Casa e decoração Dicas

16 coisas que você precisa saber antes de comprar Filtro de Barro

onde-comprar-filtro-de-barro

Os Filtros de Barros são um dos produtos mais tradicionais e que estamos muito acostumados a ver nas casas de nossos avós e pais. Apesar da sua fama, muitas dúvidas surgem em quem pensa em comprar Filtro de Barro, afinal, trata-se de um produto que tem grande importância para nossa saúde e não só com cuidado com a água. Sua eficácia porém, muitas vezes era desconhecida e até desacreditada por ser um produto tão simples e de fabricação geralmente artesanal. Desta forma, preparamos um verdadeiro manual com 16 dicas que você precisa saber antes de comprar Filtro de Barro. Temos a seguir uma série de orientações com relação à instalação, ao uso desse produto e alguns mitos do produto que é reconhecido mundialmente como o melhor e mais eficiente sistema de filtragem de água capaz de torna-la mais pura e saudável para o paladar com poucos recursos. Conheça 16 coisas que você precisa saber antes de comprar Filtro de Barro.

16-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-filtro-de-barro-porque-comprar-filtro-de-barro
1. Por que comprar um Filtro de Barro?

O Filtro de Barro é fabricado em argila, que tem como propriedade principal a troca de calor com o ambiente externo, levando a água a ficar até 5 graus abaixo da temperatura ambiente, ou seja, é mantida sempre fresca.
Essa troca de calor pode ser percebida através da transpiração que ocorre nas paredes externas, oferecendo água de qualidade por um tempo indeterminado. Isso porque o Filtro de Barro, mesmo tendo garantia de 1 ano, não possui um tempo determinado de vida útil. Alguns recomendam que a troca seja efetuada a cada 5 anos, já que a qualidade da água está relacionada com o tempo de vida útil.
filtro-de-barro-salus-decoracao-e-qualidade-de-vida-para-seu-ambiente-2

2. Quais são as etapas de filtragem do Filtro de Barro?

Em Filtros de Barro equipados com vela esterilizante, que oferecem tripla ação, a primeira etapa é a da entrada em contato da água com a parede filtrante do material microporoso, que retém partículas sólidas e impurezas.
Na segunda etapa, a camada interna de prata coloidal é que esteriliza a água, livrando-a de bactérias. Finalmente, na terceira etapa, a água entra em contato com o carvão ativado, que vai garantir maior eficiência na redução de odores, sabores e quantidade de cloro presentes na água, tornando-a cristalina e saudável para o consumo.
Armazenada no Filtro de Barro, a água se apresenta sempre fresca em razão da porosidade característica da argila, fazendo a troca de calor e garantindo o esfriamento natural do líquido armazenado.
Em Filtros de Barro equipados com vela declorante, de dupla ação, acontecem apenas a primeira e a terceira etapas e, em Filtros equipados apenas com a vela tradicional, somente a primeira etapa.

8.-Por-que-a-água-do-Filtro-de-Barro-possui-um-sabor-distinto
3. O que fazer com os primeiros litros de água filtrada?

A primeira filtragem no Filtro de Barro recomendam-se que deva ser descartada, sem o consumo, uma vez que a água é utilizada para limpar o Filtro e ativar a vela. Depois da primeira filtragem, é possível começar a tomar água limpa e mais saudável.

o-que-é-vela
4. O que é a vela e qual sua função no Filtro de Barro?

A vela é o elemento filtrante no Filtro de Barro. Sua função é eliminar as impurezas presentes na água, tornando-a mais limpa e mais segura para consumo. A Cerâmica Stéfani, uma das marcas referências no mercado de Filtros de Barro oferece três tipos de velas e cada uma dela oferece um tipo de filtragem, veja:

• A Vela Tradicional, fabricada em cerâmica microporosa, que permite filtrar e reter as partículas sólidas da água, tornando-a totalmente cristalina;
• A Vela Declorante, com dupla ação, que contém carvão ativado em seu interior, um produto vegetal obtido a partir da casca do coco, utilizado no mundo todo em sistemas de purificação de água, reduzindo a quantidade de cloro e os sabores e odores da água;
• A Vela Esterilizante, de tripla ação, com revestimento de prata coloidal aplicado na parte interna, juntamente com o carvão ativado. Esse tipo de vela permite maior filtragem e redução da presença de cloro e bactérias que, em excesso, são prejudiciais à saúde humana. A camada de prata aplicada no interior da vela penetra nos poros, preservando suas propriedades esterilizantes.

Como-manter-o-funcionamento-e-a-vida-útil-sugerida-da-vela
5. Como manter o funcionamento e a vida útil sugerida da vela?

