Dicas Impressão Principal Produtos

8 dicas para evitar que sua impressora tenha “vida própria”

Não. Sua impressora não tem vida própria. Apesar de ela parecer um tanto quanto temperamental, decidindo por si se vai funcionar direito ou não, se vai comer papel, travar os cartuchos e imprimir o que não deve. Tudo o que ela está fazendo é tentando te dizer que existe algo errado e que só você poder resolver – e não é dando socos e tapas na coitada.

Existem 8 dicas simples para evitar essa impressão de vida própria que você tem da sua impressora. Veja:

Dica 1. Não desligue e ligue a impressora várias vezes ao dia. O (mau) hábito pode levar a danos nos cartuchos, que ficam a todo momento dançando dentro da impressora para fazer o alinhamento. Cartucho bem cuidado imprime mais, gasta menos tinta e dinheiro. Deixe a impressora ligada até ter certeza de que não vai mais usá-la.

Dica 2. Não desligue direto da tomada. Tem quem ligue a tomada da impressora no estabilizador e depois desligue a impressora direto no mesmo. Desligue a impressora, depois o estabilizador.

Dica 3. Não deixe sua impressora sem uso por longos períodos. O ideal é imprimir algo pelo menos uma vez por semana, para que a impressora faça a checagem de inicialização (quando ela detecta se há algum problema) e esteja sempre pronta para funcionar.

Dica 4. Se você usa jato de tinta, cuidado com o transporte. Nada de chacoalhá-la ou virá-la de cabeça para baixo, a tinta pode acabar escorrendo internamente (isso é pouco comum de ocorrer, mas equipamento antigos têm maior tendência).

Dica 5. Quando preciso, retire o cartucho com cuidado e nunca puxe o carro de impressão forçadamente. As impressoras geralmente alinham o cartucho na posição correta para eles serem removidos. Se isso não ocorrer, dê o comando pelo software de impressão no computador.

Dica 6. O excesso e papel na bandeja pode fazer com que eles se prendam na impressora. Coloque somente o necessário e verifique se as folhas não estão úmidas e se a peça que mantém as folhas alinhadas está, de fato, encostando, para evitar que a folha “dance” ao ser puxada.

Dica 7. Evite deixar produtos nocivos perto da sua impressora, tais como comida e líquidos. Não é para coma perto nem em cima do aparelho, nem use a impressora de porta-copo. Uma limpeza periódica externa e interna também é aconselhável.

Dica 8. Se mesmo assim ela continuar “falando” com você, procure ajuda especializada (e autorizada) para cuidar dela. E nem assim funcionar, descarte a danada em local específico para não agredir o meio ambiente, antes de adquirir outra.

Importante: A fabricante da sua impressora pode informar o local correto de descarte, assistências técnicas também coletam para reaproveitamento de peças, além de muitos postos de coleta de lixo eletrônico.

 
Posts relacionados
estúdio-de-fotografia
Mini Estúdio de Fotografia – Fotografe onde Quiser
Recarga de cartuchos – Fazer manualmente ou usar máquina?
impressora bulk ink
Como Resolver Falhas em Impressões Bulk Ink

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website