Casa e decoração Dicas

Mito ou Verdade: Filtro de Barro mofa? Entenda o Motivo!

mito-ou-verdade-filtro-de-barro-mofa

O filtro de barro é um dos utensílios mais importantes que podemos ter em nossa casa para garantir a saúde, tomando água fresca e filtrada, livre de impurezas e de microrganismos, evitando infecções e doenças parasitárias.
Além de ser extremamente útil, o filtro de barro também é interessante por trazer junto consigo uma aura de casa de campo ou de interior, podendo, inclusive, ser usado para apresentar um pouco mais de rusticidade à decoração.
Como todo utensílio de cozinha, no entanto, o filtro de barro também precisa de manutenção, principalmente para continuar a oferecer água fresca e saudável. Descubra agora se é Mito ou Verdade se o Filtro de Barro Mofa!

Filtro-de-Barro-mofado,-é-possível
Filtro de Barro mofado, é possível?

Na realidade as manchas e pontos brancos ou  esverdeados na parte externa do Filtro que muitos consumidores chamam de Mofo trata-se de um fenômeno chamado eflorescência, que se desenvolve pela formação de fungos esbranquiçados que, com o tempo, podem se tornar esverdeados, e são próprios de revestimentos não esmaltados, que normalmente são porosos e que estejam em contado com a umidade.
A eflorescência é o resultado do acúmulo de sais solúveis que surgem na superfície de cerâmica do filtro de barro. De início, esse “mofo” aparece como uma substância viscosa que, quando seca, se torna o pó esbranquiçado aderido à superfície do pote. Mesmo fazendo a limpeza, depois de alguns dias o fenômeno pode voltar a acontecer.
A própria cerâmica do filtro de barro serve como base para o desenvolvimento do mofo, podendo acumular também microrganismos presentes no ambiente, ou seja, a origem tanto pode ser dos sais da própria água quanto do ambiente externo.

Então,-qual-a-diferença-do-Mofo-para-a-Eflorescência

Então, qual a diferença do Mofo para a Eflorescência?

Embora muitos acreditem ser a mesma coisa, o Mofo e Eflorescência são coisas distintas, podemos, portanto, diferenciar essa substância de duas formas: o mofo se forma com a presença de microrganismos externos e a eflorescência se desenvolve através do próprio material cerâmico.
Considera-se que a eflorescência seja consequência de problemas no próprio sistema do barro. São três condições necessárias para seu desenvolvimento: a presença de sais solúveis nos materiais utilizados, que podem inclusive, estar na própria argila que deu origem à cerâmica; à água ou umidade consequência de infiltrações, vazamentos ou da argamassa (quando em paredes), que podem dissolver os sais; e à presença de pressão hidrostática ou evaporação para transportar os sais pela superfície, pelo próprio revestimento, quando poroso, que é exatamente o que acontece no filtro de barro.
Na falta de limpeza, o filtro de barro poderá apresentar apresentar um aspecto sujo e repugnante, resultado apenas do alto poder de absorção da cerâmica no momento em que é feita a troca gasosa da água na parede do próprio filtro, que é responsável pela manutenção da temperatura fresca da água interna.
A porosidade é que permite que os sais minerais presentes na água formem a eflorescência. A limpeza periódica irá eliminar o problema, evitando que novas camadas se formem e que tornem a eflorescência esverdeada que, nesse caso, poderá prejudicar não apenas o aspecto do filtro de barro como também a qualidade da conservação da água no interior.

Como-prevenir-o-Mofo-e-a-Eflorescência
Como prevenir o Mofo e a Eflorescência

Para prevenir o mofo e a eflorescência é necessário manter a higiene do filtro de barro, lavando-o periodicamente e da forma correta. Para a limpeza do filtro de barro é essencial não utilizar qualquer produto abrasivo ou químico, como, por exemplo, detergente, sabão, cloro, sal, limão ou açúcar, que podem danificar o produto. Qualquer tipo de procedimento estará contra o que é recomendado pelos fabricantes.  A melhor forma de limpar o filtro, eliminar o mofo e evitar o desenvolvimento de eflorescência é usar apenas água com uma esponja macia, destinada apenas à lavagem do filtro de barro, ou seja, deverá ser utilizado uma esponja nova e exclusiva para esta finalidade. Essa esponja não pode ser utilizada para qualquer outro tipo de limpeza para que a cerâmica não fique impregnada com algum tipo de resíduo de outras substâncias.
Antes de fazer a lavagem, o ideal é limpar a eflorescência com uma toalha de papel ou com um pano macio, e isso pode ser feito diariamente, sem usar qualquer produto de limpeza.

