Empreendedorismo

Empreendedorismo: Como Montar uma Copiadora?

empreendedorismo-como-montar-uma-copiadora

Um negócio lucrativo, de baixo investimento, com vendas praticamente todas à vista e com uma margem de lucros significante. Esse pode ser o resumo da ideia de montar uma copiadora. Se você está procurando um bom negócio, comece a pensar nisso. A Valejet.com, além de lhe oferecer todas as informações sobre esse segmento do mercado, também pode lhe fornecer a maior parte do equipamento que você precisa.

Escolha um bom local para montar uma copiadora

empreendedorismo-como-montar-uma-copiadora-1
Seu primeiro passo para montar uma copiadora é escolhendo a localização. Essa escolha não é muito complicada: basta procurar os locais que mais precisam de uma copiadora por perto, ou seja, escolas e faculdades ou em centros comerciais ou cartórios, por exemplo.
A proximidade com escolas de nível superior é excelente, uma vez que, ao montar uma copiadora, você terá como clientes alunos que precisam de cópias de livros e trabalhos escolares. Centros comerciais oferecem grande possibilidade, já que a maior parte dos documentos precisa ser copiada, da mesma forma que nas proximidades de cartórios.
Se você pretende montar uma copiadora no seu próprio bairro, instale seu estabelecimento próximo às escolas ou pontos de ônibus. Tenha em mente principalmente o fluxo de pessoas. Quando mais gente circulando nas ruas, melhor para o seu negócio, oferecendo mais facilidade para seus clientes.

O que você vai precisar para montar uma copiadora

maquina-copiadora-empreendedorismo-como-montar-uma-copiadora
Para montar uma copiadora você não vai precisar de muito investimento. Basicamente, irá precisar de uma sala pequena, que deve ter pelo menos 20 metros quadrados.
Com relação a móveis, basta uma mesa para a copiadora e um balcão para atendimento dos clientes, além de algumas cadeiras de escritório. Você também vai precisar de um ventilador para manter a ventilação adequada, já que as máquinas emitem muito calor, podendo deixar o ambiente mais quente do que o normal. Havendo disponibilidade e necessidade, você pode pensar num aparelho de ar condicionado.

O maior investimento para montar uma copiadora é com as máquinas, cujos valores variam dependendo do tamanho e das funcionalidades. Contudo, existe a possibilidade de encontrar máquinas em sistema de leasing e, dependendo do movimento que você terá, essa é uma alternativa.
Com o sistema de leasing ou mesmo de aluguel você tem a vantagem de poder trocar as copiadoras por modelos mais novos, tendo como garantia a manutenção das máquinas. Nesse caso, vale uma boa pesquisa para saber a melhor alternativa para a montagem do seu novo empreendimento.
Algumas máquinas copiadoras mais recentes trazem a funcionalidade de memória interna, podendo arquivar a cópia e possibilitando imprimir no caso de necessidade. Essa é uma grande vantagem para cópias de um mesmo livro, por exemplo, economizando tempo tanto para você quanto para o cliente.
Prefira sempre máquinas mais modernas, se pretende montar uma copiadora, uma vez que elas oferecem maior rapidez nas cópias e garantem economia no consumo de toner e o pó de toner utilizado para a impressão.

Se optar por oferecer aos clientes o serviço de encadernação lembre-se de adquirir:

Os cálculos financeiros para montar uma copiadora

empreendedorismo-como-montar-uma-copiadora-2
Ao montar uma copiadora você vai precisar de um bom planejamento financeiro, principalmente para definir o preço por cópia. Nesse caso, você vai precisar fazer o cálculo do custo por folha, estipulando a quantidade de cópias através do consumo de tinta.
Nesse caso, basta dividir a quantidade de folhas que uma quantidade de tinta pode imprimir e encontrar o valor médio, acrescentando o valor de cada folha de papel. Se tiver dúvidas, procure saber o valor cobrado pelos concorrentes e, na possibilidade de oferecer preço menor, faça isso: você vai garantir maior movimento e o lucro, mesmo menor, será compensado pela quantidade de cópias.
Atualmente o valor médio de uma cópia é aproximadamente 15 centavos, variando de acordo com cada região. Se você tiver um bom número de clientes, pedindo maior volume de cópias, pode reduzir um pouco o valor.

Dependendo da solicitação de seus clientes, você também pode investir numa máquina de encadernação, que não é tão cara e pode render mais para sua copiadora. O material é de fácil manipulação, não exigindo grandes conhecimentos técnicos, e possibilita um bom rendimento financeiro.
Além da encadernação, você pode também oferecer serviços de plastificação, muito solicitado, principalmente quando se trata de documentos. É mais uma forma de obter rendimentos e de oferecer um serviço completo.

Se sua ideia é montar uma copiadora, conte com a Valejet.com. Você irá encontrar os melhores materiais, a preços extremamente competitivos e com a garantia de qualidade que só a Valejet pode oferecer no seu departamento de Papelaria, veja a entrevista que a equipe da Valejet fez ao Eduardo Nascimento Analista do SEBRAE / SP para sanar suas dúvidas.

 

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website