Dicas Empreendedorismo Especial

Como montar Coworking – O Guia Absolutamente Completo

salas-coworking

O coworking é uma nova forma de aplicar e pensar em ambiente de trabalho, seguindo uma tendência que teve início com os freelancers e as startups, reunindo pessoas com diferentes habilidades num mesmo ambiente e trocando experiências para garantir melhor produtividade.

Com a união de profissionais, o sistema coworking começou a se espalhar pelo mundo, chegando ao Brasil, onde já existem centenas de espaços destinados a essa atividade. Estima-se que, no mundo todo, já existam mais de 4 mil espaços de coworking em funcionamento.

O êxito dessa nova forma de trabalho partiu de uma ideia bastante simples: profissionais independentes que precisam de espaço para trabalhar e, em consequência, procuram um espaço democrático, onde podem desenvolver seus próprios projetos sem o isolamento apresentado pelo sistema home office ou mesmo a distração oferecida por espaços públicos.

No sistema coworking, o profissional encontra um ambiente especialmente pensado para o desenvolvimento do trabalho autônomo, permitindo manter atualizada a networking com pessoas de muitas outras áreas ,além de ter uma estrutura para recepcionar seus clientes com um custo muito abaixo do que teria se precisasse alugar uma sala comercial.

As vantagens de trabalhar no sistema coworking

O coworking é o espaço ideal para quem procura um local tranquilo para trabalhar, tendo toda a infraestrutura que precisa e pagando por isso um preço justo. As vantagens, no entanto, ultrapassam esses dois quesitos:

coworkingA flexibilidade do coworking

O profissional não precisa ir todos os dias para seu espaço no coworking, podendo utilizá-lo apenas algumas vezes por semana. Enquanto o espaço não estiver ocupado por ele, outro profissional pode usá-lo e, dessa forma, todo mundo sai ganhando.

Além disso, a maior parte dos coworkings existentes funcionam também durante os finais de semana, atendendo inclusive aquelas pessoas que não possuem horário fixo para executar suas tarefas.

Menor custo com o coworking

No coworking, cada profissional paga apenas pelo espaço e pelos recursos que utiliza e, dessa forma, o custo operacional mensal é muito menor do que alugar um escritório ou uma sala comercial.

A economia apresentada na utilização do coworking permite ao profissional usar a economia para investir em seu próprio empreendimento, gerando novas receitas.

Coworking como alternativa ao home office

Para quem está começando um novo empreendimento e não tem condições financeiras de montar o seu próprio escritório, pode-se começar pelo home office. No entanto, em sua residência, o profissional pode ser distraído por familiares ou por visitas, podendo comprometer o seu rendimento.

Assim, o coworking se torna uma excelente alternativa, já que o custo é baixo e o espaço é mais adequado para o trabalho.

Atualização e manutenção do networking

Trabalhando em um empreendimento próprio ou com parceiros, o profissional precisa estabelecer boas parcerias no mundo corporativo. Contudo, nem sempre ele sabe onde encontrar as pessoas corretas para agregar valor ao seu trabalho.

No espaço oferecido pelo coworking, existem profissionais dos mais diversos setores, sendo uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas e criar novos vínculos comerciais.

As vantagens vão além das que foram relacionadas, oferecendo apenas uma ideia de como funciona o coworking e como o sistema pode influenciar para melhorar o trabalho de qualquer profissional.

O coworking é, principalmente, um espaço de colaboração, palavra cada vez mais presente em todos os ramos de atividade. Com colaboração, o trabalho se torna mais viável e, na maior parte das vezes, muito mais produtivo.

O coworking oferece exatamente essa condição, com salas de trabalho disponíveis para qualquer atividade profissional que exige o trabalho mental, além de conhecer outros profissionais e utilizar recursos, como uma boa conexão com a internet e equipamentos de ponta, como monitores e impressoras, entre outros.

Como funciona um coworking?

como-montar-coworking

Mais do que apenas uma ideia de utilização de espaço e de trabalho colaborativo, o coworking é um espaço onde os profissionais podem dividir experiências e ideias, criar o networking e utilizar recursos espaço físico para a realização de suas atividades.

Com a utilização da internet e pelo fato de muitas profissões permitirem que um único profissional seja praticamente uma empresa, usando apenas o computador e a conexão para gerenciar suas atividades, as necessidades se tornam comuns, fazendo com que os profissionais procurassem um local para compartilhar os mesmos recursos.

Um bom exemplo do coworking é a utilização de impressoras de ponta em um mesmo escritório. A maior parte do tempo é comum que um equipamento permaneça ocioso, recebendo sua carga de trabalho apenas em situações específicas e voltando à inatividade. Dessa forma, o investimento em equipamentos e necessidades de um escritório podem se tornar bastante alto.