Dicas-para-conservar-seu-Filtro-de-Barro
Dicas para conservar seu Filtro de Barro

Veja, a seguir, algumas dicas importantes para conservar o seu filtro de barro e garantir água fresca para todos os seus familiares:

• Nunca utilize sabão ou detergente para lavar o filtro de barro, já que qualquer produto pode alterar o gosto da água. A limpeza do filtro deve ser feita todos os meses para que a água sempre esteja pura e fresca;
• Antes de fazer a limpeza do filtro é importante lavar bem as mãos;
• Ao comprar o seu filtro de barro, lave-o por inteiro, inclusive a vela. No início, a água terá um gosto específico de barro, que será eliminado com o uso contínuo ou após sua primeira filtragem;
• A cada período de pelo menos três meses lave a vela com água. Para isso, utilize uma esponja nova e macia, esfregando levemente. Se a limpeza não for suficiente, é melhor trocar a vela do filtro de acordo com seu desempenho em filtrar a água, caso comece a notar gostos diferentes este deverá ser o momento ideal para realizar a troca da vela;
• A vela do filtro é muito porosa e, muito embora você possa encontrar recomendações para usar limão ou açúcar na limpeza, siga apenas a recomendação do fabricante, já que qualquer tipo de substância poderá alterar o sabor da água;
• A parte externa do filtro deve ser limpa com uma esponja, usando o lado mais macio, ou com um pano úmido. Isso pode ser feito todos os dias.
O filtro de barro é extremamente eficiente para purificar a água, mas é essencial que seja mantido limpo para garantir água pura e livre de microrganismos. Para evitar o desenvolvimento de eflorescência e mofo, procure deixa-lo num local mais arejado, longe do sol, isso evitará o surgimento de manchas ou alteração no aspecto das paredes externas do Filtro.

Onde-comprar-Filtro-de-Barro-Salus
Comprar Filtro de Barro Online

Para comprar Filtro de Barro com o melhor preço do mercado, acesse Valejet e aproveite nossos preços, ofertas e condições de pagamento, como parcelamento sem juros, descontos para pagamento à vista e promoções. Nosso site é totalmente seguro e Comprar na Valejet é confiável. Comece a cuidar da sua saúde e da qualidade da água que você consome adquirindo os tradicionais Filtros de Barros que já tem qualidade reconhecida e comprovada internacionalmente como o sistema de filtragem de água mais eficiente do mundo.
Na Valejet.com você vai encontrar filtros de barro das melhores marcas e nos mais diversos modelos. Faça sua escolha e em poucos dias você irá receber o produto em sua casa com toda a garantia e praticidade que a Valejet oferece para comprar Filtro de Barro Online.

 
Posts relacionados
dicas para conservar a impressora
Dicas para conservar a impressora
Transfix
Transfix (Aderência para Transfer Laser)
toner samsung
Toner: Barra sensora de nível
16 Comentários
  • Daniel Francisco
    30/09/2019 at 11:11
    Repetir

    Filtro da minha avó durou anos sem ter este problema. A única diferença que notei foi a tampa de plástico nos modernos. Será que prejudica a evaporação ascendente dos sais?

     
    • 15/10/2019 at 11:21
      Repetir

      Olá Daniel.

      Acreditamos que a tampa foi uma adaptação somente as características físicas do filtro, não influenciando ao filtro.

      Neste caso pode ser as questões externas que acabaram modificando ao filtro.

