Como usar Dicas Matérias

Bulk Ink: Saiba o Que é, Vantagens e Desvantagens do Sistema Contínuo de Tintas

bulk-ink-saiba-o-que-e-vantagens-e-desvantagens-do-sistema-continuo-de-tintas

Bulk ink é o sistema contínuo de tintas, conhecido também como bulk inkjet, kit bulk ou bulk. O sistema substitui os cartuchos originais das impressoras a jato de tinta, podendo ser adaptado em alguns modelos e marcas de impressoras como HP, CANON, Brother.
Por se tratar de um sistema contínuo de tintas, o bulk ink possui reservatórios maiores, cada um com cerca de 100ml de cada cor, podendo ser cheios por meio de pequenas garrafas, sem a necessidade de seringas. O sistema  se conecta às cabeças de impressão através de pequenas mangueiras.
A Epson desenvolveu uma linha de impressoras que utilizam o sistema bulk ink com tanques externos ligados à impressora através de tubulação flexível, alimentados por tinta distribuídas em frascos de 70ml, atendendo a necessidade de oferecer menor preço. O sistema bulk ink Epson é vantajoso, já que a impressora foi especialmente desenvolvida para esse tipo de impressão, tendo, inclusive, garantia de fábrica, utilizam em sua maioria o Refil de Tinta Epson T664 e proporcionam maior economia devido à redução nas recargas e aquisição de suprimentos, como Cartucho de Tinta e Acessórios para Recarga, como Seringas, Snap Fil, entre outros.  O primeiro modelo de Impressora Multifuncional Tanque de Tinta lançado pela Epson foi a Ecotank L200. Uma revolução para o sistema de impressão e recarga de impressoras para o mundo.

Bulk Ink e suas Vantagens

 bulk-ink-saiba-o-que-e-vantagens-e-desvantagens-do-sistema-continuo-de-tintas-tanque-de-tinta-epson
Uma das maiores vantagens do sistema de impressão é o baixo custo de impressão por página, tornando a impressão 95% mais barata do que com cartuchos originais. Além disso, a redução na produção de resíduos também é menor.
Adotar o sistema de bulk in para impressora evita o desperdícios de cartuchos e de embalagens no meio ambiente.
Outro ponto interessante a ser observado no bulk ink de impressora é a qualidade. Com o sistema, pode-se imprimir milhares de cópias, mantendo o mesmo padrão.
Para quem imprime maior quantidade diariamente, as tintas dos reservatórios podem ser compradas até em litros, o que, se comparado ao sistema tradicional de cartuchos, iria corresponder a dezenas deles.

Bulk Ink e suas Desvantagens

bulk-ink-saiba-o-que-e-vantagens-e-desvantagens-do-sistema-continuo-de-tintas-tanque-de-tinta-epson-l200
O sistema bulk ink para impressora, no entanto, oferece certas desvantagens e uma delas é o fato de o usuário não poder utilizar a opção “rascunho”, na tentativa de economizar tinta e de imprimir mais rapidamente.
O sistema bulk ink de impressora oferece as opções de qualidade de impressão para texto e imagem ou para foto. O processo de impressão se torna mais lento, embora a qualidade seja maior. Além disso, alguns sistemas são difíceis de serem instalados, exigindo a desmontagem de partes da impressora, podendo ocorrer vazamentos por conta de mangueiras quebradas ou por danos nos reservatórios.
Evidentemente esse tipo de problema não ocorre com o bulk ink Epson, já que o mesmo foi especialmente desenvolvido para facilitar a vida dos usuários.

Recomendações com Relação ao Bulk Ink

bulk-ink-saiba-o-que-e-vantagens-e-desvantagens-do-sistema-continuo-de-tintas-dicas-para-bulk-ink

O uso do bulk ink para impressora é recomendável para uma média de impressão de 10 ou mais páginas diárias. Contudo, o usuário deve ficar atento com relação às tintas: algumas, de menor qualidade, podem entupir as cabeças de impressões, além de deteriorar peças da impressora, por este motivo, adquira Tinta para Bulk Ink de lojas que tenham procedência e boa reputação dentre os consumidores.
Com relação aos cartuchos originais, a durabilidade do bulk ink também é superior, uma vez que o chip não queima tão facilmente quanto os chips de cartuchos. Nesses, os chips queimam após uma determinada quantidade de cópias, não sendo possível sua reutilização.
O chip full dos bulk ink, no entanto, em vez de queimar, simplesmente resetam automaticamente ou, em alguns modelos, o usuário os reseta manualmente, retornando à utilização normal.
A instalação de um bulk ink deve ser feita por profissionais que conheçam o sistema, devendo o usuário procurar uma empresa que ofereça, além de bom preço, qualidade no serviço oferecido e insumos de qualidade, uma vez que a adaptação do Bulk Ink em uma Impressora que não seja assim de fábrica, requer cuidado em dobro.

Na hora da reposição e recarga de bulk ink conheça as Tintas para os principais modelos de Bulk Ink: Tinta para Epson L200, L355, L375,  L365, L455, L565, L220 e muitos outros modelos. Se você tem dúvidas sobre qual tinta utilizar no seu Tanque de Tinta, confira nosso vídeo acima, e descubra a diferença de Tinta Corante x Tinta Pigmentada, lembrando que em sua maioria, os Tanque de Tinta Epson utilizam Tinta Corante, sendo também um modelo bastante adaptado para uso com Tinta Sublimática para trabalhos de Sublimação. Pesquise, compare e veja qual a melhor opção para sua necessidade, a economia é certa!

 
Posts relacionados
Como colocar senha no arquivo PDF
Quem Inventou o Liquidificador?
código de defesa do consumidor
A Importância do Código de Defesa do Consumidor

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website