Dicas Especial Notícias

Black Friday – O que é, Como Aproveitar e Dicas!

A Black Friday é um dos dias mais aguardados no ano por lojistas e consumidores. Com origem nos Estados Unidos o “evento” hoje é adotado em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Mas como surgiu a Black Friday? Qual o seu propósito? Confira essa e outras curiosidades sobre o dia mais aguardado pelo varejo.

Como surgiu a Black Friday?

Embora esteja hoje associado ao maior dia de compras dos Estados Unidos, o termo Black Friday (literalmente “Sexta-Feira Negra” em inglês) se referia originalmente a eventos muito diferentes. Nos EUA, a primeira vez que o termo foi usado foi no dia 24 de novembro de 1869, quando dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York. Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores perderam grandes fortunas.

Black ou Big Friday?

Esse termo ganhou popularidade pela primeira vez na Filadélfia. Policiais frustrados pelo trânsito causado pelos consumidores naquele dia começaram a se referir dessa forma à Black Friday. Os lojistas evidentemente não gostaram de ser associados ao tráfego e à poluição. Eles, então, decidiram repaginar o termo “Big Friday” (“A Grande Sexta”, em tradução literal), segundo um jornal local de 1961.

black-friday-o-que-e-como-aproveitar-e-dicas-compras

A data que gerou ‘inveja’ e ganhou o mundo

Por muito tempo, os lojistas canadenses morriam de inveja de seus colegas americanos, especialmente quando seus clientes fiéis colocavam o pé na estrada rumo ao sul em busca de boas compras. Mas agora eles passaram a oferecer as suas próprias liquidações – apesar de o Dia de Ação de Graças no Canadá acontecer um mês antes. No México, a Black Friday ganhou novo nome – ‘El Buen Fin‘, ou “Bom fim de semana“. A comemoração é associada ao aniversário da revolução de 1910 no México, que às vezes cai na mesma data que o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Como o próprio nome sugere, o evento dura o fim de semana inteiro. No Brasil, onde o feriado de Ação de Graças não existe, a data passou a ser incluída no calendário comercial do país quando lojistas perceberam o potencial de vendas do dia.

Quando será a Black Friday de 2017?

Com início previsto para 24 de Novembro a data já gera grande comoção em boa parte da população que anseia por grandes descontos e ofertas. Muitas pessoas economizam e deixam suas compras para o fim do ano justamente pela oportunidade que tem em gastar menos dinheiro.

black-friday-o-que-e-como-aproveitar-e-dicas-casal-comprando

Dicas para se dar bem na Black Friday:

  • Desconfie de ofertas milagrosas, descontos surreais;
  • Informe-se. Além do conhecido Reclame Aqui, que informa a reputação de muitas empresas (virtuais ou físicas), você também pode consultar esta lista do Procon com mais de 400 sites a serem evitados.
  • Pesquise bastante. Há uma série de plataformas que permitem descobrir se o desconto oferecido pelas empresas é real, porque elas acompanham a oscilação dos valores dos produtos.
  • Encontrou o produto que queria? Continue procurando. Pelo menos no caso de itens populares, só feche uma compra depois de consultar ao menos três lojas diferentes.
  • Fique de olho no boleto. Se você prefere pagar com boleto bancário, mantenha um antivírus instalado e sempre atualizado em seu computador. Vírus que alteram boletos bancários são comuns, principalmente nesta época do ano.

E o que a Valejet está preparando para a Black Friday?

black-friday-na-valejet-o-que-e-como-aproveitar-e-dicas

Nesse ano a Valejet preparou ofertas imperdíveis, são descontos, ofertas e promoções em vários Departamentos, em produtos como: Tintas para Impressora, Toners, Refil de toner, Cartuchos de Tinta, Cilindros, Chips, Produtos para Sublimação, Papéis Especiais e novas Linhas de Produtos para Casa das melhores marcas.

Confira 6 dicas para fazer suas compras na Black Friday Valejet:

1. Cadastre seu e-mail para receber as últimas novidades.

2. Atualize o seu endereço para receber as compras.

3. Faça uma lista com os produtos que deseja.

4. Procure pelas ofertas destacadas com o selo promocional.

5. Finalize a sua compra confirmando o pagamento.

6. Acesse o site toda a semana do evento e aproveite as ofertas.

Lembrete: Não se esqueça que todos os pedidos feitos durante a semana da Black Friday ou até uma semana após este evento podem sofrer um acréscimo de 3 a 5 dias úteis no prazo de entrega. Vale a pena conferir as promoções e ofertas que preparamos para você economizar de verdade. Acesse nosso site e acompanhe o que de melhor estamos fazendo por você!

 
Posts relacionados
Aspirador de Toner para limpeza específica
Cartuchos de Tinta: A diferença entre Cartuchos Originais, Compatíveis, Remanufaturados e Recarregáveis
Vencedores do Concurso Cultural Loja Valejet

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website