A vida útil do Filtro de Barro e da vela vai depender da quantidade e da qualidade da água que está sendo filtrada. Assim, quanto maior for o grau de contaminação e a exigência da vela, menor será sua vida útil.
Em média, nas regiões metropolitanas, a vela normalmente dura seis meses. No entanto, para manter o seu bom funcionamento é necessário fazer a manutenção preventiva, avaliando a quantidade e a qualidade da água que está sendo filtrada. Caso note gostos diferentes antes do prazo médio de 6 meses é viável trocar a Vela.
A limpeza da vela deve ser feita com as mãos ou com uma esponja suave, sem usar qualquer tipo de produto químico. Quando o usuário estiver limpando a vela com água, ela deve ser mantida em posição normal, para não entrar água contaminada em seu interior.
Além disso, não se deve forçar excessivamente a limpeza para não desapegar a sua base. Por último, é necessário anotar o dia em que a vela foi instalada para que se saiba quando fazer a troca, ou seja, a cada 6 meses de uso ou pelo menos 500 litros de água filtrada.

6.-Para-que-servem-as-boias
6. Para que servem as boias?

Da mesma forma que na caixa d’água, as boias impedem o vazamento de água filtrada, que fica armazenada na parte inferior do Filtro de Barro. Nesse caso, as boias oferecem dupla função, impedindo o vazamento ao mesmo tempo em que dobram a capacidade de armazenamento, já que deixam tanto o reservatório superior quanto o inferior cheios de água.

16-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-filtro-de-barro-
7. Como a prata coloidal ajuda na esterilização da água?

O revestimento de prata coloidal na parte interna da vela esterilizante tripla cria uma maior proteção contra as bactérias. O revestimento tem a função de esterilizar e eliminar as bactérias presentes na água, tornando-a mais segura para o consumo.


8. Por que a água do Filtro de Barro possui um sabor distinto?

Nos primeiros litros filtrados, a água pode apresentar um sabor característico do elemento filtrante cerâmico e, por isso, é recomendado o seu descarte. Os Filtros de Barro apresentam no início esse sabor similar a sua matéria prima, que é perfeitamente normal nos Filtros desse tipo de material. O sabor desaparece com o tempo.

9.-Como-deve-ser-feita-a-limpeza-do-Filtro-de-Barro
9. Como deve ser feita a limpeza do Filtro de Barro?

A recomendação é que o Filtro de Barro seja limpo com um pano úmido ou seco, sem utilizar qualquer tipo de produto químico, removendo apenas o acúmulo de poeira na superfície externa e úmida do equipamento.

O-que-acontece-quando-a-vela-não-filtra
10. O que acontece quando a vela não filtra?

A vela do Filtro de Barro deve ser trocada a cada 6 meses de uso, tempo aproximado para filtragem de 500 litros de água. Se a água que está sendo consumida tiver partículas em excesso, os micróporos da parede cerâmica podem ser tapados. Se a vela deixar de filtrar, é necessário substitui-la.

Porque-surgem-pontos-verdes-na-parede-cerâmica-da-vela
11. Porque surgem pontos verdes na parede cerâmica da vela?

Os pontos verdes podem aparecer quando a manutenção não é feita corretamente, ou seja, a troca da vela no período especificado ou sua limpeza. A água que está sendo filtrada pode conter algas e a parede cerâmica da vela as retém. Os pontos verdes não são prejudiciais à saúde e geralmente não podem ser removidos. Com a substituição da vela no tempo determinado, os pontos verdes não atrapalham o consumo de água.

Qual-é-a-garantia-do-Filtro-de-Barro-São-João-Cerâmica-Stéfani
12. Qual é a garantia do Filtro de Barro São João Cerâmica Stéfani?

O Filtro de Barro São João possui garantia de um ano contra defeitos de fabricação. Contudo, qualquer dano causado pelo uso ou manuseio impróprio é de total responsabilidade do consumidor final. Lembrando que por conta do seu material de Barro (cerâmica) o produto é suscetível à quebras ou rachaduras.

Mesmo-com-boia,-a-água-do-Filtro-do-Barro-foi-derramada.-Por-quê
13. Mesmo com boia, a água do Filtro do Barro foi derramada. Por quê?

Depois da instalação das boias é necessário verificar se as mesmas não estão se tocando ou se não estão tocando a parede interna do Filtro. Essa condição não deixaria que o orifício de passagem da água nas boias se fechem, bloqueando a sua passagem, o que levaria à contínua passagem da água, derramando entre os dois reservatórios do Filtro de Barro.

É-normal-sair-um-pó-preto-da-vela
14. É normal sair um pó preto da vela?

As Velas Declorante, esterilizante e de pressão possuem em seu interior grãos de carvão ativado. O pó preto saindo da vela é em razão de o carvão ativado não ser compactado, e sim granular. Portanto, é normal que alguns pequenos pedaços saiam junto com os primeiros litros de água purificada. O carvão ativado não é prejudicial à saúde.
No entanto, é preciso tomar cuidado para que as velas não sejam agitadas, uma vez que o carvão granular pode ficar em grãos ainda menores, saindo junto com a água. Se isso ocorrer, não haverá problema, não afetando o processo de purificação. Contudo, a vida útil da vela pode ser reduzida, já que vai conter menos carvão ativado em seu interior.

Quais-as-vantagens-do-Filtro-de-Barro
15. Quais as vantagens do Filtro de Barro?