Claro que, quando falamos de impressora, os valores praticados pelo mercado ainda são acessíveis, mas, quando falamos do aluguel de um imóvel para montar um escritório, grande parte dos profissionais não possui renda suficiente para tanto. Essa é uma questão que faz parte dos problemas que o coworking pode resolver de maneira bem prática.

É evidente que não se trata apenas na necessidade de equipamentos que o coworking pode solucionar. Como os próprios profissionais envolvidos no formato, o coworking é um encontro de empresas de formato e atividades diferentes que, reunidas, conseguem trocar informações e encontrar soluções para os mais diversos problemas, fazendo com que profissionais se transformem em uma empresa de maior porte.

Como montar um coworking

Além de ser uma solução para pequenas empresas ou profissionais que buscam um local mais acessível e com maiores opções de relacionamento para executar suas atividades, o coworking também se apresenta como solução para proprietários de imóveis e investidores que procuram novas soluções e ideias.

A montagem de um coworking pode partir da iniciativa de um proprietário de um imóvel muito bem localizado, ou de diversos profissionais que resolvem reunir suas empresas dentro de um mesmo espaço, em um imóvel, criando uma solução mais apropriada para não gerar maiores impactos no faturamento de seus empreendimentos.

No entanto, para montar um coworking é preciso analisar todas as suas necessidades, garantindo que o espaço seja um empreendimento de sucesso. Para quem está planejando a criação de um espaço de coworking, é necessário levar em consideração a localização do imóvel, o comércio da região, a facilidade no uso de transporte público, que valorizam o espaço, como acontece com qualquer atividade comercial.

As necessidades internas também são de extrema importância para o bom funcionamento do coworking, devendo apresentar instalações adequadas, com segurança para os integrantes e, principalmente, com a legalização necessária, sendo vistoriada pelos órgãos competentes, além de oferecer equipamento de ponta e conforto para os participantes.

O material de escritório, por exemplo, está entre as necessidades básicas para qualquer tipo de escritório e para os mais diferentes segmentos profissionais, devendo oferecer internet Wi-Fi de qualidade, ar condicionado, móveis (como sofás, mesas e cadeiras para acomodação), além dos equipamentos específicos, como uma impressora de qualidade ou um monitor com maior tamanho, que são exigências comuns de diversos profissionais.

É preciso lembrar ainda que, em um coworking, existem profissionais dos mais variados segmentos, trabalhando com tecnologia, marketing, produção, serviços e atividades específicas, como trabalhos gráficos ou com produtos perecíveis, entre outros.

Essas especificidades podem surgir e é necessário que o coworking ofereça atendimento a essas necessidades.

Impressora HP: a mais utilizada em espaços de coworking

Um dos equipamentos mais utilizados em espaços de coworking é a impressora. Ela é essencial para a maior parte das empresas e uma boa impressora HP oferece qualidade e durabilidade para esse tipo de atividade, permitindo que todos os profissionais do local possam aproveitar desse benefício com maior tranquilidade.

A impressora HP é a mais indicada pela especialidade da marca nesses produtos. Apresentando modelos mais atualizados e com novas funcionalidades, o equipamento facilita a vida do usuário, oferecendo maior confiança nos trabalhos de impressão, principalmente porque HP é uma marca sinônimo de qualidade.

A HP oferece alguns modelos que podem ser escolhidos por sua praticidade, pela economia de insumos, pela velocidade de impressão ou mesmo por sua melhor qualidade no resultado da impressão.

Em espaços de coworking, o maior segredo é conhecer a necessidade dos profissionais e, dependendo do modelo escolhido, a diferença no custo de aquisição, mesmo sendo mais alta, acaba sendo mais em conta quando se trata de reposição de consumíveis.

Os principais modelos de impressora HP utilizados em coworking são os seguintes:

  • Impressora HP Deskjet GT 5822, multifuncional com tanque de tinta e com wireless;
  • Impressora HP Deskjet 1115 F5S21A Ind Advantage;
  • Impressora HP LaserJet M521DN A8P79A Multifuncional;
  • Impressora HP OfficeJet 7110 CR78A A3, grande formato, com wireless.

Impressoras HP na Valejet.com

Na Valejet.com você pode encontrar as impressoras HP com garantia de fábrica. Se você pretende montar um coworking ou se precisa desse tipo de equipamento para seu trabalho em home office, procure-nos.

Temos uma equipe altamente especializada em solucionar suas dúvidas e oferecer, além da melhor impressora, todos os insumos necessários para o melhor trabalho de impressão.

 
Posts relacionados
HP usa QR code para garantir o atestado de originalidade dos cartuchos
O que é Energy Star?
Porque usar papel reciclado?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website