Impressão Recarga de cartucho Recarga de toner

ISO: Comparativo de Rendimento de Cartucho de Tinta vs. Toner

Para informar o rendimento de cartucho de tinta ou de toner, as fabricantes de impressoras e de suprimentos utilizam padrões que são definidos pela ISOInternational Organization of Standardization (Organização Internacional de Normatização). A partir dos testes feitos com as impressoras de cartucho de tinta e toner (jato de tinta e laser) é que o consumidor fica conhecendo o rendimento médio do suprimento, tendo, assim, dados confiáveis para decidir na hora de comprar impressora.
Para que os resultados dos testes de rendimento das impressoras sejam mais confiáveis, deve-se utilizar no mínimo três impressoras, cada uma delas utilizando três conjuntos de cartuchos ou de toners, até o final de sua vida útil. Também é recomendado que os suprimentos sejam provenientes de locais diferentes de fabricação e de datas também diferentes. Saiba mais sobre como é calculado rendimento de cartucho de Tinta vs. Toner clicando em Leia Mais!

comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner
Como é feito o teste de rendimento toner vs. Tinta

O padrão do teste ISO consiste na utilização de folhas A4, ou sulfite, com o documento impresso ocupando um total de 5% da folha, a média dos documentos em geral, como cartas e contratos. Para o teste de uma impressora a laser, monocromática, uma única página é impressa repetidamente.
Nas impressoras jato de tinta coloridas, o teste exige impressão de uma sequência de 5 páginas, utilizando textos, gráficos e fotos. Em todos os testes é necessário usar os mesmos documentos, em formato PDF.
As impressoras fotográficas passam por um teste onde são impressos seis documentos fotográficos padrão, em papel 4 x 6, com e sem borda, repetidamente. O padrão dos testes também exige 3 impressoras para saber a média do rendimento.


Diferenças entre rendimento médio e rendimento real

Não é possível garantir que um cartucho de tinta ou um toner possa imprimir um número exato de páginas. O rendimento médio constatado nos testes deve ser usado como referência, principalmente porque muitos fatores podem fazer com que a tinta tenha rendimento menor ou maior do que o informado pelos fabricantes de impressoras, como, por exemplo:

Frequência-de-impressão-comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner
Frequência de impressão

Nos testes, a impressão é constante. No uso normal, muitas vezes as impressoras podem ficar paradas por longo tempo, exigindo manutenção, como, por exemplo, a limpeza e o alinhamento da cabeça de impressão que, naturalmente, vai gastar uma quantidade de tinta. Além disso, a função duplex em algumas impressoras normalmente apresenta redução no consumo de tinta.


Cobertura da página

Os documentos usados para os testes ISO utilizam apenas 5% da cobertura do papel. A variação de cobertura também pode aumentar ou diminuir a quantidade de tinta ou de toner utilizados.

comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner-1
Tipo de papel e qualidade de impressão

A maior parte das impressoras conta com modos de impressão econômico, normal e de alta definição. Assim, cada uma também utiliza uma quantidade diferente de tinta ou de toner para imprimir um mesmo tipo de documento. A variação de uso também atinge o tipo de papel e sua gramatura, que pode exigir mais ou menos tinta ou toner.

comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner-como-escolher-a-impressora
Como escolher a impressora pelo rendimento de Cartucho

Além do preço da impressora, é importante escolher aquelas que oferecem melhor rendimento de cartucho. Ao longo do tempo e com o uso constante, essa escolha pode trazer economia em cartuchos de tinta ou de toner.
A seguir, você vai ver um comparativo entre cartuchos de tinta e cartuchos de toner, entendendo melhor as diferenças na utilização da impressora e sabendo como melhor escolher aquela que possa lhe oferecer mais economia.

Diferenças-entre-rendimento-médio-e-rendimento-real-comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner
Rendimento de Impressão Cartucho de tinta

O cartucho de tinta contém tinta em formato líquido e o rendimento deve ser calculado conforme a quantidade de tinta que cada cartucho contém. Dependendo do modelo de impressora e da qualidade da tinta, os resultados na utilização podem ser diferentes. Em média, as impressoras jato de tinta rendem a impressão de 17 a 25 páginas com 5% de cobertura para cada mililitro de tinta. Dessa maneira, um cartucho de tinta com capacidade para 20 ml de tinta poderá imprimir, em média, de 340 a 500 páginas, com cobertura de 5%.

toner-ce285a
Rendimento Cartucho de toner

O cartucho de toner, ao contrário do cartucho de tinta, possui um pigmento em forma de pó e, assim, não podemos falar em quantidade de tinta contida no cartucho. O rendimento do toner, no entanto, é mais fácil de mensurar, uma vez que os próprios fabricantes apresentam essa informação na embalagem do cartucho e através dos seus Chip de Toner, que contabilizam o número de páginas impressas, quando este número é alcançado, a impressora não consegue mais realizar impressões, sendo necessário comprar um novo Chip, ou trocar o toner.
Se considerarmos a mesma cobertura de página de 5% para analisar o rendimento do cartucho de toner, um cartucho pode imprimir entre 1 mil e 2 mil páginas, dependendo do modelo da impressora a laser e do fabricante.

Custo-benefício-do-cartucho-de-tinta-vs.-Toner
Custo-benefício do cartucho de tinta vs. Toner

Se compararmos o preço do cartucho de tinta com o cartucho de toner, o de tinta sai ganhando. Como exemplo, podemos analisar os preços de cartuchos de tinta compatíveis com impressoras HP, cujos valores estão entre 10 e 80 reais, dependendo do modelo. Nos toners compatíveis com impressoras HP, os preços podem variar de 30 a 100 reais.
No entanto, ao considerar o rendimento da tinta e do toner, o toner sai mais barato. Um cartucho de toner que possa imprimir 1 mil páginas é o mesmo que três cartuchos de tinta, ou seja, em longo prazo, o toner é mais econômico.
No caso de impressoras coloridas, também devemos prestar atenção no fato de que nas impressoras jato de tinta podemos ter apenas impressões coloridas, enquanto que nas impressoras a laser, usamos apenas o preto, e isso também pode provocar diferença no rendimento.
Os resultados de rendimento de cartucho de tinta ou de toner variam conforme o modelo da impressora e a qualidade do material utilizado, lembrando ainda que as impressoras jato de tinta não possuem um modelo equivalente na tecnologia de impressão a laser, o que também gera diferenças no rendimento.
Mesmo pensando na economia, o mais importante, em determinados trabalhos, é apresentar qualidade. Portanto, na hora de comprar uma impressora e tiver que escolher, pense primeiro no que você vai fazer e na qualidade do trabalho que vai apresentar.

comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner
Comprar Cartuchos de Tinta e de Toner Online

Falando em economia, na Valejet.com é possível ter economia o ano todo. Comprar Cartuchos de Tinta, Cartuchos de Toner e Suprimentos de Impressão com condições facilitadas de pagamentos, parcelas sem juros e ainda entrega para todo Brasil. Compare nossos preços e confira a qualidade dos nossos produtos, que são homologados e de alta performance para fins profissionais, comerciais e domésticos. Grande variedade de Tinta e Toner, compatíveis e originais para você ter os melhores resultados de impressão com materiais gráficos de primeira linha.

 
Posts relacionados
Como usar papel fotográfico adesivo?
Porque usar papel reciclado?
Como identificar as falhas de impressão com toner

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website