      Atenciosamente | Equipe Valejet.com

       
  • 08/09/2019 at 01:04
    Repetir

    Tenho 52 anos e me lembo quando adolescente 12 anos, eu mesmo cuidava do filtro de casa lavando as velas e eram duas, mas não me lembro de em nenhum momento do filtro ter ficado com eflorescência e mofo. Sempre estava limpo e eu mesmo que fazia a limpeza todo mês, mas jamais ficou com essas características e a água sempre “geladinha”. E os de atualmente tem esse problema de eflorescência, pois acredito que seja misturado algo na argila, pois com décadas de exploração, a argila deve estar em falta e precisam misturar “gororobas” na argila dando esse horrível aspecto…. Abraços
    (só comentando mesmo.)

     
    • 13/09/2019 at 18:40
      Repetir

      Olá Rony.

      Agradecemos pelo seu comentário.

      Em particular, linda lembrança sobre sua infância.

      Abraços.

      Atenciosamente|Equipe Valejet.com

       
  • Mauro
    18/06/2019 at 22:32
    Repetir

    Meu filtro apresenta esse mofo na parte interna….e mesmo limpando volta a aparecer em poucos dias… .realmente parece com mofo…o que devo fazer? Filtro com poucos meses de uso

     
    • 21/06/2019 at 15:25
      Repetir

      Olá Mauro!
      A melhor forma de limpar o filtro, eliminar o mofo e evitar o desenvolvimento de eflorescência é usar apenas água com uma esponja macia, destinada apenas à lavagem do filtro de barro, ou seja, deverá ser utilizado uma esponja nova e exclusiva para esta finalidade. Essa esponja não pode ser utilizada para qualquer outro tipo de limpeza para que a cerâmica não fique impregnada com algum tipo de resíduo de outras substâncias.
      Antes de fazer a lavagem, o ideal é limpar a eflorescência com uma toalha de papel ou com um pano macio, e isso pode ser feito diariamente, sem usar qualquer produto de limpeza.

      Atenciosamente, equipe Valejet.

       
  • Leila
    26/05/2019 at 09:36
    Repetir

    Bom dia, meu filtro apresenta muita eflorescência, a ponto de estarmos desistindo do filtro. Seria possível vcs passarem o contato do Ricardo que utilizou cera de abelha para eu obter mais informações por favor, gostaria de tentar este método para salvar o filtro.

     
    • 27/05/2019 at 10:34
      Repetir

      Olá Leila!
      Agradecemos seu contato.
      Não conseguimos passar o contato de terceiros, pois foi um comentário realizado em nosso blog.
      Nesse caso, você pode estar respondendo o comentário do Ricardo, para obter respostas.
      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

       
  • Ricardo
    30/03/2019 at 09:02
    Repetir

    Para eliminar o problema da efolrescencia utilizei um pedaço de cera depilatória a base de cera de abelha (comprada em farmácia) , É um produto atóxico, então não faz mal, limpando o filtro e passando onde a eflorescência aparecia, o problema dasapareceu

     
    • 05/04/2019 at 08:52
      Repetir

      Olá Ricardo.

      Muito interessante sua dica, nós agradecemos o comentário.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Equipe | Valejet.com

       
  • Cesar
    25/02/2019 at 03:33
    Repetir

    Olá,

    Lavei as paredes do filtro de barro com produtos abrasivos e esfreguei com esponja. Posso ter estragado alguma camada protetora? Posso seguir suas orientações a partir de agora mesmo realizado o procedimento de lavagem errado?

    Obrigado

     
    • 25/02/2019 at 11:01
      Repetir

      Olá Cesar.

      Pode ser que o filtro não tenha sido danificado, você pode efetuar os testes na filtragem, faça a filtragem com duas trocas de água e verifique a situação que água sai do filtro, caso tenha algo na cor, odor incomum nas duas testagens pode ser que tenha danificado, mas após testar pode nos contatar em via das dúvidas.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Equipe|Valejet.com

       
  • Márcia Maria R. de Queiroz
    01/12/2018 at 15:21
    Repetir

    Por que os filtros de barro suam tanto? Todos os dias, a base do nosso está encharcada.
    Aguardo e agradeço.

     
    • 06/02/2019 at 10:07
      Repetir

      Olá, Márcia.

      Este problema não é muito comum.
      Recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante que então poderão te auxiliar da melhor forma.

      Att. Equipe Valejet

       
  • Leandro
    21/11/2018 at 09:59
    Repetir

    Posso colocar gelo no barro de barro, para que a água fique gelada????

     

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website