O Filtro de Barro São João Cerâmica Stéfani possui certificação do Inmetro, oferece excelente custo-benefício bastante e é fácil de manusear e manter, não exigindo conexão elétrica, montagens complicadas. Com o Filtro de Barro é possível ter água potável e fresca sem a necessidade de fervura da água ou aplicação de produtos químicos*. Fim nos gastos com compras de galões de água e sua reposição difícil por conta do peso do Galão. O Filtro de Barro possui um design tradicional e combina com os mais diversos ambientes. Alguns modelos de Filtros de Barro, como os da marca Salus, possuem Filtros de Barro Decorados, trazendo mais harmonia para a composição do ambiente.
Além disso, o Filtro oferece fácil instalação, refrescando a água e oferecendo pureza e qualidade sem gerar maiores custos mensais. A qualidade e eficiência no seu processo de tratamento de água já foi comprovado internacionalmente.

16-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-filtro-de-barro

16. O que é a camada branca que se forma no lado externo do Filtro de Barro?

A camada branca, que muitos consumidores confundem como fungos/mofos é denominada eflorescência, ocorre porque o Filtro de Barro só consegue manter a água fresca em razão de sua porosidade. A água atravessa os poros da argila, trocando calor com o ambiente e, assim, mantém a água interna mais fresca.
Nesse processo, os sais minerais contidos na água permanecem do lado externo do Filtro e, quanto mais sair minerais a água tiver, maior será a eflorescência. No entanto, é uma situação normal, não oferecendo qualquer risco à saúde.
Para eliminar essa eflorescência, basta limpar o Filtro com frequência, usando água e um pano limpo úmido, evitando o uso de qualquer produto de limpeza, inclusive sabão caseiro, já que qualquer produto pode comprometer o Filtro de Barro e alterar o sabor da água.

onde-comprar-filtro-de-barro-online

Onde Comprar Filtro de Barro Online?

A Cerâmica Stéfani vem trabalhando desde 1947 na produção de Filtro de Barro e produtos de Barro e de Purificação de Água. Seus produtos podem ser encontrados na Valejet.com, com a mesma garantia de qualidade oferecida pela fábrica.
Para comprar Filtro de Barro Online escolha a Valejet.com como seu principal fornecedor. Além de serem distribuidores oficiais das Marcas Cerâmica Stéfani, São João, Salus a Valejet oferece as melhores condições de pagamento, parcelamento facilitado e sem juros em até 10x. Obtenha ainda descontos para pagamentos à vista.
Ofereça a sua família e a quem você mais ama água de qualidade e fresquinha em qualquer momento do dia. Aproveite as ofertas da Valejet e adquira já o Filtro de Barro que você tanto deseja, agora entendendo ainda mais sobre este valioso produto e todos os benefícios para a saúde e o bolso. Acesse nosso site e faça sua escolha.

 
Posts relacionados
senha em pdf
Como colocar senha no arquivo PDF
recarga de cartuchos
Saiba a importância de utilizar acessórios específicos na recarga de cartuchos
mito-ou-verdade-filtro-de-barro-mofa
Mito ou Verdade: Filtro de Barro mofa? Entenda o Motivo!
13 Comentários
  • João Paulo
    17/10/2018 at 18:41
    Repetir

    Boa noite. Como posso adquirir esse filtro? Obrigado.

     
  • rosangela
    12/07/2018 at 10:48
    Repetir

    Estou querendo comprar um filtro de barro, mas estou com dúvidas. Como faço qdo vou viajar? Posso deixar o filtro sem água por qto tempo?

     
  • CINTIA
    09/07/2018 at 10:21
    Repetir

    Não consegui comprar pelo site valejet.com, pois nao entregam nos ceps que eu informei aqui no RJ (CENTRO OU COPACABANA). Não entendi.

     
    • 10/07/2018 at 13:57
      Repetir

      Olá Cíntia!
      Primeiramente pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos por nos informar que teve essa dificuldade.
      Poderia, por gentileza, entrar em contato com nosso SAC pelo telefone 0800 608 0164, ou pelo atendimento virtual dentro do site, para que possamos verificar o que ocasionou esse erro.

       
  • Isabel Maria Bracht
    29/05/2018 at 00:23
    Repetir

    Par quem mora em apartamento ou possui caixa d’Água qual a vela recomendada?

     
  • Isabel Maria Bracht
    29/05/2018 at 00:20
    Repetir

    O filtro de barro há vem montado de fábrica?
    Obrigada

     
  • Adelaide Martins
    29/04/2018 at 23:02
    Repetir

    Gostaria que me indicassem uma loja para comprar filtro de barro são joão, c/vela esterilizante. Moro no Rio de Janeiro, bairro Copacabana.

     
  • Yanis
    15/03/2018 at 14:27
    Repetir

    Perfeito ! Muito obrigado

     
    • Bianca Robert
      21/03/2018 at 19:20
      Repetir

      Boa tarde Yanis, nos que agradecemos por acompanhar nosso Blog.
      Abraços!

       
  • Palony
    10/03/2018 at 19:00
    Repetir

    muito obrigado meu caro!

     
    • Bianca Robert
      12/03/2018 at 17:38
      Repetir

      Nos que agradecemos por acompanhar nosso Blog.
      Abraços!

       

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website