Como usar Dicas Impressão

Como usar papel fotográfico adesivo?

O papel fotográfico adesivo é um tipo de material básico para as mais diversas aplicações profissionais, principalmente para quem trabalha com produtos gráficos, como, por exemplo, imãs de geladeira, lembrancinhas, logomarcas e convites.

Não são apenas os profissionais que precisam do papel adesivo fotográfico: ele também atende as necessidades de uso pessoal, como, por exemplo, criar um mural de fotos ou mesmo presentear pessoas queridas com fotos adesivas.

E para te ajudar, a Valejet preparou este artigo com dicas sobre papel fotográfico adesivo.

Além disso, muitas pessoas podem usar impressoras comuns para conseguir uma renda extra, confeccionando brindes personalizados ou lembrancinhas com adesivos. O trabalho não oferece qualquer dificuldade, desde que a pessoa tenha o conhecimento básico para isso.

Os tipos de papel fotográfico adesivo

papel-fotografico-adesivo-glossy-brilhante-180g-a4-greenbelt-100-folhasO mercado oferece dois tipos de papel fotográfico adesivo: de papel e de vinil

O adesivo em papel é o mais comum, sendo também o mais barato, podendo ser encontrado em diferentes versões, como fosco, em papel sulfite, ou em papel reciclado, além do glossy, que é um papel brilhante.

Este último é muito mais utilizado, possibilitando criar rótulos, capas de livros, agendas e lembrancinhas, além de outros produtos. A grande vantagem do papel fotográfico adesivo é sua resistência à água, mesmo sendo produzido com tinta corante.

Por ser de papel, no entanto, o produto fabricado pode não apresentar a resistência necessária, como, por exemplo, em produtos que terão contato com umidade ou que precisam ser lavados.

Embora a impressão não fique manchada, o papel irá enrugar, prejudicando sua qualidade e durabilidade. Por isso, os adesivos em papel são mais recomendados para aplicações internas, em itens como foto produtos e outras que não têm contato com umidade.

O adesivo de vinil, por seu lado, apresenta maior flexibilidade e resistência, já que é feito de material plástico. O adesivo de vinil pode ser encontrado em diversas cores e texturas, podendo ou não ser impresso. Ou seja, pode-se utilizar o adesivo de vinil na decoração, aplicando-o com recortes.

Claro que, nesse caso, por ser um material plástico, o adesivo de vinil não pode ser impresso com tinta corante ou pigmentada, em impressora comum, mas sim em impressoras maiores, utilizando tinta solvente.

Confira nosso site Valejet.com descontos exclusivos!

O papel fotográfico adesivo oferece maior qualidade aos produtos

Para quem quer começar um excelente empreendimento, o grande diferencial está relacionado à qualidade dos materiais utilizados e o papel fotográfico adesivo é sempre a melhor escolha para papel-fotografico-a3-glossy-adesivo-20-folhas-135g-greenbeltlembranças e outros produtos.

Sua maior vantagem é que, além de ser papel fotográfico, que retém melhor a tinta e apresenta maior durabilidade, também é um adesivo, que pode ser colocado em qualquer lugar, à vista de todos.

Assim, por exemplo, para fazer Tags e convites, o ideal é usar o papel fotográfico adesivo 130 gramas, que é resistente à água, ou mesmo o papel fotográfico 180 gramas, que oferece as mesmas características.

É importante lembrar, contudo, que, mesmo sendo resistente à água, o material produzido não pode ser lavado. Você pode deixar cair respingos sobre o material e enxugar, ou mesmo pegar com a mão molhada, que ele não desbota, mas, se for lavá-lo, na terceira lavagem a impressão já começa a desbotar.

Se você pretende produzir materiais para venda com papel fotográfico adesivo, deve sempre lembrar seus clientes que, embora o material seja resistente à água, ele não é lavável. Para materiais laváveis, é preciso utilizar o vinil.

O papel fotográfico glossy é a melhor escolha para imprimir fotos adesivas, podendo usar as variações entre 150 e 180 gramas, se você quiser um trabalho mais profissional. Para outros tipos de lembranças é possível usar gramaturas a partir de 90 gramas.

