Como usar Dicas Impressão

Como usar papel fotográfico adesivo?

Como-imprimir-em-papel-fotográfico

O papel fotográfico adesivo é um tipo de material básico para as mais diversas aplicações profissionais, principalmente para quem trabalha com produtos gráficos, como, por exemplo, imãs de geladeira, lembrancinhas, logomarcas e convites.

Não são apenas os profissionais que precisam do papel adesivo fotográfico: ele também atende as necessidades de uso pessoal, como, por exemplo, criar um mural de fotos ou mesmo presentear pessoas queridas com fotos adesivas.

Além disso, muitas pessoas podem usar impressoras comuns para conseguir uma renda extra, confeccionando brindes personalizados ou lembrancinhas com adesivos. O trabalho não oferece qualquer dificuldade, desde que a pessoa tenha o conhecimento básico para isso.

Os tipos de papel fotográfico adesivo

O mercado oferece dois tipos de papel fotográfico adesivo: de papel e de vinil

O adesivo em papel é o mais comum, sendo também o mais barato, podendo ser encontrado em diferentes versões, como fosco, em papel sulfite, ou em papel reciclado, além do glossy, que é um papel brilhante.

Este último é muito mais utilizado, possibilitando criar rótulos, capas de livros, agendas e lembrancinhas, além de outros produtos. A grande vantagem do papel fotográfico adesivo é sua resistência à água, mesmo sendo produzido com tinta corante.

Por ser de papel, no entanto, o produto fabricado pode não apresentar a resistência necessária, como, por exemplo, em produtos que terão contato com umidade ou que precisam ser lavados.

Embora a impressão não fique manchada, o papel irá enrugar, prejudicando sua qualidade e durabilidade. Por isso, os adesivos em papel são mais recomendados para aplicações internas, em itens como fotoprodutos e outras que não têm contato com umidade.

O adesivo de vinil, por seu lado, apresenta maior flexibilidade e resistência, já que é feito de material plástico. O adesivo de vinil pode ser encontrado em diversas cores e texturas, podendo ou não ser impresso. Ou seja, pode-se utilizar o adesivo de vinil na decoração, aplicando-o com recortes.

Claro que, nesse caso, por ser um material plástico, o adesivo de vinil não pode ser impresso com tinta corante ou pigmentada, em impressora comum, mas sim em impressoras maiores, utilizando tinta solvente.

O papel fotográfico adesivo oferece maior qualidade aos produtos

Para quem quer começar um excelente empreendimento, o grande diferencial está relacionado à qualidade dos materiais utilizados e o papel fotográfico adesivo é sempre a melhor escolha para lembranças e outros produtos.

Sua maior vantagem é que, além de ser papel fotográfico, que retém melhor a tinta e apresenta maior durabilidade, também é um adesivo, que pode ser colocado em qualquer lugar, à vista de todos.

Assim, por exemplo, para fazer Tags e convites, o ideal é usar o papel fotográfico adesivo 130 gramas, que é resistente à água, ou mesmo o papel fotográfico 180 gramas, que oferece as mesmas características.

É importante lembrar, contudo, que, mesmo sendo resistente à água, o material produzido não pode ser lavado. Você pode deixar cair respingos sobre o material e enxugar, ou mesmo pegar com a mão molhada, que ele não desbota, mas, se for lavá-lo, na terceira lavagem a impressão já começa a desbotar.

Se você pretende produzir materiais para venda com papel fotográfico adesivo, deve sempre lembrar seus clientes que, embora o material seja resistente à água, ele não é lavável. Para materiais laváveis, é preciso utilizar o vinil.

O papel fotográfico glossy é a melhor escolha para imprimir fotos adesivas, podendo usar as variações entre 150 e 180 gramas, se você quiser um trabalho mais profissional. Para outros tipos de lembranças é possível usar gramaturas a partir de 90 gramas.

Depois que você escolher o melhor tipo de papel fotográfico adesivo para seus trabalhos, é necessário definir o tipo de tinta e um modelo de impressora. Com a grande quantidade de modelos de impressoras e funcionais, não é difícil escolher a melhor para trabalhar com papel fotográfico, lembrando, no entanto, que nem todas as impressoras são compatíveis com todos os tipos de papéis.

Cuidados com os trabalhos com papel fotográfico adesivo

Existem alguns cuidados necessários para trabalhar com papel fotográfico adesivo. Entre eles, vamos destacar os principais:

Tinta para papel fotográfico adesivo

Para o papel fotográfico, a tinta mais recomendada é a pigmentada, que não desbota com a umidade ou com água e oferece mais tonalidades de cores. A tinta pigmentada é a melhor, se você quer garantir cores mais vibrantes e chamativas.

A tinta corante, por sua vez, é menos resistente e, dessa forma, não deve ser usada, se você quer um produto de qualidade.

Os dois tipos de tinta, pigmentada ou corante, podem ser utilizados com impressoras jato de tinta e, se você quiser conhecer mais a respeito, já publicamos artigos sobre o assunto.

Guarde o papel fotográfico em lugar adequado

O papel fotográfico adesivo não pode ficar exposto ao ambiente, à luz solar ou a altas temperaturas ou umidade. Você deve mantê-lo sempre em sua embalagem plástica, evitando que o material sofra qualquer tipo de dano.

Alimente a impressora da forma correta

Para alimentar a impressora com papel fotográfico adesivo é preciso tomar cuidado, segurando o papel pelas extremidades e nunca tocando o lado acetinado, aquele onde a foto será impressa. Tomando esse cuidado você vai evitar que o papel fique marcado por suas digitais, ou mesmo que fique manchado.

Depois de imprimir, deixe o papel descansar

Depois que você imprimir o seu trabalho é preciso deixar o papel fotográfico adesivo descansar por alguns minutos, permitindo que a tinta seque completamente, evitando manchas.

Impressoras para papel fotográfico adesivo

Existem diversos tipos e marcas de impressoras e multifuncionais que podem ser utilizadas para imprimir com o papel fotográfico adesivo. Entre as melhores, no entanto, estão as seguintes:

  • Impressora Canon Pixma MG 3010
  • Impressora Epson XP441
  • Impressora HP DeskJet 1115

Papel fotográfico adesivo na Valejet.com

Se você pretende fazer trabalhos e lembranças com papel fotográfico adesivo, a Valejet.com pode oferecer os melhores materiais. Além do próprio papel, você vai encontrar tintas pigmentadas das melhores marcas e outros materiais necessários para fazer um trabalho de qualidade.

E você ainda conta com uma equipe especializada, que poderá orientá-lo e esclarecer todas as dúvidas sobre a impressão com papel fotográfico adesivo.

 
Posts relacionados
on e off
Impressora ligando sozinha
jato de tinta
Impressora Jato de Tinta – Um clique e tudo acontece
impressora-nao-puxa-papel
Impressora não puxa Papel? Solução Passo a Passo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website