Especial Impressão Principal Produtos

De que material é feita a carcaça do cartucho?

recarga de cartuchos

Resposta simples e objetiva: De plástico!

O post poderia ter somente o título e a resposta acima, mas vamos aprofundar um pouco nossos conhecimentos, claro, sem complicar muito, neste caso, deixemos as fórmulas químicas de lado.

A carcaça do cartucho (e tantos outros materiais de plástico existentes no mundo) recebe o nome científico de “Acrilonitrila butadieno estireno” ou simplesmente ABS. O nome é dado porque o plástico é composto por três elementos que recebem os nomes citados, que juntos formam uma resina sintética termoplástica, rígida e leve, com certa flexibilidade e resistência na absorção de impacto e que pode ser reciclado.

Ok. Mas e essa resina sintética resultante de acrilonitrila, butadieno e estireno sai de onde? Vem do petróleo. A produção de 1Kg de ABS requer o equivalente a cerca de 2Kg de petróleo.

Além dos cartuchos – e as impressoras -, você encontra o plástico ABS em telefones, calculadoras, TVs, eletrodomésticos (ar-condicionado, microondas, aspirador de pó, geladeira, lava roupas), embalagens, cosméticos, brinquedos como o Lego, por exemplo e muito mais.

Como destacado acima, o ABS pode ser reciclado, então se você possui algum produto/material que possa fazer parte do ciclo de preservação do meio ambiente, pratique. Entre essas atitudes está a remanufatura responsável de cartuchos.

Agora repita, sem gaguejar: “Acrilonitrila butadieno estireno”, rs.

Bom fim de semana!

 

 
Posts relacionados
Água limpa para seu animal de estimação.
Impressora compacta monocromática Phaser 3040 da Xerox
como resolver problemas com impressões com cores erradas
Como Resolver Problemas com Impressões com Cores Erradas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website