Depois que você escolher o melhor tipo de papel fotográfico adesivo para seus trabalhos, é necessário definir o tipo de tinta e um modelo de impressora. Com a grande quantidade de modelos de impressoras e funcionais, não é difícil escolher a melhor para trabalhar com papel fotográfico, lembrando, no entanto, que nem todas as impressoras são compatíveis com todos os tipos de papéis.

Cuidados com os trabalhos com papel fotográfico adesivo

Existem alguns cuidados necessários para trabalhar com papel fotográfico adesivo. Entre eles, vamos destacar os principais:

kit-4-tinta-para-epson-l375-ecotank-cmyk-corante-2-litros-valejetTinta para papel fotográfico adesivo

Para o papel fotográfico, a tinta mais recomendada é a corante, pois tem uma ótima penetração na mídia, assim ela pode ser utilizada em quase todos os tipos de papéis, sendo também uma vantagem para a impressão de fotos, evitando causar variações de brilho e iluminações com aspecto artificial.

A tinta corante, pode ser utilizada com impressoras jato de tinta e, se você quiser conhecer mais a respeito, já publicamos artigos sobre o assunto.

Guarde o papel fotográfico em lugar adequado

O papel fotográfico adesivo não pode ficar exposto ao ambiente, à luz solar ou a altas temperaturas ou umidade. Você deve mantê-lo sempre em sua embalagem plástica, evitando que o material sofra qualquer tipo de dano.

Alimente a impressora da forma correta

Para alimentar a impressora com papel fotográfico adesivo é preciso tomar cuidado, segurando o papel pelas extremidades e nunca tocando o lado acetinado, aquele onde a foto será impressa. Tomando esse cuidado você vai evitar que o papel fique marcado por suas digitais, ou mesmo que fique manchado.

Depois de imprimir, deixe o papel descansar

Depois que você imprimir o seu trabalho é preciso deixar o papel fotográfico adesivo descansar por alguns minutos, permitindo que a tinta seque completamente, evitando manchas.

Impressoras para papel fotográfico adesivo

Existem diversos tipos e marcas de impressoras e multifuncionais que podem ser utilizadas para imprimir com o papel fotográfico adesivo. Entre as melhores, no entanto, estão as seguintes:

  • Impressora Canon Pixma MG 3010
  • Impressora Epson XP441
  • Impressora HP DeskJet 1115

Papel fotográfico adesivo na Valejet.com

Se você pretende fazer trabalhos e lembranças com papel fotográfico adesivo, a Valejet.com pode oferecer os melhores materiais. Além do próprio papel, você vai encontrar tintas pigmentadas das melhores marcas e outros materiais necessários para fazer um trabalho de qualidade.

E você ainda conta com uma equipe especializada, que poderá orientá-lo e esclarecer todas as dúvidas sobre a impressão com papel fotográfico adesivo.

 
Posts relacionados
Manual Recarga dos Cartuchos de Tinta Lexmark 17 Preto e Lexmark 27 Colorido
Toner compatível é bom?
como trocar de cartucho
Como trocar o cartucho de tinta da impressora
33 Comentários
  • Claudia
    18/12/2019 at 17:18
    Repetir

    a HP DeskJet Ink 2676 imprime adesivos?

     
    • 19/12/2019 at 15:45
      Repetir

      Olá Cláudia.

      Agradecemos pelo seu comentário.

      Sim, imprime o que você precisaria verificar é em questão da gramatura do papel fotográfico e se sua impressora suporte essa gramatura.

      Atenciosamente | Equipe Valejet.com

       
  • Karla SIlva
    18/12/2019 at 17:14
    Repetir

    Boa tarde, gostaria de saber se a Canon TS 3110 além de imprimir em papel fotográfico imprime papéis comuns como de escritório.

     
  • Miguel Gabriel
    15/10/2019 at 15:03
    Repetir

    Se realizar a impressão em impressora a laser dá certo?

     
    • 25/10/2019 at 16:55
      Repetir

      Olá Miguel.

      Você pode fazer a impressão em papel fotográfico Laser.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Atenciosamente | Equipe Valejet.com

       
  • Suéle
    04/10/2019 at 23:30
    Repetir

    Qual desses papeis é indicado para fazer adesivos de unhaz?

