Dicas Impressão Informática

Como exibir a fila de impressão no Windows 10

Normalmente enfrentamos alguns problemas quando trabalhamos com impressão, principalmente se tivermos muita pressa e colocarmos todos os documentos a serem impressos na fila de impressão.

Mas não é apenas a fila de impressão que pode nos trazer problemas. Antes de falarmos especificamente sobre isso, devemos analisar outras condições que podem atrapalhar nossos trabalhos de impressão.

Quando a impressora reporta um erro, o que fazer?

impressora

Sempre que a impressora reportar um erro nos trabalhos de impressão, a primeira coisa a fazer é verificar o papel. Não apenas se a impressora os tem, mas se as folhas estão perfeitamente alinhadas, de acordo com o formato desejado, ou ainda se uma folha tenha ficado presa, impedindo a continuidade da impressão.

Devemos também verificar se existe tinta suficiente, principalmente em impressoras bulk ink, nas quais as cores ficam em recipientes separados.

Verificar a quantidade de tinta no Windows 10 é bastante simples: basta acionar “Dispositivos e impressoras”, através de “Configurações” do menu Iniciar, localizando a guia “Impressoras e scanners”. Clicando com o botão direito sobre a impressora, basta selecionar ‘Propriedades da impressora” e atualizar ou reinstalar os drivers.

Grande parte dos problemas de impressão é proveniente de drivers desatualizados, principalmente para usuários que atualizaram mais recentemente para o Windows 10. O usuário também não deve se esquecer de verificar, no site da fabricante da impressora, se existe algum driver mais recente.

Verificando a fila de impressão

Um outro problema que é bastante comum durante os trabalhos de impressão é quando se tem um arquivo corrompido na fila de impressão. Se o ícone não estiver visível na área de notificação do Windows 10, é preciso acessá-lo através de “Dispositivos e Impressoras”.

É só clicar com o botão direito na impressora padrão e escolher “Ver o que está sendo impresso”.

Se houver na lista uma impressão apresentando erro, é preciso clicar com o botão direito sobre o arquivo e selecionar “Excluir”. Esse processo pode demorar um certo tempo. Se o arquivo não for removido ou se aparecer qualquer alerta, é necessário reiniciar o spooler de impressão.

O spooler de impressão é uma funcionalidade do Windows 10 que é encarregada de fazer a interação entre o sistema operacional e a impressora conectada a ele, sendo responsável pela listagem dos documentos que serão impressos.

O spooler pode ser reiniciado pelo serviço do próprio Windows 10 ou diretamente do Gerenciador de Tarefas. Se você optar pelo Gerenciador de Tarefas, que pode ser acessado pelo atalho Ctrl+Shift+Esc, acesse a guia “Serviços”, selecionando o “Spooler”.

Clique com o botão direito e selecione “Reiniciar”. A lista de impressão será totalmente limpa e, nesse caso, é preciso enviar novamente o documento para impressão.

Usando a ferramenta de diagnóstico da impressora

As impressoras mais recentes, principalmente multifuncionais, possuem ferramentas de diagnóstico para listar os possíveis problemas em seus componentes. Se você tem uma multifuncional, verifique o manual ou procure na área de suporte da fabricante se existe esse serviço.

Verificando a impressora padrão

Embora seja muito raro, pode acontecer de o Windows 10 selecionar uma nova impressora padrão. Isso pode ocorrer  principalmente depois da instalação de programas que salvam arquivos em PDF, mas que são listados como impressoras.

Verifique se o Windows, por uma falha, selecionou outra impressora padrão através de “Dispositivos e impressoras”, clicando com o botão direito sobre a impressora escolhida e selecionando “Definir como impressora padrão”.

Linhas horizontais ou sujeiras na impressão

Se não deu erro na fila de impressão e as folhas impressas saíram com linhas horizontais ou sujeiras, você pode ter um acúmulo de tinta ou ressecamento dela no cabeçote de impressão.

Se isso ocorrer, imprima uma página de teste da impressora antes de enviar os documentos. Mesmo que a impressora tenha essa funcionalidade, você pode fazer isso diretamente através do painel “Dispositivos e impressoras”, clicando com o botão direito na impressora padrão e indo até “Propriedades da impressora”. Basta clicar em “Imprimir página de teste”, na guia “Geral”.

Problemas de impressão em impressoras wireless

impressora-wirelessSe você tem uma impressora wireless e não consegue enviar documentos para impressão, primeiro verifique a conectividade entre a impressora e o roteador. Se apresentar algum erro específico, é preciso consultar o manual da impressora ou o site da fabricante.

Reiniciar o roteador e a impressora pode ser a solução da maior parte dos problemas. Além disso, também é bom se certificar de que a senha do Wi-Fi esteja correta ou se a impressora não perdeu a configuração.

Pode também ocorrer um bloqueio na comunicação entre o computador e a impressora através de qualquer firewall. Nesse caso, é preciso também consultar o manual para verificar as portas que devem ser abertas no roteador.

Para exibir a fila de impressão do Windows 10

Antes de usar o procedimento que vamos indicar, você pode tentar reiniciar o computador para eliminar toda a fila de impressão. Em alguns casos, o procedimento vai remover todos os itens, incorretos e corretos e você terá que começar novamente todo o processo de enviar os documentos para impressão.

Você pode exibir a lista de impressão selecionando o menu “Iniciar” e digitando “Impressoras e scanners” na caixa de pesquisa, na barra de tarefas. Depois, selecione sua impressora na lista e clique sobre ela, selecionando “Fila aberta” para ver a lista e a ordem de impressão.

Você também pode executar o aplicativo de gerenciamento de serviços do Windows 10 pressionando as teclas Windows+R e digitando o comando “services.msc” e teclando Enter.

Na janela “Serviços”, que vai aparecer, localize o item “Spooler de impressão” e clique nele com o botão direito do mouse, selecionando a opção “Parar”.

Com o serviço parado, vá até o Explorer e procure a pasta “C:WindowsSystem32SpoolPrinters”. Em seguida, selecione os arquivos dentro da pasta e clique com o botão direito do mouse, clicando na opção “Excluir”.

Depois de apagar os arquivos na filha de impressão, reative o spooler de impressão do Windows 10, retornando para a janela “Serviços” e clicando com o botão direito do mouse em “Spooler de impressão” e, no menu, na opção “Iniciar”.

Impressão na Valejet.com

Muitos problemas de impressão são decorrentes de má qualidade nos produtos utilizados, como, por exemplo, nas tintas. Escolha corretamente todos os produtos e equipamentos necessários para garantir um melhor trabalho em sua impressão.

A Valejet.com oferece sempre os melhores produtos, com a garantia de qualidade já conhecida. Além disso, você pode contar com uma equipe que irá lhe prestar a assessoria necessária para ter um trabalho de qualidade.

 
Posts relacionados
impressora-laser
O que é Spooler de Impressão?
Green Belt dá dicas de meio ambiente
Como imprimir via Wi-Fi na Epson L355?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website