Especial

A Importância do Networking

Ter uma rede de relacionamento hoje em dia tem um papel fundamental para uma pessoa em qualquer área profissional. Com o aquecimento do mercado de trabalho, a concorrência também aumentou. Ter um bom currículo, uma boa formação acadêmica e conhecimentos de línguas são requisitos básicos para conseguir uma boa colocação profissional. Porém ter um bom networking torna essa colocação ainda mais eficaz.

O networking é uma poderosa ferramenta

Tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem deseja avançar na empresa na qual já trabalha. Quando bem administrado, pode ajudar em diversas áreas. Portanto, deve-se estar atento ao cuidado para manter seus relacionamentos.

É necessário criar vínculos profissionais desde a formação acadêmica. Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer pessoas interessantes, assim como eventos sociais, esportivos e culturais. A rede deve ser construída de forma natural.

a-importancia-do-networking3

Tecnologia para organizar contatos.

É importante que você tenha organizado um local (agenda, celular, planilha, rede social específica) com os dados das pessoas que você conhece, identificando suas áreas de atuação e habilidades. Neste sentido, algumas redes sociais como: Facebook e Linkedin abrem oportunidades para você aumentar sua rede de contatos.

No entanto é preciso seguir algumas regras, sair adicionando todo mundo não quer dizer que será bem-sucedido. Networking requer manutenção, é preciso manter um relacionamento e se fazer presente a longo prazo.

É necessário entender que investir na construção de um bom networking não se trata de burlar as regras do processo seletivo ou estabelecer relações movidas simplesmente por interesse. É importante ter a percepção que o networking funciona como uma via de mão dupla, em que deve haver a troca de informações, conhecimentos, indicações, de forma natural, pois esta ajuda mútua é o que traz os benefícios reais aos profissionais com uma boa rede de contatos.

Cuide bem do seu networking e boa sorte!

a-importancia-do-networking

 
Posts relacionados
Conheça a impressora mais rápida do mundo
Impressora compacta monocromática Phaser 3040 da Xerox
sestini fachada
Sestini: Conheça a marca

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website