo

impressora 4d como funciona e as diferenças para a impressão 3d

Como podemos notar, a impressão 3D já é uma realidade e a impressora 4D pretende adicionar o tempo como quarto elemento para a impressão de objetos. Além dos circuitos, cada objeto impresso deverá conter pequenas fibras orgânicas, que irão se expandir para a forma tridimensional quando submerso em água.

Assim, por exemplo, uma impressão feita por uma impressora 4D seria capaz de se adaptar e mudar conforme o tempo. Nesse caso, uma prótese feita com a nova tecnologia poderia acompanhar as mudanças do corpo humano.

Claro que os estudos ainda são experimentais e podem levar muito tempo, por ironia, para se transformar em realidade.

Em longo prazo, a tecnologia da impressora 4D também poderia ser utilizada para criar estruturas arquitetônicas que se adaptassem às condições do local, como tubulações que se expandem ou se contraem dependendo do volume de água.

Impressão: acessórios na Valejet.com

impressão valejet

A Valejet.com ainda não oferece acessórios para impressão em 3D. Contudo, sempre que você precisar de impressoras e acessórios, poderá encontrar em nosso site as melhores marcas e os melhores equipamentos para conseguir impressão de qualidade.

Além disso, você conta também com uma equipe especializada, que pode esclarecer todas as suas dúvidas, tanto para impressão simples quanto para impressão sublimática. Entre em nosso site e confira.

 
Posts relacionados
chip para toner
Chip de Toner – Para que serve?
O que são Tintas de Serigrafia (Silk Screen)?
Impressora: Rolo fusor e Rolo de pressão

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website