Dicas Matérias Principal Produtos Sublimação

Equipamentos necessários para Sublimação

equipamentos para sublimação

Se você acompanhou o post anterior onde explicamos o que é sublimação e citamos alguns equipamentos necessários para que o processo aconteça, neste post aprofundaremos mais nos equipamentos essenciais para dar vida aos seus materiais sublimáticos. Acompanhe!

Equipamentos Necessários para a Sublimação

Para sublimar você precisará basicamente de um computador, uma impressora sublimática e uma prensa térmica.

Escolher impressoras e prensas pelo menor preço pode até parecer algo que faz sentido do ponto de vista financeiro, mas comprar um equipamento muito pequeno ou muito maior do que você precisa é jogar dinheiro no lixo.

A regra geral para não errar é comprar o menor equipamento que consegue imprimir e estampar a maior imagem com que você irá trabalhar. Por exemplo, se você quer fazer camisas, não adianta comprar uma impressora A3 e uma prensa de mesa. Da mesma forma que se você pretende fazer chinelos e canecas não precisará comprar uma plotter; isso seria jogar dinheiro no lixo.

Considerações sobre a Prensa

É fundamental que sua prensa seja ligeiramente maior do que a área máxima de impressão de sua impressora. De nada vai adiantar comprar uma impressora que imprime tamanho A3 se sua prensa tem somente 38×38 cm.

Outra coisa que você deve considerar é a qualidade da prensa, que pode variar bastante. Na sublimação a temperatura, a pressão e o tempo correto são essenciais para a qualidade da estampa. Lembre-se que comprar equipamentos de qualidade é um investimento – não um gasto – que vai impactar diretamente na qualidade de seus produtos.

Considerações sobre a Impressora

Há uma grande variedade de impressoras jato de tinta especificas para sublimação e a mais utilizada para esse tipo de trabalho são as da marca EPSON, a linha “L” como é conhecida é a grande indicada para esse processo, já que vem equipada com bulk ink de fábrica.

Sistema Bulk Ink: Com esse sistema é possível realizar as recargas dos cartuchos sem retirá-los da impressora. A Epson é a marca pioneira, tendo o bulk ink de fábrica.

Além disso, você deve atentar-se também aos tipos de papéis que serão utilizados, assim como as tintas. O ideal é sempre utilizar produtos que sejam próprios para a sublimação.

Detalhes Importantes:

produtos para sublimação

Materiais que podem receber a sublimação – Desde que começou a ser difundida no mercado a sublimação ganhou bastante espaço, isso por que essa técnica permite personalizar desde tecidos com no mínimo 30% de poliéster a materiais rígidos como alumínio, canecas, pratos, azulejos, chinelos e também papéis e papelões como mouse pad, embalagens, etc.

A Sublimação é um segmento que está sempre em ascensão e com as dicas que apresentamos, esperamos que você tenha se interessado ainda mais pelo assunto e se motivado a começar a empreender no ramo!

 
Posts relacionados
Como configurar e instalar Cartucho de Tinta Compatível
Como descartar cartuchos e toners
Impressão em etiquetas adesivas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website