Como usar Dicas Impressão

Como Escanear ou Digitalizar um Documento de uma Maneira Fácil

A digitalização de documentos é a melhor solução para manter a integridade dos mesmos, para poder eliminar aqueles que não são exigíveis pelos órgãos de fiscalização e para não acumular papéis desnecessários, ou seja, é uma otimização de espaço e de gavetas em qualquer ambiente.
Escanear um documento também é a melhor solução para manter sua integridade, seja um documento em imagem, uma foto ou uma cópia digital. Para quem tem necessidade ou mesmo para quem gosta de manter a organização em seu trabalho, manter uma cópia do documento é a melhor maneira de conseguir resgatar qualquer informação, sem o risco de perda, extravio ou desgaste. Um documento escaneado não vai passar por qualquer problema que possa provocar manchas, amassados ou rasgos e, ainda por cima, oferece a opção de compartilhamento com outras pessoas sempre que for necessário, podendo enviar por e-mail ou por qualquer aplicativo de comunicação. Confira em nossa matéria especial Como escanear um documento na Impressora de uma maneira fácil!

Como-você-deve-escanear-um-documento
Como Escanear um documento

Embora pareça uma tarefa bem fácil e simples de ser feita, escanear um documento exige conhecimento por parte do usuário, principalmente do aplicativo utilizado para essa atividade.
Muitas vezes, a qualidade do escaneamento depende da marca, do estilo e da qualidade do equipamento utilizado. O trabalho pode ser muito facilitado ou o usuário pode não conseguir um bom resultado. E isso vale para tudo, inclusive para trabalhos gráficos que exijam imagens de qualidade.
Para escanear um documento você vai precisar, antes de tudo, de um equipamento de qualidade, que ofereça o desempenho adequado para o atendimento de suas necessidades e da demanda de escaneamento.
Acompanhe, a seguir, algumas dicas importantes de como escanear um documento, conseguindo um resultado muito mais prático e eficaz e, principalmente, com rapidez e qualidade.

1. Higienize os documentos

Antes de escanear qualquer documento é preciso fazer sua higienização completa, retirando qualquer grampo ou clip de papel que esteja nele, verificando se possui alguma classificação para deixar tudo organizado como antes.

2. Cuidado com a integridade do documento

Tome bastante cuidado com a integridade do documento. Não deixe que amassem ou que peguem umidade. Se houver algum mofo ou bolor, procure secar antes de escanear para não ter qualquer mancha na sua imagem escaneada.

3. Cuidados na manipulação dos documentos

Os cuidados não se limitam aos documentos e sua higienização. O próprio usuário deve tomar os primeiros cuidados, usando luvas e máscara, principalmente quando se tratar de documentos mais antigos, evitando que peguem gorduras da própria mão ou gotículas de suor ou saliva.

4. Manuseio na hora de escanear

Sempre que for escanear um documento, coloque-o no local indicado no escâner, sempre um de cada vez, na parte transparente e feche a tampa. Somente depois disso é que você irá usar o aplicativo de escaneamento.

Usando-o-aplicativo-para-escanear-documentos
Como Escanear utilizando Aplicativos

As dicas que lhe passamos são com referência aos cuidados com o documento que você pretende escanear. Agora, vamos passar às dicas básicas para escanear qualquer tipo de documento.
Se você não estiver familiarizado com o aplicativo, procure antes conhecer todos os comandos, faça alguns testes preliminares e analise a imagem obtida, até que tenha a certeza que poderá fazer um trabalho rápido e eficiente, sem precisar ficar apagando imagens que não estejam de acordo.
Para escanear documentos você pode utilizar uma série de softwares diferentes e, portanto, as dicas não se limitam a um determinado aplicativo. Você pode escolher aquele que mais atende suas necessidades para que seu trabalho seja perfeito.

1. Analise o documento

Pegue o documento que pretende escanear e veja se ele está em condições se ser colocado no escâner, retire tudo o que não faça parte do documento antes de começar.

2. Colocando o documento no escâner

Abra a tampa da bandeja do escâner e coloque o documento sobre a bandeja de vidro, lembrando sempre que é preciso colocar a face do papel que contém as informações voltada para o vidro do escâner.

3. Centralize o papel

Coloque o papel centralizado para que não tenha problemas com a imagem ou correr o risco de cortar alguma informação. Verifique nas réguas de marcação na lateral do vidro. Encaixe corretamente o documento para que o escaneamento seja feito com precisão e qualidade.

4. Usando o aplicativo de escaneamento

Depois de centralizar o documento, feche a tampa do escâner para mantê-lo no lugar correto e abra o aplicativo. Geralmente, o nome é Central de Soluções e deve haver um ícone na sua área de trabalho. Se não houver, deixe-o sempre disponível para facilitar seu trabalho.

5. Digitalize o documento

Na central de soluções, encontre a opção Digitalizar Documento e clique nela. Você terá uma nova janela, onde poderá fazer a escolha do formato digital desejado para o documento que pretende escanear.

6. Opções de escaneamento

Você pode digitalizar um documento em PDF ou uma imagem em JPG. Escolha a opção mais adequada, transformando o seu documento num arquivo digital apropriado. Não se esqueça de organizar todos os arquivos digitais para não se perder entre eles, dando nomes corretos.
Para garantir seu arquivo digital, mantenha-o no seu computador e crie um CD, um pen drive ou um arquivo em nuvem. Assim você terá certeza de que não irá perder o documento. Os originais você pode arquivar numa pasta, já que eles não precisarão ser manuseados.

Impressora-HP-Deskjet-GT-5822
Comprar Suprimentos de Impressão e Digitalização

Agora que você aprendeu Como Escanear, escolha a Valejet.com que é a maior loja online de Suprimentos de Impressão para adquirir seus produtos. Compre Tintas para Impressora, Toner, Cartuchos, Pó de Toner e uma linha completa de acessórios para Recarga de Tinta e Recarga de Toner com as melhores condições de pagamento, entrega para todo Brasil, parcelamento sem juros e ainda descontos para pagamento à vista. Aproveite já as nossas ofertas e promoções e adquira tudo que precisar com o melhor preço!

 
Posts relacionados
recarga de cartuchos
Saiba a importância de utilizar acessórios específicos na recarga de cartuchos
Dia do Frete Grátis
Dica de sustentabilidade para sua casa!
6 Comentários
  • Dr Delim Adriano Bezerra
    19/08/2019 at 14:26
    Repetir

    Preciso receber as devidas instruções para aprendizagem de como escanear um documento.

     
    • 20/08/2019 at 18:11
      Repetir

      Olá Dr. Delim.

      Agradecemos pelo seu comentário.

      Pedimos por favor que nos contate via WhatsApp 12 976001184, será um prazer atende-lo.

      Atenciosamente|Equipe valejet.com

       
  • Anecí de Lazaro Mátua
    18/07/2019 at 14:54
    Repetir

    Não sei como digitalizar um documento da impressora para o computador.

     
  • sônia de oliveira
    27/08/2018 at 22:25
    Repetir

    Gostaria que passe essas dicas para o meu e-mail. Gostei

     
    • 06/02/2019 at 09:55
      Repetir

      Bom dia, Sônia.

      Para qual e-mail a senhora gostaria que mandasse?

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website