Especial Impressão Principal Produtos

Curiosidade sobre impressão térmica

impressora térmica

Navegando pela net me deparei com a seguinte pergunta: “Como é que funciona a impressão em máquinas de cartão de crédito/débito? Tem cartuchos de tinta lá dentro? Nunca vi ninguém trocar tinta, só bobina”. Em dado momento ela chegou a dizer que já pensou que o “cartucho da maquininha fosse infinito”. É algo cotidiano que algumas pessoas sabem, mas outras não.

impressora termica

 

 

 

De fato essas máquinas, não só as de cartão de crédito, mas as chamadas impressoras térmicas, não necessitam de cartuchos, porque o processo de “escrita” funciona de maneira térmica, ou seja, usando apenas o aquecimento para transferir ao papel as informações.  O calor em contato com o revestimento da face do papel termocrômico ou térmico como é mais conhecido, que costuma ser azul ou amarelo, transforma o espaço vazio em caracteres.

 

Encontramos com frequência o papel térmico em:

  • Cupons fiscais
  • Extratos bancários
  • Bilhetes de loteria
  • Comprovantes de cartão de crédito
  • Comprovante de votação
  • Ticket de pedágio

Você também já deve ter percebido que esse tipo de documento desbota com o tempo a ponto de sumir completamente o seu conteúdo, por este motivo, essas notas e comprovantes não possuem valor legal. Servem somente pra controle em um curto espaço de tempo.

Parece banal, mas acredite, a dúvida é real. Não é difícil encontrar na internet casos onde resolveram passar o bilhete do jogo lotérico a ferro porque estava amassado e o papel ficou completamente preto, rsrsrs. Se o papel é térmico e você precisa dele, mantenha longe do calor.

Até a próxima!

 
Posts relacionados
atenção a erro
CUIDADO: atualização de impressora bloqueia cartucho remanufaturado
scanner epson
Scanner portátil é o melhor aliado da agilidade
Conheça a impressora mais rápida do mundo
1 Comentário
  • Fábio sutil
    06/05/2018 at 21:26
    Repetir

    Boa noite gostaria de saber se o papel térmico é feito com polieterimida ( PEI) POLÍMERO

     

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website