Dicas Epson

Como fazer a limpeza do bulk ink de maneira correta

bulk ink

Uma das principais dúvidas apresentadas por usuários de bulk ink é a possibilidade ou não de utilizar diversos tipos de tinta apenas com a troca do sistema de alimentação, ou seja, usar uma tinta corante ou pigmentada para imprimir fotos e depois usar tinta sublimática.

Para quem quer fazer um trabalho profissional, esta não é uma boa ideia, uma vez que a impressora sempre mantém uma determinada quantidade de tinta na cabeça de impressão. Esse resto de tinta que fica acumulado serve para manter a cabeça de impressão lubrificada, evitando que ocorra entupimento ou ressecamento.

A melhor forma de trocar as tintas é esvaziar os reservatórios, colocar a nova tinta e fazer a limpeza da cabeça de impressão diversas vezes, até que a tinta seja completamente removida.

Na troca de tintas, é preciso também imprimir diversas folhas, garantindo a remoção completa da tinta anterior, um processo que é um tanto demorado e gera desperdício de tinta, se for necessário fazer a troca frequentemente. Assim, no caso de usuários que utilizam tintas diferentes, o melhor mesmo é ter mais de uma impressora, usando cada uma para cada tipo de tinta.

Para melhor entender o processo, vamos explicar como funciona a limpeza da cabeça de impressão Epson, que é a marca de impressora mais usada para o uso de tinta sublimática:

Como funciona a limpeza na cabeça de impressão no sistema bulk ink

impressora bulk ink

A cabeça de impressão Epson usa o processo de injeção de tintas por atuadores piezelétrico, ou seja, micropalhetas que vibram em frequenta muito alta, empurrando a tinta pelos bicos injetores.

Para limpar a cabeça de impressão, a própria impressora possui uma bomba peristáltica, que tem a função de puxar a tinta dos cartuchos e encher os canais internos, eliminando o ar e pequenas bolhas que possam impedir a tinta de fluir pelos dutos de 70 micros de espessura.

O processo de limpeza pode ser utilizado diretamente através do driver de impressão ou pelo botão contendo uma gota no painel da impressora. Entre cada processo de limpeza é preciso fazer a verificação dos jatos e, além disso, o usuário não deve fazer mais do que 5 limpezas consecutivas, no caso de haver alguma falha, mas sim procurar saber a razão das falhas.

Veja, a seguir, o passo a passo para fazer a limpeza do bulk ink de forma correta:

  • Acesse o menu Iniciar e vá em Dispositivos e Impressoras;
  • Clique na impressora instalada com o botão direito do mouse e selecione a opção Preferências de Impressão;
  • Na nova janela que se abre, vá até a aba Manutenção e, em seguida, clique em Limpeza do Cabeçote;
  • Faça a limpeza da cabeça de impressão pelo menos 3 vezes, garantindo que possíveis sujeiras e resíduos sejam eliminados;
  • Faça a impressão de uma página de teste e, se houver qualquer falha na impressão, repita a limpeza.

Falhas que podem prejudicar a impressão

No sistema bulk ink existem alguns tipos de falhas que podem ocorrer e, para prevenir, é preciso conhecer o que acontece:

  • Uso da impressora em ambientes com temperaturas mais elevadas, acima de 30C;
  • Remoção do cartucho da impressora por períodos mais longo ou esgotamento do cartucho de tinta;
  • Uso de cartuchos com o lacre violado, removido ou perfurado, que podem causar entrada de ar no seu interior;
  • Prazo de validade vencido, que podem alterar as propriedades da tinta, inclusive podendo fazer com que elas sequem na cabeça de impressão, provocando o entupimento.

Como recuperar a cabeça de impressão no sistema bulk ink

bulk ink

Para fazer a limpeza com mais segurança e recuperar a cabeça de impressão, se não der resultado o procedimento anterior, o usuário deve, antes, verificar a possível razão das falhas:

  • Fazer testes de injetores aplicando o procedimento através do painel frontal da impressora;
  • Identificar possíveis falhas de injetores, cabeças de impressão preta e colorida;
  • Analisar as condições de funcionamento da bomba de sucção e do captador de tinta;
  • Verificar os feltros absorventes e as engrenagens de acionamento da bomba de sucção;
  • Fazer um ciclo de limpeza através do programa de ajustes;
  • Fazer testes de injetores verificando se há alguma redução nas falhas;
  • Imprimir algumas folhas de testes em modo texto, usando todas as cores.

Caso tenha notado alguma melhora na impressão, o usuário deve fazer a comparação entre a primeira e a última página impressa. No caso de ter um resultado negativo, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Remover a cabeça de impressão para limpeza manual com uma solução para desentupimento de cartucho de tinta e cabeça de impressão;
  • Retirar a cabeça de impressão, colocá-la em um recipiente plástico para diluir a tinta ressecada;
  • Usar o líquido de limpeza pronto para uso, sem precisar diluir em água destilada;
  • Deixar a cabeça de impressão por um período mínimo de 12 horas em contato com o líquido novo, sem uso;
  • Depois desse tempo, injetar a solução para desentupimento nos bicos de entrada de tinta em todas as cores.

A solução deve ser injetada aplicando uma pequena pressão, até que se perceba a saída de líquido nos injetores. Para isso, é preciso usar uma seringa de 10 ml, retirando a agulha e utilizando um pedaço de 10 cm de mangueira de uma bomba de sucção já usada.

Valejet.com: aqui você encontra os suprimentos

bulk ink valejet

A Valejet.com é uma das marcas mais consolidadas no mercado de bulk ink e suprimentos de impressão. Em nosso site você vai encontrar tudo o que precisa para fazer a limpeza do bulk ink de forma correta, além de contar com uma equipe especializada que pode esclarecer suas dúvidas com relação à utilização correta das impressoras.

 
Posts relacionados
Solucione os problemas dos clientes!
fragmentadora de papel
Por que é importante ter uma Fragmentadora?
cartucho compativel
Desvendando os mitos do Cartucho Compatível

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website