Casa e decoração Dicas

Mito ou Verdade: Filtro de Barro mofa? Entenda o Motivo!

mito-ou-verdade-filtro-de-barro-mofa

O filtro de barro é um dos utensílios mais importantes que podemos ter em nossa casa para garantir a saúde, tomando água fresca e filtrada, livre de impurezas e de microrganismos, evitando infecções e doenças parasitárias.
Além de ser extremamente útil, o filtro de barro também é interessante por trazer junto consigo uma aura de casa de campo ou de interior, podendo, inclusive, ser usado para apresentar um pouco mais de rusticidade à decoração.
Como todo utensílio de cozinha, no entanto, o filtro de barro também precisa de manutenção, principalmente para continuar a oferecer água fresca e saudável. Descubra agora se é Mito ou Verdade se o Filtro de Barro Mofa!

Filtro-de-Barro-mofado,-é-possível
Filtro de Barro mofado, é possível?

Na realidade as manchas e pontos brancos ou  esverdeados na parte externa do Filtro que muitos consumidores chamam de Mofo trata-se de um fenômeno chamado eflorescência, que se desenvolve pela formação de fungos esbranquiçados que, com o tempo, podem se tornar esverdeados, e são próprios de revestimentos não esmaltados, que normalmente são porosos e que estejam em contado com a umidade.
A eflorescência é o resultado do acúmulo de sais solúveis que surgem na superfície de cerâmica do filtro de barro. De início, esse “mofo” aparece como uma substância viscosa que, quando seca, se torna o pó esbranquiçado aderido à superfície do pote. Mesmo fazendo a limpeza, depois de alguns dias o fenômeno pode voltar a acontecer.
A própria cerâmica do filtro de barro serve como base para o desenvolvimento do mofo, podendo acumular também microrganismos presentes no ambiente, ou seja, a origem tanto pode ser dos sais da própria água quanto do ambiente externo.

Então,-qual-a-diferença-do-Mofo-para-a-Eflorescência

Então, qual a diferença do Mofo para a Eflorescência?

Embora muitos acreditem ser a mesma coisa, o Mofo e Eflorescência são coisas distintas, podemos, portanto, diferenciar essa substância de duas formas: o mofo se forma com a presença de microrganismos externos e a eflorescência se desenvolve através do próprio material cerâmico.
Considera-se que a eflorescência seja consequência de problemas no próprio sistema do barro. São três condições necessárias para seu desenvolvimento: a presença de sais solúveis nos materiais utilizados, que podem inclusive, estar na própria argila que deu origem à cerâmica; à água ou umidade consequência de infiltrações, vazamentos ou da argamassa (quando em paredes), que podem dissolver os sais; e à presença de pressão hidrostática ou evaporação para transportar os sais pela superfície, pelo próprio revestimento, quando poroso, que é exatamente o que acontece no filtro de barro.
Na falta de limpeza, o filtro de barro poderá apresentar apresentar um aspecto sujo e repugnante, resultado apenas do alto poder de absorção da cerâmica no momento em que é feita a troca gasosa da água na parede do próprio filtro, que é responsável pela manutenção da temperatura fresca da água interna.
A porosidade é que permite que os sais minerais presentes na água formem a eflorescência. A limpeza periódica irá eliminar o problema, evitando que novas camadas se formem e que tornem a eflorescência esverdeada que, nesse caso, poderá prejudicar não apenas o aspecto do filtro de barro como também a qualidade da conservação da água no interior.

Como-prevenir-o-Mofo-e-a-Eflorescência
Como prevenir o Mofo e a Eflorescência

Para prevenir o mofo e a eflorescência é necessário manter a higiene do filtro de barro, lavando-o periodicamente e da forma correta. Para a limpeza do filtro de barro é essencial não utilizar qualquer produto abrasivo ou químico, como, por exemplo, detergente, sabão, cloro, sal, limão ou açúcar, que podem danificar o produto. Qualquer tipo de procedimento estará contra o que é recomendado pelos fabricantes.  A melhor forma de limpar o filtro, eliminar o mofo e evitar o desenvolvimento de eflorescência é usar apenas água com uma esponja macia, destinada apenas à lavagem do filtro de barro, ou seja, deverá ser utilizado uma esponja nova e exclusiva para esta finalidade. Essa esponja não pode ser utilizada para qualquer outro tipo de limpeza para que a cerâmica não fique impregnada com algum tipo de resíduo de outras substâncias.
Antes de fazer a lavagem, o ideal é limpar a eflorescência com uma toalha de papel ou com um pano macio, e isso pode ser feito diariamente, sem usar qualquer produto de limpeza.

Dicas-para-conservar-seu-Filtro-de-Barro
Dicas para conservar seu Filtro de Barro

Veja, a seguir, algumas dicas importantes para conservar o seu filtro de barro e garantir água fresca para todos os seus familiares:

• Nunca utilize sabão ou detergente para lavar o filtro de barro, já que qualquer produto pode alterar o gosto da água. A limpeza do filtro deve ser feita todos os meses para que a água sempre esteja pura e fresca;
• Antes de fazer a limpeza do filtro é importante lavar bem as mãos;
• Ao comprar o seu filtro de barro, lave-o por inteiro, inclusive a vela. No início, a água terá um gosto específico de barro, que será eliminado com o uso contínuo ou após sua primeira filtragem;
• A cada período de pelo menos três meses lave a vela com água. Para isso, utilize uma esponja nova e macia, esfregando levemente. Se a limpeza não for suficiente, é melhor trocar a vela do filtro de acordo com seu desempenho em filtrar a água, caso comece a notar gostos diferentes este deverá ser o momento ideal para realizar a troca da vela;
• A vela do filtro é muito porosa e, muito embora você possa encontrar recomendações para usar limão ou açúcar na limpeza, siga apenas a recomendação do fabricante, já que qualquer tipo de substância poderá alterar o sabor da água;
• A parte externa do filtro deve ser limpa com uma esponja, usando o lado mais macio, ou com um pano úmido. Isso pode ser feito todos os dias.
O filtro de barro é extremamente eficiente para purificar a água, mas é essencial que seja mantido limpo para garantir água pura e livre de microrganismos. Para evitar o desenvolvimento de eflorescência e mofo, procure deixa-lo num local mais arejado, longe do sol, isso evitará o surgimento de manchas ou alteração no aspecto das paredes externas do Filtro.

Onde-comprar-Filtro-de-Barro-Salus
Comprar Filtro de Barro Online

Para comprar Filtro de Barro com o melhor preço do mercado, acesse Valejet e aproveite nossos preços, ofertas e condições de pagamento, como parcelamento sem juros, descontos para pagamento à vista e promoções. Nosso site é totalmente seguro e Comprar na Valejet é confiável. Comece a cuidar da sua saúde e da qualidade da água que você consome adquirindo os tradicionais Filtros de Barros que já tem qualidade reconhecida e comprovada internacionalmente como o sistema de filtragem de água mais eficiente do mundo.
Na Valejet.com você vai encontrar filtros de barro das melhores marcas e nos mais diversos modelos. Faça sua escolha e em poucos dias você irá receber o produto em sua casa com toda a garantia e praticidade que a Valejet oferece para comprar Filtro de Barro Online.

 
Posts relacionados
impressão colorida ou preto e branco
Impressão Colorida ou Preto e Branco – Como Escolher?
Vídeo Recarga do Toner HP Q5942A | 42A | 4250 | 4350 – Treinamento ValeJet Shop
kits tintas valejet
Benefícios de comprar Kits de tinta para recarregar cartucho

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website