     
    • 15/10/2019 at 10:56
      Repetir

      Olá Suéle.

      Agradecemos seu comentário.

      Depende do tipo de adesivo que deseja, verifiquei que algumas pessoas explicam o passo a passo na internet.

      Atenciosamente | Equipe Valejet.com

       
  • Marlene Alves
    24/09/2019 at 20:01
    Repetir

    Por favor, uma informação. Tenho a impressora HP Photosmart C4680 e uso a tinta do Refil 60, tanto preto como colorido. Posso usar o papel fotográfico fosco ou glossy? E a impressora HP LaserJet Pro 400 M401dne (monocromática) pode usar neste papel por ser laser? Obrigada

     
    • 25/09/2019 at 17:23
      Repetir

      Olá Marlene.

      Você pode usar sim, só não deve ultrapassar a gramatura limite da impressora.

      Atenciosamente| Equipe valejet.com

       
  • Angelica
    20/09/2019 at 01:49
    Repetir

    Bom dia!!! Posso usar esse papel adesivo na HP tanque de tinta 412? Grata

     
    • 20/09/2019 at 15:00
      Repetir

      Olá Angêlica.

      Pode usar qualquer papel desejado, dentro das limitações de gramatura da sua impressora.

      A4: 60 a 90 g/m²; Envelopes HP: 75 a 90 g/m²; Cartões HP: até 200 g/m²; Papel fotográfico HP 10 x 15 cm: até 300 g/m²

      Atenciosamente| Equipe Valejet.com

       
  • July Lima
    16/09/2019 at 20:09
    Repetir

    Olá, tudo bem? Eu tenho uma impressora hp 1516, comprei o papel glossy adesivo para colar nas minhas peças, pois trabalho com artesanato, mas a impressão não fixa. Sai como se fosse pó, por mais que eu espere secar. Não sei mais o que fazer, sinto que só perdi dinheiro, e o cartucho é original. Sei que minha impressora é antiga, mas achei que desse, vc saberia me ajudar, por favor?

     
    • 20/09/2019 at 11:13
      Repetir

      Olá July.

      As impressoras de marca HP tem segmento de tinta padrão, black pigmentada e demais coloridas corante, porém a tinta pigmentada não adere em papéis fotográficos.

      Atenciosamente| Equipe Valejet.com

       
  • Emanuel
    14/08/2019 at 13:12
    Repetir

    Ola gostaria de saber se a impressora EPSON L365 imprime em qualidade no papel fotográfico?

     
    • 19/08/2019 at 18:01
      Repetir

      Olá Emanual.

      Agradecemos seu comentário.

      Imprime sim! O que você precisa é colocar as impressões em mode de alta qualidade.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Atenciosamente | Equipe Valejet.com

       
  • Adriana
    26/07/2019 at 16:22
    Repetir

    Uso papel adesivo glossy para etiqueta dos meus congelados mas alguns estão soltando uso a epsonl120 com tinta original
    Tem algum outro tipo de papel adesivo que possa me recomendar ou alguma outra solução

     
    • 29/07/2019 at 17:41
      Repetir

      Olá Adriana.

      No tipo de trabalho que faz está adequado o uso de papel fotográfico adesivo com a tinta corante, mas se não está tendo a qualidade esperada, indicamos que troque a marca de papel para um novo teste.

      Atenciosamente|Equipe Valejet.com

       
  • Adriana Pereira
    26/07/2019 at 10:47
    Repetir

    Bom dia! Gostaria de saber se a impressora Epson L3110 imprime esse tipo de papel? Obrigada!

     
    • 29/07/2019 at 17:37
      Repetir

      Olá Adriana.

      Se a tinta usada em sua impressora for a corante consegue imprimir sim em papéis fotográficos, porém se for pigmentada não irá conseguir impressão, pois a pigmentada não aderi estes papéis, somente sulfite.

