Impressão Recarga de cartucho Recarga de toner

ISO: Comparativo de Rendimento de Cartucho de Tinta vs. Toner

Para informar o rendimento de cartucho de tinta ou de toner, as fabricantes de impressoras e de suprimentos utilizam padrões que são definidos pela ISOInternational Organization of Standardization (Organização Internacional de Normatização). A partir dos testes feitos com as impressoras de cartucho de tinta e toner (jato de tinta e laser) é que o consumidor fica conhecendo o rendimento médio do suprimento, tendo, assim, dados confiáveis para decidir na hora de comprar impressora.
Para que os resultados dos testes de rendimento das impressoras sejam mais confiáveis, deve-se utilizar no mínimo três impressoras, cada uma delas utilizando três conjuntos de cartuchos ou de toners, até o final de sua vida útil. Também é recomendado que os suprimentos sejam provenientes de locais diferentes de fabricação e de datas também diferentes. Saiba mais sobre como é calculado rendimento de cartucho de Tinta vs. Toner clicando em Leia Mais!

comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner
Como é feito o teste de rendimento toner vs. Tinta

O padrão do teste ISO consiste na utilização de folhas A4, ou sulfite, com o documento impresso ocupando um total de 5% da folha, a média dos documentos em geral, como cartas e contratos. Para o teste de uma impressora a laser, monocromática, uma única página é impressa repetidamente.
Nas impressoras jato de tinta coloridas, o teste exige impressão de uma sequência de 5 páginas, utilizando textos, gráficos e fotos. Em todos os testes é necessário usar os mesmos documentos, em formato PDF.
As impressoras fotográficas passam por um teste onde são impressos seis documentos fotográficos padrão, em papel 4 x 6, com e sem borda, repetidamente. O padrão dos testes também exige 3 impressoras para saber a média do rendimento.


Diferenças entre rendimento médio e rendimento real

Não é possível garantir que um cartucho de tinta ou um toner possa imprimir um número exato de páginas. O rendimento médio constatado nos testes deve ser usado como referência, principalmente porque muitos fatores podem fazer com que a tinta tenha rendimento menor ou maior do que o informado pelos fabricantes de impressoras, como, por exemplo:

Frequência-de-impressão-comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner
Frequência de impressão

Nos testes, a impressão é constante. No uso normal, muitas vezes as impressoras podem ficar paradas por longo tempo, exigindo manutenção, como, por exemplo, a limpeza e o alinhamento da cabeça de impressão que, naturalmente, vai gastar uma quantidade de tinta. Além disso, a função duplex em algumas impressoras normalmente apresenta redução no consumo de tinta.


Cobertura da página

Os documentos usados para os testes ISO utilizam apenas 5% da cobertura do papel. A variação de cobertura também pode aumentar ou diminuir a quantidade de tinta ou de toner utilizados.

comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner-1
Tipo de papel e qualidade de impressão

A maior parte das impressoras conta com modos de impressão econômico, normal e de alta definição. Assim, cada uma também utiliza uma quantidade diferente de tinta ou de toner para imprimir um mesmo tipo de documento. A variação de uso também atinge o tipo de papel e sua gramatura, que pode exigir mais ou menos tinta ou toner.

comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner-como-escolher-a-impressora
Como escolher a impressora pelo rendimento de Cartucho

Além do preço da impressora, é importante escolher aquelas que oferecem melhor rendimento de cartucho. Ao longo do tempo e com o uso constante, essa escolha pode trazer economia em cartuchos de tinta ou de toner.
A seguir, você vai ver um comparativo entre cartuchos de tinta e cartuchos de toner, entendendo melhor as diferenças na utilização da impressora e sabendo como melhor escolher aquela que possa lhe oferecer mais economia.

Diferenças-entre-rendimento-médio-e-rendimento-real-comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner
Rendimento de Impressão Cartucho de tinta

O cartucho de tinta contém tinta em formato líquido e o rendimento deve ser calculado conforme a quantidade de tinta que cada cartucho contém. Dependendo do modelo de impressora e da qualidade da tinta, os resultados na utilização podem ser diferentes. Em média, as impressoras jato de tinta rendem a impressão de 17 a 25 páginas com 5% de cobertura para cada mililitro de tinta. Dessa maneira, um cartucho de tinta com capacidade para 20 ml de tinta poderá imprimir, em média, de 340 a 500 páginas, com cobertura de 5%.

toner-ce285a
Rendimento Cartucho de toner

O cartucho de toner, ao contrário do cartucho de tinta, possui um pigmento em forma de pó e, assim, não podemos falar em quantidade de tinta contida no cartucho. O rendimento do toner, no entanto, é mais fácil de mensurar, uma vez que os próprios fabricantes apresentam essa informação na embalagem do cartucho e através dos seus Chip de Toner, que contabilizam o número de páginas impressas, quando este número é alcançado, a impressora não consegue mais realizar impressões, sendo necessário comprar um novo Chip, ou trocar o toner.
Se considerarmos a mesma cobertura de página de 5% para analisar o rendimento do cartucho de toner, um cartucho pode imprimir entre 1 mil e 2 mil páginas, dependendo do modelo da impressora a laser e do fabricante.

Custo-benefício-do-cartucho-de-tinta-vs.-Toner
Custo-benefício do cartucho de tinta vs. Toner

Se compararmos o preço do cartucho de tinta com o cartucho de toner, o de tinta sai ganhando. Como exemplo, podemos analisar os preços de cartuchos de tinta compatíveis com impressoras HP, cujos valores estão entre 10 e 80 reais, dependendo do modelo. Nos toners compatíveis com impressoras HP, os preços podem variar de 30 a 100 reais.
No entanto, ao considerar o rendimento da tinta e do toner, o toner sai mais barato. Um cartucho de toner que possa imprimir 1 mil páginas é o mesmo que três cartuchos de tinta, ou seja, em longo prazo, o toner é mais econômico.
No caso de impressoras coloridas, também devemos prestar atenção no fato de que nas impressoras jato de tinta podemos ter apenas impressões coloridas, enquanto que nas impressoras a laser, usamos apenas o preto, e isso também pode provocar diferença no rendimento.
Os resultados de rendimento de cartucho de tinta ou de toner variam conforme o modelo da impressora e a qualidade do material utilizado, lembrando ainda que as impressoras jato de tinta não possuem um modelo equivalente na tecnologia de impressão a laser, o que também gera diferenças no rendimento.
Mesmo pensando na economia, o mais importante, em determinados trabalhos, é apresentar qualidade. Portanto, na hora de comprar uma impressora e tiver que escolher, pense primeiro no que você vai fazer e na qualidade do trabalho que vai apresentar.

comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner
Comprar Cartuchos de Tinta e de Toner Online

Falando em economia, na Valejet.com é possível ter economia o ano todo. Comprar Cartuchos de Tinta, Cartuchos de Toner e Suprimentos de Impressão com condições facilitadas de pagamentos, parcelas sem juros e ainda entrega para todo Brasil. Compare nossos preços e confira a qualidade dos nossos produtos, que são homologados e de alta performance para fins profissionais, comerciais e domésticos. Grande variedade de Tinta e Toner, compatíveis e originais para você ter os melhores resultados de impressão com materiais gráficos de primeira linha.

 
Posts relacionados
Como cancelar impressão e documentos na fila de impressão
Minha multifuncional imprime sozinha
Análise de marca: O Toner Chinamate é bom?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website