Casa e decoração Como usar Dicas

Como funciona e como usar Panela de Pressão: dicas e cuidados para cozinhar com segurança

como-funciona-e-como-usar-panela-de-pressao-dicas-e-cuidados-para-cozinhar-com-seguranca

A panela de pressão pode ser usada para inúmeras receitas, havendo apenas a necessidade de calcular o tempo exato de cozimento. Além do comum e tradicional feijão, que fica pronto em tempo muito menor do que numa panela comum, a panela de pressão serve para cozinhar carnes, sopas, legumes e até massas e doces, que nada ficam a dever em cor, textura ou sabor aos alimentos feitos em panelas normais.
Como é possível cozinhar muito mais rápido em panelas de pressão, ela é um utensílio de cozinha que se torna o preferido para muitos cozinheiros que não gostam de perder tempo. Contudo, para usar esse tipo de utensílio são necessários alguns cuidados, além da própria manutenção da panela, para que não ocorram acidentes.
Antes de utilizar uma panela de pressão é preciso ler o seu manual de instruções, já que, mesmo pequenas, existem algumas diferenças entre as diversas marcas e modelos. E aqui, vale lembrar que a panela de pressão é um utensílio que já passou por muitas inovações, principalmente com relação à segurança. Confira em nossa matéria o porque na panela de pressão os alimentos cozinham mais rápido e muitas dicas de como usar panela de pressão corretamente!

O que não mudou foi a rapidez com que podemos preparar os alimentos nesse utensílio tão necessário na cozinha. Com relação aos materiais, hoje existem modelos dos mais diversos:

Panela de pressão de alumínio: são as mais simples que podemos encontrar no mercado, podendo ser usadas com qualquer tipo de alimento. A versão polida é a preferida, já que facilitam a limpeza;
• Panela de pressão de revestimento em inox: nesse modelo de panela podemos encontrar diversas camadas de metal, oferecendo maior difusão de calor e cozimento ainda mais rápido. Os revestimentos podem ser duplos, triplos, chegando a até sete camadas, cobrindo tanto o fundo quanto as paredes da panela;
Panela de pressão antiaderente: os modelos antiaderentes são revestidos por teflon, um material produzido a partir de um polímero, que não reage a outras substâncias, permanecendo inerte e não permitindo que os alimentos se grudem na panela;
Panela de pressão elétrica: certamente a maior novidade em panelas de pressão, já que alguns modelos oferecem até um sistema programado de receitas.

como-funciona-e-como-usar-panela-de-pressao-dicas-e-cuidados-para-cozinhar-com-seguranca-2

Porque na panela de pressão os alimentos cozinham mais rápido?

O cozimento na panela de pressão é mais rápido porque, em seu interior, a temperatura chega a graus mais elevados do que o normal. Enquanto o ponto de ebulição da água é de 100 graus centígrados ao nível do mar, no interior da panela de pressão essa temperatura pode passar de 120 graus.
Essa condição ocorre porque a panela de pressão funciona aprisionando o vapor, fazendo com que a temperatura interna aumente juntamente com a pressão do vapor, transferindo o calor para os alimentos e fazendo com que cheguem no ponto ideal em menos tempo.
Exatamente por isso a panela deve ficar fechada, com uma borracha de vedação de qualidade, mantida entre a tampa e a panela. Além disso, para impedir que o vapor escape, a panela deve ser mantida com a trava de segurança bem encaixada.
A válvula da panela de pressão é a segurança e garantia para que a panela não exploda com alta pressão e temperatura. O pino possui o peso adequado à pressão interna, eliminando o vapor em excesso e permitindo que a pressão seja constante para melhor cozimento dos alimentos.
Quando o pino começa a apitar e a soltar fumaça, é um sinal de que a panela de pressão está funcionando dentro dos padrões normais, ou seja, o excesso de vapor está sendo expelindo, o que nos mostra que não existe qualquer risco de explosão.
Além do pino de segurança, a tampa da panela de pressão também possui uma válvula de segurança. No caso de o alimento entupir o pino ou quando, por algum motivo, ele deixa de funcionar, essa válvula se rompe a uma determinada pressão, expulsando o vapor em excesso e evitando que haja uma explosão.

como-funciona-e-como-usar-panela-de-pressao-dicas-e-cuidados-para-cozinhar-com-seguranca-3

Como usar panela de pressão sem riscos

Para usar corretamente a panela de pressão, em primeiro lugar é preciso observar que, dentro dela, existe uma marca de nível máximo. A panela só pode ser enchida até esse nível para que possa funcionar corretamente. Não havendo qualquer marca, a medida certa é encher apenas 2/3 da panela.
Como se trata de cozimento sob pressão e a vapor, não se deve colocar alimentos muito secos para serem preparados, devendo se colocar água ou caldo para que a panela tenha pressão suficiente e para evitar acidentes.
A panela deve ser fechada com todo o cuidado, observando-se que a borracha da tampa fique bem encaixada antes de ser levada ao fogo. Por fim, quando o pino começar a apitar, é necessário baixar o fogo.
Encerrado o tempo determinado para o cozimento, o fogo deve ser desligado e a panela deve ser esfriada para eliminar toda a pressão antes de ser aberta. Mesmo que seja algo bastante complicado, é importante nunca abrir a panela sem retirar toda a pressão.
Para tirar a pressão mais rapidamente, depois que a panela for retirada do fogo e estiver um pouco mais fria, basta coloca-la sob a torneira de água fria, molhando apenas a lateral.
Depois de baixar o pino e não sair qualquer barulho mesmo quando ele for mexido, toda a pressão foi eliminada e a panela de pressão pode ser aberta com segurança.

como-funciona-e-como-usar-panela-de-pressao-dicas-e-cuidados-para-cozinhar-com-seguranca-5

Cuidados necessários com a panela de pressão

• Um fator importante e essencial a ser observado na compra de uma panela de pressão é o selo do Inmetro. Nunca compre uma panela que não tenha esse selo para garantir sua própria segurança.
• Durante a utilização, se o pino parar de apitar mesmo com o fogo ligado, desligue imediatamente o fogo, esfrie a panela e verifique se não há entupimento.
• Depois de utilizada, a panela de pressão deve ser lavada muito bem, inclusive o pino e a borracha.
• Quando a borracha estiver seca ou começando a se partir, deve ser trocada imediatamente.
• Por fim, quando a panela já estiver com bom tempo de uso ou quando você observar que ela está apresentando algum problema, compre outra. Sua segurança é mais importante.

onde-comprar-panela-de-pressao-como-funciona-e-como-usar-panela-de-pressao-dicas-e-cuidados-para-cozinhar-com-seguranca

Valejet.com: o lugar certo para comprar panelas

Na hora de comprar panela de pressão, procure a Valejet.com. Temos as melhores marcas, todas devidamente certificadas pelo Inmetro e oferecemos a garantia de fábrica. A Marca de panelas Fortaleza oferece os melhores combos, ou seja, Kits de Panelas que já acompanham a Panela de Pressão, refletindo no melhor custo x benefício. Consulte nosso site e escolha o que for mais adequado para sua cozinha: nossa entrega é rápida e nosso atendimento já é uma referência no mercado, oferecemos ainda as melhores condições de pagamento, parcele suas compras em 6x sem juros, tenha descontos para pagamentos à vista ou ainda aproveite de promoções relâmpagos e obtenha os melhores preços!

 
Posts relacionados
snap fill
Não está saindo tinta do seu cartucho? Use Snap Fill
empreender em tempos de crise
Como empreender em tempos de crise
Qualidade da recarga tem ligação direta com a limpeza

Deixe seu comentário