      Atenciosamente|Equipe Valejet.com

       
  • Flávia
    25/07/2019 at 07:58
    Repetir

    O papel fotográfico adesivo fixa bem na parede? Eu queria “adesivar” minha parede, dai ia imprimir a arte no papel, recortaria, e tiraria aquela partezinha de trás para colar na parede, mas estou com dúvidas se ele adere bem…

     
    • 25/07/2019 at 18:37
      Repetir

      Olá Flávia.

      O papel adesivo pode aderir na parede que não seja porosa e sim lisa, porém não acredito que irá durar e fixar por muito tempo, uma opção é procurar sobre o verniz de papéis fotográficos, para que possa ter um acabamento melhor.

      Atenciosamente|Equipe Valejet.com

       
  • Fernanda
    02/07/2019 at 03:32
    Repetir

    Tenho uma impressora HP Deskjet f2050 multifuncional, gostaria de saber se consigo imprimir em papel adesivo? E qual tipo de tinta ?

     
    • 02/07/2019 at 12:39
      Repetir

      Olá Fernanda.

      A HP segue um padrão de Black Pigmentada e as demais coloridas Corante, o ideal para impressão de imagens ou em papeis que não sejam sulfite é utilizar a corante, confirme com um técnico o tipo de tinta que está usando atualmente pois se for a pigmentada terá de fazer uma limpeza e usar a corante pra fazer os tipos de impressões que deseja, pois a pigmentada não aderi outros formatos de papeis que não sejam sulfite.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Atenciosamente|Equipe|Valejet.com

       
  • Denilson
    01/06/2019 at 09:15
    Repetir

    Ali vcs citam que é para usar tinta pigmentada, nos comentários a corante, qual a melhor?

     
    • 01/06/2019 at 10:39
      Repetir

      Olá Denilson!
      Segue abaixo a diferença de cada tinta, porem você precisa verificar qual tinta esta atualmente em sua impressora, antes de adicionar uma nova, para não gerar problemas no equipamento.
      A tinta Corante atualmente é a tinta padrão nas impressoras, utilizada para impressão em papel fotográficos e comum, tingem as fibras do papel, resultando em cores vibrantes e brilhantes garantindo uma impressão uniforme. A Tinta Pigmentada é utilizada para impressões em papel comum (para maior durabilidade em tempo, pois não desbotam) e transfer em algodão (papel transfer especial para transferência em tecidos de algodão), a fixação em alguns papéis não funciona devido a sua pigmentação e viscosidade, pois não penetra na fibra do papel, sendo necessário o uso de papel especifico.
      Atenciosamente, equipe Valejet.

       
  • Izadora
    05/04/2019 at 17:03
    Repetir

    Gostaria de saber se a impressora EPSON L3150 é boa pra impressão no papel fotográfico glossy.
    Desde já agradeço.

     
    • 09/04/2019 at 09:58
      Repetir

      Olá Izadora.

      A linha de impressoras da Epson lhe atendera muito bem, use a tinta corante para impressão de fotos.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Equipe|Valejet.com

       
  • Gabriela Andrade
    21/01/2019 at 08:02
    Repetir

    Gostaria de saber se a impressora Canon Pixma G3100V é boa pra impressão no papel fotográfico glossy. Desde já agradeço.

     
    • 06/02/2019 at 09:44
      Repetir

      Bom dia, Gabriela.

      Recomendamos que a impressão neste tipo de papel seja feito por uma impressora que utiliza todas as tintas corantes.
      No caso da Canon ela utiliza a black pigmentada, o que não é indicado.

      Att. Equipe Valejet

       
  • Luana Schuler
    19/12/2018 at 13:45
    Repetir

    Tenho uma impressora canon pixma mg 3010 que no artigo diz ser uma das melhores para imprimir fotos em papel adesivo, porém já fiz vários testes e a imagem sempre borra nas partes pretas da figura. Poderia ser a marca do papel que está influenciando na qualidade do trabalho?

     
    • 06/02/2019 at 10:08
      Repetir

      Olá, Luana.

      Provavelmente é problema em algum acessório da impressora ou na configuração da mesma.
      Você pode realizar um teste em outro papel também.

      Att. Equipe Valejet

       
  • 15/11/2018 at 10:37
    Repetir

    Justo o que estou precisando, obrigada!

     

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website